UU Celebi

Trafalgar Shambles

Every puzzle has an answer.
is a Contributor Alumnus
https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/celebi/uu/
[OVERVIEW]

Graças à sua movepool diversificada e seus stats sólidos, Celebi é uma ameaça versátil no metagame de UU. Ela consegue utilizar sua tipagem defensiva para atuar como uma boa sweeper e stallbreaker com Nasty Plot, forçando os vários Ground- e Water-types comuns da tier a saírem de campo. Por conta de sua grande movepool, também se torna possível enfrentar checks comuns a Grass-types por meio do uso de Earth Power e Dazzling Gleam, atingindo Steel- e Dragon-types desprevenidos. Celebi também pode recorrer a um set Stealth Rock defensivo, cortesia de sua movepool variada, um investimento decente em bulk e uma tipagem que lhe dá a habilidade de atuar como uma forte pivot defensiva capaz de fazer switch in em moves como Scald e Earthquake. Sua ability Natural Cure é uma ferramenta relativamente útil, que lhe permite lidar melhor com usuários de moves que causam condições de status, como Alomomola e Hippowdon, sem temê-las a longo prazo. Infelizmente, sua tipagem também lhe fornece fraquezas consideráveis, deixando-a vulnerável às principais ameaças da tier, incluindo Infernape, Scizor e Hydreigon. Celebi também sofre por conta de sua Speed mediana, fazendo com que grandes ameaças, como Gengar, Nihilego e Infernape, a ultrapassem e lhe causem bastante pressão.

[SET]
name: Nasty Plot
move 1: Nasty Plot
move 2: Psychic
move 3: Giga Drain
move 4: Dazzling Gleam
item: Psychium Z
ability: Natural Cure
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Psychic é um bom move STAB com uma boa coverage que permite a Celebi enfrentar Pokémon comuns na tier, como Tentacruel, Amoonguss e Heracross. Giga Drain é utilizado no lugar dos outros moves Grass-type graças à utilidade de recuperar seu HP, mantendo-a mais saudável ao dano residual de entry hazards e status. Dazzling Gleam é usado principalmente para derrotar Hydreigon, que pouco temeria desse set caso não carregasse esse move. Earth Power é uma opção para que Celebi consiga passar por alguns Steel-types com mais facilidade e deve ser utilizado junto a Groundium Z.

Detalhes do Set
========

Psychium Z transforma Psychic em um golpe muito poderoso que permite a Celebi, após um Nasty Plot, eliminar Pokémon como Togekiss, Gligar e Rotom-H. Natural Cure evita que ela seja permanentemente vulnerável a status, podendo realizar setup ou agir como absorvedora de status e fazer pivot no decorrer da partida. Groundium Z lhe permite pegar Steel-types de surpresa que normalmente te fariam check, como Mega Aggron, Bisharp e Doublade, além de outras respostas menos comuns, como Alolan Muk, ao mesmo tempo que lhe dá uma boa coverage ao lado de seus moves STAB.

Dicas de Uso
========

Celebi deve fazer setup contra Pokémon que não conseguem lhe dar uma resposta consistente graças a sua tipagem e Natural Cure, como Hippowdon, Empoleon e Suicune. Não faça setup caso os seus checks, como Mega Aggron e Bronzong, não estejam enfraquecidos, já que isso dá ao oponente momentum ou turnos livres. A presença ofensiva de Celebi força várias switches, especialmente contra Pokémon passivos; aproveite-se disso para fazer switches duplas para Pokémon que ameaçam diretamente as respostas de Celebi. Certifique-se de fazer scout a sets Choice Scarf de Pokémon mais lentos que podem ser derrotados em outras situações, como Hydreigon e Togekiss. Use o benefício de Natural Cure a seu favor contra equipes defensivas que dependem de status ou outras formas de dano passivo para lidar com setup sweepers. Após um Nasty Plot, Celebi consegue causar estragos nas equipes adversárias e curar boa parte do dano residual tomado via Giga Drain. De forma similar, Shattered Psyche é imensamente poderoso após um Nasty Plot e lhe permite passar por certos Steel-types como Scizor após dano anterior. Use isso como vantagem quando fizer setup caso os seus checks tenham sido enfraquecidos. Ela também pode ser utilizada como absorvedora de status e fazer pivot no decorrer da partida contra Pokémon que seriam irritantes para o resto da equipe fazer switch in, como Amoonguss e Alomomola.

Opções de Equipe
========

Celebi se encaixa melhor em equipes bulky offense e balance, mas pode ser utilizada em qualquer arquétipo que não seja hyper offense ou stall, desde que haja o suporte apropriado da equipe. Usuários de Pursuit, como Mega Aerodactyl, Scizor e Krookodile, podem remover Latias, um dos maiores checks a esse set por conta de seu acesso a Calm Mind e Roost. Scizor ganha menção honrosa por conseguir trazê-la ao campo em segurança com U-turn e enfraquecer Pokémon focados em Special Defense, como Blissey e Bronzong. Pokémon mais rápidos como Mega Aerodactyl, Latias e Nihilego conseguem derrotar Celebi com seus respectivos STABs, por isso é necessário que a equipe tenha meios de lidar com esses Pokémon. Moves de prioridade fortes como Bullet Punch de Scizor e Sucker Punch de Bisharp, do mesmo modo que usuários de Choice Scarf como Hydreigon, podem ajudar a fazer revenge kill na maioria dos Pokémon rápidos que ameaçam Celebi. Parceiros que pressionam Steel-types, como Kommo-o, Mienshao, Infernape e Moltres, dão auxílio para realizar sweep no late-game e simultaneamente ameaçam vários Pokémon focados em Special Defense. Fairy-types são parceiros extremamente úteis para ajudar a fazer check a Dark-types que conseguem derrotar esse set, como Bisharp, Choice Scarf Hydreigon e Mega Sharpedo. Mega Altaria e Primarina geralmente conseguem derrotar esses Pokémon no mano-a-mano, mas devem tomar cuidado com a switch-in. Respostas a Flying-types poderosos que conseguem dar OHKO em Celebi, como Moltres e Mega Pidgeot, são necessárias. Mega Aerodactyl é capaz de ultrapassar e ameaçar qualquer Flying-type com Stone Edge, enquanto que Rotom-H consegue lidar com a maioria desses oponentes exceto Mega Aerodactyl e causar status a Dragon-types que venham a fazer switch in nela. Usuários de Justified, como Terrakion e Cobalion, são parceiros úteis por conseguirem ganhar turnos livres ou um potencial aumento no Attack caso Celebi seja alvo de Pursuit ou revenge kill de algum Dark-type.

[SET]
name: Defensivo
move 1: Stealth Rock
move 2: U-turn
move 3: Psychic / Giga Drain
move 4: Recover
item: Leftovers
ability: Natural Cure
nature: Bold
evs: 252 HP / 236 Def / 20 Spe


[SET COMMENTS]
Moves
========

Stealth Rock é um entry hazard que Celebi pode utilizar de forma segura graças a seu bom bulk e sua boa longevidade, punindo switch-ins com dano residual. U-turn lhe permite fazer pivot em switch-ins previstas, causando um dano decente em Pokémon como Hydreigon e Latias, gerando momentum contra adversários como Scizor e Mega Aggron. Psychic disponibiliza um dano super efetivo a Poison-types como Amoonguss ao mesmo tempo em que enfraquece Pokémon como Cobalion, Rotom-C e Terrakion. Recover fornece uma maneira de Celebi se manter viva no decorrer da partida, ajudando ela a colocar Stealth Rock de forma consistente e fazer check aos adversários. Giga Drain é uma opção no lugar de Psychic ou Recover, permitindo-lhe se curar enquanto ataca. Esse move também pode acertar alguns alvos importantes que não levam muito dano de Psychic, como Primarina, Mega Slowbro e Rhyperior. Contudo, deve-se notar que caso Giga Drain esteja sendo utilizado junto a Psychic, é uma forma de recovery muito menos confiável. Leech Seed é um move útil para se usar devido às switches forçadas por Celebi, recuperando um pouco de seu HP enquanto causa dano residual aos oponentes. Porém, é bem difícil encaixá-lo no moveset.

Detalhes do Set
========

O investimento em Speed permite que Celebi ultrapasse Volcanion com uma nature neutra em Speed e tudo que seja mais lento. O resto dos EVs são colocados em HP e Defense para dar a Celebi uma quantia considerável de bulk mixed, permitindo-lhe fazer check a Pokémon como Cobalion, Rotom-C e Tsareena. Pode-se utilizar 136 EVs em Speed junto a uma nature Timid para ultrapassar adversários como Nidoking, Suicune, Heracross e Kommo-o, mas essa diminuição de bulk comumente não é apreciada. Leftovers dá a Celebi uma forma de recovery passiva, restaurando parte de seu HP a cada turno. Natural Cure é a única ability disponível para Celebi, mas ajuda a equipe absorvendo status, fazendo assim um check melhor a Water-types defensivos, como Swampert e Quagsire.

Dicas de Uso
========

Esse set age como um pivot defensivo, o que significa que Celebi comumente tentará fazer switch in em Pokémon que ela consegue derrotar, como Zeraora e Hippowdon, visando colocar Stealth Rock em campo, espalhar status ou enfraquecer adversários. Celebi também consegue fazer switch in em variações de Choice Scarf Latias pelo fato de conseguir aguentar bem os seus ataques sem boosts, embora deva estar atenta às variações de Calm Mind. U-turn deve ser usado frequentemente no decorrer da partida para dar momentum à equipe e causar um pouco de dano às switch-ins. É uma boa utilizar esse move em switch-ins previstas que podem prender Celebi com Pursuit ou em Pokémon que possam usá-la como isca de setup, como Scizor e Togekiss. Caso Celebi esteja usando ambos Giga Drain e Recover, deve-se utilizar Giga Drain principalmente para causar dano aos adversários ao invés de querer se recuperar. Porém, caso Giga Drain seja a única opção de recovery, ela deve utilizar esse move para recuperar sua saúde sempre que uma oportunidade aparecer, como contra usuários de Stealth Rock e walls que não conseguem lhe causar dano adequado. Ficar em campo quando o oponente possui um Pokémon capaz de prender Celebi com Pursuit muitas vezes compromete sua longevidade, o que significa que é necessário fazer scout a usuários de Pursuit em equipes adversárias para que o potencial máximo desse set seja explorado.

Opções de Equipe
========

Checks ofensivos e robustos a Water- e Poison-types são necessários devido à passividade e baixa Speed de Celebi, o que lhe dá matchups ruins contra Pokémon como Suicune e Nidoking. Parceiros como Tsareena e Mega Manectric conseguem pressionar Water-types, ao passo que Pokémon como Krookodile, Starmie e Mamoswine conseguem lidar bem com a maioria dos Poison-types da tier. Water-types como Volcanion e Primarina apreciam o fato de Celebi conseguir fazer switch in em ataques Electric- e Grass-types para eles, que em troca fazem switch in em ataques Fire- e Ice-types. Ground- e Rock-types, como Swampert e Nihilego, também apreciam o check feito a moves Grass- e Water-type. Pokémon Fairy-type ofensivos, como Primarina e Mega Altaria, conseguem pressionar os Dark-types que Celebi odeia enfrentar, além de conseguirem passar por Calm Mind Latias. Checks a Flying-types, como a já mencionada Nihilego e Rotom-H, podem contornar sua fraqueza a Pokémon como Togekiss, Mega Pidgeot e Moltres. A remoção de entry hazard vinda de parceiros como Tentacruel e Empoleon pode ser útil para evitar que Celebi tome muito dano residual durante seus pivots. Caso seja possível encaixar na equipe, um usuário de Stealth Rock, como Mega Aggron, Stakataka defensivo e Cobalion, podem ajudá-la a utilizar Toxic sem a preocupação de gastar um moveslot.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Celebi pode recorrer a um set com Nasty Plot, Recover, Psychic e Leaf Storm junto a Grassium Z para se tornar uma stallbreaker perigosa, derrotando Blissey facilmente, mas é extremamente difícil de ameaçar Scizor e Choice Scarf Hydreigon com esse set. Um set Stealth Rock ofensivo é uma opção por conta de sua movepool customizável e de seu bom matchup contra usuários de Stealth Rock oponentes. Porém, ela perde muito poder sem um move de setup e se torna relativamente fácil de fazer switch in em relação ao set Nasty Plot, mas não fica tão sobrecarregado quanto o set Defensivo. Signal Beam é uma opção no set Nasty Plot para acertar alvos como outros Celebi, Latias e Hydreigon. Contudo, os principais moves listados acertam uma maior variedade de adversários, e dependendo do move, consegue acertar até mesmo alguns dos Pokémon anteriormente mencionados. Fairium Z é uma opção junto a Dazzling Gleam no set Nasty Plot para que Celebi consiga dar OHKO em Latias +1 e causar um dano considerável em Alolan Muk. Porém, isso evita que Celebi consiga derrotar Blissey de forma consistente e lide com Steel-types como Mega Aggron e Scizor. Um set Choice Scarf junto a Healing Wish e U-turn lhe permite funcionar como um decente suporte ofensivo capazde surpreender os adversários que normalmente seriam mais rápidos, mas esse set também perde poder de ataque, além de deixá-la presa a algum move. Hidden Power Fire é uma opção interessante para surpreender Scizor e derrotá-lo sem necessitar de um Z-Move. Todavia, o uso desse move geralmente vem ao custo da perda de uma coverage valiosa

Checks e Counters
===================

**Pokémon Focados em Special Defense**: Pokémon com boa Special Defense comumente conseguem aguentar bem os ataques de Celebi e debilitá-la de volta. Blissey consegue aguentar ataques do set Nasty Plot enquanto causa dano a ela com Seismic Toss e recupera sua saúde com Soft-Boiled. Porém, Blissey terá alguns problemas caso queira fazer check a Celebi a longo prazo, já que a mesma consegue facilmente restaurar a mesma quantidade de HP que Blissey irá tirar com Seimic Toss com um Giga Drain +2, além de poder se aproveitar de Natural Cure para curar quaisquer condições de status no decorrer da partida. Ainda que Alolan Muk e Mega Aggron temam um Tectonic Rage com boosts, eles conseguem aguentar o resto dos ataques de Celebi ao mesmo tempo em que o ameaçam com seus moves; Pursuit no caso de Alolan Muk e Heavy Slam e Roar no caso de Mega Aggron.

**Dark-types**: Alolan Muk é capaz de aguentar qualquer golpe de Celebi que não seja Tectonic Rage +2 e ameaçá-la com Pursuit ou Gunk Shot. Mega Houndoom, Choice Scarf Krookodile e Mega Sharpedo, por vezes, sofrem ao fazer switch in em Celebi, mas quando estão em campo conseguem ameaçá-la e prendê-la com Pursuit no caso de Krookodile. Hydreigon é particularmente problemático, já que, a menos que Celebi tenha Dazzling Gleam, ela não terá formas de tocar o Dragon-type e será derrotada por seu Dark Pulse STAB.

**Pokémon Mais Rápidos**: Por conta da Speed mediana de Celebi e sua tipagem explorável, oponentes mais rápidos como Mega Aerodactyl, Mega Manectric e Nihilego conseguem ultrapassá-la e desferir golpes poderosos que ou irão derrotá-la ou enfraquece-la bastante. Usuários de Choice Scarf comuns, como Hydreigon e Krookodile, também conseguem ultrapassar Celebi, muitas vezes lhe derrotando com seus STABs super efetivos.

**Steel-types**: Ainda que temam Earth Power, Steel-types ainda assim possuem alguma maneira de causar bastante dano ou debilitar Celebi, e todos eles geralmente conseguem lidar com o set Defensivo. Scizor leva OHKO de um Tectonic Rage, mas em outras situações consegue forçar Celebi a sair de campo ameaçando-a com seu U-turn STAB 4x super efetivo. Mega Aggron e Stakataka não são tão eficientes contra o set Nasty Plot mas conseguem fazer wall ao set Defensivo e eventualmente derrotá-la. Brozong é particularmente problemático, porque ainda que não seja muito recorrente na tier, consegue fazer wall a qualquer set e enfraquecer Celebi com Toxic e Psywave.

**Dragon-types**: Vários dos principais Dragon-types da tier são capazes de remover Celebi de jogo caso ela não possua coverage super efetiva. Kyurem aguenta qualquer ataque que não seja Dazzling Gleam e consegue derrotar Celebi com seu Ice Beam STAB com boost de Choice Specs. Hydreigon e Latias fazem uma wall total aos sets que não possuem Dazzling Gleam e conseguem pressionar Celebi com seus STABs super efetivos no caso de Hydreigon, ou se aproveitar dela para ganhar turnos livres no caso de Latias.

**Flying-types**: Flying-types podem sofrer para fazer switch in em Celebi, mas usualmente conseguem se aproveitar dela de alguma forma. Crobat, Mega Pidgeot e Mega Aerodactyl conseguem ultrapassá-la e lhe causar OHKO, ao passo que Mantine e Togekiss conseguem aguentar alguns golpes enquanto enfraquecem Celebi com seus STABs ou com Toxic.
 
Last edited:
GP (1/2)

As cores utilizadas para a correção são: roxo (apagar), azul (adicionar), amarelo (modificar) e vermelho (comentários adicionais).

[OVERVIEW]

Graças à sua movepool diversificada e seus stats sólidos, Celebi é uma ameaça versátil no metagame de UU. Ela consegue utilizar sua tipagem defensiva para atuar como uma boa sweeper e stallbreaker com Nasty Plot, forçando os vários Ground- e Water-types comuns da tier a saírem de campo para conseguir fazer setup. Por conta de sua grande movepool, ela também se torna consegue possível enfrentar checks comuns a Grass-types por meio do uso de Earth Power e Dazzling Gleam, o que pega atingindo Steel- e Dragon-types desprevenidos. Celebi também pode recorrer a um set Stealth Rock defensivo, cortesia de sua movepool variada, um investimento decente em bulk e uma tipagem que lhe dá a habilidade de atuar como uma forte pivot defensiva que pode capaz de fazer switch in em moves como Scald e Earthquake. Sua ability Natural Cure é uma arma ferramenta relativamente útil, que lhe permite lidar permitindo que ela lide (modificação feita para evitar ao máximo atribuição de gênero aos Pokémon) melhor com usuários de moves que causam condições de status, como Alomomola e Hippowdon, sem temê-las essas condições a longo prazo. Infelizmente, essa tipagem faz com que Celebi sua tipagem também lhe fornece fraquezas consideráveis tenha muitas fraquezas, deixando-a vulnerável às principais ameaças da tier, incluindo Infernape, Scizor e Hydreigon. Celebi também sofre por conta de sua Speed mediana, fazendo com que grandes ameaças a ela, como Gengar, Nihilego e Infernape, a ultrapassem e lhe causem bastante pressão.

[SET]
name: Nasty Plot
move 1: Nasty Plot
move 2: Psychic
move 3: Giga Drain
move 4: Dazzling Gleam
item: Psychium Z
ability: Natural Cure
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Psychic é um bom move STAB com uma boa coverage que permite a Celebi enfrentar Pokémon comuns na tier, como Tentacruel, Amoonguss e Heracross. Giga Drain é utilizado no lugar dos outros moves Grass-type graças à utilidade de recuperar o seu HP de Celebi, mantendo-a mais saudável ao dano residual de entry hazards e status. Dazzling Gleam é usado principalmente para derrotar Hydreigon, que pouco temeria desse set caso não carregasse esse move. Earth Power é uma opção para que Celebi consiga passar por alguns Steel-types com mais facilidade e deve ser utilizado junto a Groundium Z.

Detalhes do Set
========

Psychium Z transforma Psychic em um golpe muito poderoso Tectonic Rage que permite a Celebi, após um Nasty Plot, eliminar Pokémon como Togekiss, Gligar e Rotom-H. Natural Cure evita que ela seja permanentemente vulnerável a status, dando-lhe mais chances de podendo realizar setup ou agir como absorvedora de status e fazer pivot no decorrer da partida. Groundium Z lhe permite que ela pegar Steel-types de surpresa que normalmente te fariam check a ela, como Mega Aggron, Bisharp e Doublade, como também além de outras respostas menos comuns, como Alolan Muk, ao mesmo tempo que lhe dá uma boa coverage ao lado de seus moves STAB.

Dicas de Uso
========

Celebi deve fazer setup contra Pokémon que não conseguem fazer muito a ela lhe dar uma resposta consistente graças a sua tipagem e Natural Cure, como Hippowdon, Empoleon e Suicune. Não faça setup caso os seus checks de Celebi, como Mega Aggron e Bronzong, não estejam enfraquecidos, já que isso dá ao oponente momentum ou turnos livres. A presença ofensiva de Celebi força várias switches, especialmente contra Pokémon passivos; aproveite-se disso para fazer switches duplas para Pokémon que ameaçam diretamente as respostas para de Celebi. Certifique-se de fazer scout a sets Choice Scarf de Pokémon mais lentos que Celebi consegue derrotar podem ser derrotados em outras situações, como Hydreigon e Togekiss. Use o benefício de Natural Cure a seu favor contra equipes defensivas que dependem de status ou outras formas de dano passivo para lidar com setup sweepers. Após um Nasty Plot, Celebi consegue causar estragos nas equipes adversárias e curar boa parte do dano residual tomado via Giga Drain. De forma similar, Shattered Psyche é imensamente poderoso após um Nasty Plot e lhe permite a Celebi passar por certos Steel-types como Scizor após dano anterior. Use isso como vantagem quando fizer setup caso os seus checks de Celebi tenham sido enfraquecidos. Ela também pode ser utilizada como absorvedora de status e fazer pivot no decorrer da partida contra Pokémon que seriam irritantes para o resto da equipe fazer switch in, como Amoonguss e Alomomola.

Opções de Equipe
========

Celebi se encaixa melhor em equipes bulky offense e balance, mas pode ser utilizada em qualquer arquétipo que não seja hyper offense ou stall, desde que haja o suporte apropriado da equipe. Usuários de Pursuit, como Mega Aerodactyl, Scizor e Krookodile, podem remover Latias, um dos maiores checks a esse set por conta de seu acesso a Calm Mind e Roost. Scizor ganha menção honrosa por conseguir trazê-la Celebi ao campo em segurança com U-turn e enfraquecer Pokémon focados em Special Defense para ela, como Blissey e Bronzong. Pokémon mais rápidos como Mega Aerodactyl, Latias e Nihilego conseguem derrotar Celebi com seus respectivos STABs, por isso é necessário que a equipe tenha meios de lidar com esses Pokémon. Moves priority de prioridade fortes como Bullet Punch de Scizor e Sucker Punch de Bisharp, como também (visto que há um "como" logo após, acho interessante uma mudança de expressão) do mesmo modo que usuários de Choice Scarf como Hydreigon, podem ajudar a fazer revenge kill na maioria dos Pokémon rápidos que ameaçam Celebi. Parceiros que pressionam Steel-types, como Kommo-o, Mienshao, Infernape e Moltres, dão a Celebi uma forma mais fácil de auxílio para realizar sweep no late-game e simultaneamente ameaçam vários Pokémon focados em Special Defense. Fairy-types são parceiros extremamente úteis para ajudar a fazer check a Dark-types que conseguem derrotar esse set, como Bisharp, Choice Scarf Hydreigon e Mega Sharpedo. Mega Altaria e Primarina geralmente conseguem derrotar esses Pokémon no mano-a-mano, mas devem tomar cuidado ao fazer switch in neles com a switch-in. Respostas a Flying-types poderosos que conseguem dar OHKO em Celebi, como Moltres e Mega Pidgeot, são necessárias. Mega Aerodactyl é capaz de ultrapassar e ameaçar qualquer Flying-type com Stone Edge, ao passo enquanto que Rotom-H consegue lidar com a maioria desses oponentes exceto Mega Aerodactyl e causar status a Dragon-types que venham a fazer switch in nela. Usuários de Justified, como Terrakion e Cobalion, são parceiros úteis por conseguirem ganhar turnos livres ou um potencial aumento no Attack caso Celebi seja presa por um usuário alvo de Pursuit ou alvo de revenge kill de algum Dark-type.

[SET]
name: Defensivo
move 1: Stealth Rock
move 2: U-turn
move 3: Psychic / Giga Drain
move 4: Recover
item: Leftovers
ability: Natural Cure
nature: Bold
evs: 252 HP / 236 Def / 20 Spe


[SET COMMENTS]
Moves
========

Stealth Rock é um entry hazard que Celebi pode utilizar de forma segura graças a seu bom bulk e sua boa longevidade, punindo switch-ins com dano residual. U-turn lhe permite que ela fazer pivot em switch-ins previstas, causando um dano decente em Pokémon como Hydreigon e Latias, (adicionar vírgula) e gerando momento momentum contra adversários como Scizor e Mega Aggron. Psychic permite que Celebi acerte disponibiliza um dano super efetivo a Poison-types como Amoonguss em super efetivo ao mesmo tempo em que enfraquece Pokémon como Cobalion, Rotom-C e Terrakion. Recover fornece uma maneira de Celebi se manter viva no decorrer da partida, ajudando ela a colocar Stealth Rock de forma consistente e fazer check aos adversários. Giga Drain é uma opção no lugar de Psychic ou Recover, permitindo-lhe que Celebi se curar enquanto ataca. Esse move também pode acertar alguns alvos importantes que não levam muito dano de Psychic, como Primarina, Mega Slowbro e Rhyperior. Contudo, deve-se notar que caso Giga Drain esteja sendo utilizado junto a Psychic, é uma forma de recovery muito menos confiável. Leech Seed é um move útil para se usar devido às switches forçadas por Celebi, recuperando um pouco de seu HP enquanto causa dano residual aos oponentes. Porém, é bem difícil encaixá-lo no moveset.

Detalhes do Set
========

O investimento em Speed permite que Celebi ultrapasse Volcanion com uma nature neutra em Speed e tudo que seja mais lento. O resto dos EVs são colocados em HP e Defense para dar a Celebi uma quantia considerável de bulk mixed, permitindo-lhe fazer que ela faça check a Pokémon como Cobalion, Rotom-C e Tsareena. Pode-se utilizar 136 EVs em Speed junto a uma nature Timid para ultrapassar adversários como Nidoking, Suicune, Heracross e Kommo-o, mas essa diminuição de bulk comumente não é apreciada. Leftovers dá a Celebi uma forma de recovery passiva, restaurando parte de seu HP a cada turno. Natural Cure é a única ability disponível para Celebi, mas ajuda a equipe absorvendo status, fazendo assim um check melhor a Water-types defensivos, como Swampert e Quagsire.

Dicas de Uso
========

Esse set age como um pivot defensivo, o que significa que Celebi comumente tentará fazer switch in em Pokémon que ela consegue derrotar, como Zeraora e Hippowdon, visando colocar Stealth Rock em campo, espalhar status ou enfraquecer adversários. Celebi também consegue fazer switch in em variações de Choice Scarf Latias pelo fato de conseguir aguentar bem os seus ataques sem boosts dela, embora deva estar atenta às variações de Calm Mind. U-turn deve ser usado frequentemente no decorrer da partida para dar momentum à equipe de Celebi e causar um pouco de dano às switch-ins. É uma boa utilizar esse move em switch-ins previstas que podem prender Celebi com Pursuit ou em Pokémon que possam usá-la como isca de setup, como Scizor e Togekiss. Caso Celebi esteja usando ambos Giga Drain e Recover, ela deve-se procurar utilizar Giga Drain principalmente para causar dano aos adversários ao invés de querer se recuperar. Porém, caso Giga Drain seja a única opção de recovery de Celebi, ela deve utilizar esse move para recuperar sua saúde sempre que uma oportunidade aparecer, como contra usuários de Stealth Rock e walls que não conseguem lhe causar dano adequado a ela. Ficar em campo quando o oponente possui um Pokémon capaz de prender Celebi com Pursuit muitas vezes compromete sua longevidade, o que significa que é necessário fazer scout a usuários de Pursuit em equipes adversárias para que o potencial máximo desse set seja explorado.

Opções de Equipe
========

Checks ofensivos e robustos a Water- e Poison-types são necessários devido à passividade e baixa Speed de Celebi, o que lhe dá matchups ruins contra Pokémon como Suicune e Nidoking. Parceiros como Tsareena e Mega Manectric conseguem pressionar Water-types, ao passo que Pokémon como Krookodile, Starmie e Mamoswine conseguem lidar bem com a maioria dos Poison-types da tier. Water-types como Volcanion e Primarina apreciam o fato de Celebi conseguir fazer switch in em ataques Electric- e Grass-types para eles, que em troca fazem switch in em ataques Fire- e Ice-types. Ground- e Rock-types, como Swampert e Nihilego, também apreciam o check feito a moves Grass- e Water-type. Pokémon Fairy-type ofensivos, como Primarina e Mega Altaria, conseguem pressionar os Dark-types que Celebi odeia enfrentar, além de conseguirem passar por Calm Mind Latias. Checks a Flying-types, como a já mencionada Nihilego e Rotom-H, podem contornar sua fraqueza de Celebi a Pokémon como Togekiss, Mega Pidgeot e Moltres. A remoção de entry hazard vinda de parceiros como Tentacruel e Empoleon pode ser útil para evitar que Celebi tome muito dano residual durante seus pivots. Caso seja possível encaixar na equipe, um usuário de Stealth Rock, como Mega Aggron, Stakataka defensivo e Cobalion, podem ajudá-la Celebi a utilizar Toxic sem a preocupação de gastar um moveslot.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Celebi pode recorrer a um set com Nasty Plot, Recover, Psychic e Leaf Storm junto a Grassium Z para se tornar uma stallbreaker perigosa, facilmente derrotando derrotando Blissey facilmente, mas é extremamente difícil de ameaçar Scizor e Choice Scarf Hydreigon com esse set. Um set Stealth Rock ofensivo é uma opção por conta de sua movepool customizável de Celebi e de seu bom matchup contra usuários de Stealth Rock oponentes. Porém, ela perde muito poder sem um move de setup e se torna relativamente fácil de fazer switch in em relação ao set Nasty Plot, mas não fica tão sobrecarregado quanto o set Defensivo. Signal Beam é uma opção no set Nasty Plot para acertar alvos como outros Celebi, Latias e Hydreigon. Contudo, os principais moves listados acertam uma maior variedade de adversários, e dependendo do move, consegue acertar até mesmo alguns dos Pokémon anteriormente mencionados. Fairium Z é uma opção junto a Dazzling Gleam no set Nasty Plot para que Celebi consiga dar OHKO em Latias +1 e causar um dano considerável em Alolan Muk. Porém, isso evita que Celebi consiga derrotar Blissey de forma consistente e lide com Steel-types como Mega Aggron e Scizor. Um set Choice Scarf junto a Healing Wish e U-turn lhe permite que Celebi funcionar como um decente suporte ofensivo que pode capaz de surpreender os adversários que normalmente seriam mais rápidos, mas esse set também perde poder de ataque, além de deixá-la Celebi presa a algum move. Hidden Power Fire é uma opção interessante para surpreender Scizor e derrotá-lo sem necessitar de um Z-Move. Todavia, o uso desse move geralmente vem ao custo da perda de uma coverage valiosa

Checks e Counters
===================

**Pokémon Focados em Special Defense**: Pokémon com boa Special Defense comumente conseguem aguentar bem os ataques de Celebi e debilitá-la de volta. Blissey consegue aguentar ataques do set Nasty Plot enquanto causa dano a ela com Seismic Toss e recupera sua saúde com Soft-Boiled. Porém, Blissey terá alguns problemas caso queira fazer check a Celebi a longo prazo, já que Celebi a mesma consegue facilmente restaurar a mesma quantidade de HP que Blissey irá tirar com Seimic Toss com um Giga Drain +2, além de poder se aproveitar de Natural Cure para curar quaisquer condições de status no decorrer da partida. Ainda que Alolan Muk e Mega Aggron temam um Tectonic Rage com boosts, eles conseguem aguentar o resto dos ataques de Celebi ao mesmo tempo em que o ameaçam com seus moves; Pursuit no caso de Alolan Muk e Heavy Slam e Roar no caso de Mega Aggron.

**Dark-types**: Alolan Muk é capaz de aguentar qualquer golpe de Celebi que não seja Tectonic Rage +2 e ameaçá-la com Pursuit ou Gunk Shot. Mega Houndoom, Choice Scarf Krookodile e Mega Sharpedo, por vezes, sofrem ao fazer switch in em Celebi, mas quando estão em campo conseguem ameaçá-la e prendê-la com Pursuit no caso de Krookodile. Hydreigon é particularmente problemático, já que, a menos que Celebi tenha Dazzling Gleam, ela não terá formas de tocar o Dragon-type e será derrotada por seu STAB Dark Pulse STAB.

**Pokémon Mais Rápidos**: Por conta da Speed mediana de Celebi e sua tipagem explorável, oponentes mais rápidos como Mega Aerodactyl, Mega Manectric e Nihilego conseguem ultrapassá-la e desferir golpes poderosos que ou irão derrotá-la ou enfraquece-la bastante. Usuários de Choice Scarf comuns, como Hydreigon e Krookodile, também conseguem ultrapassar Celebi, muitas vezes lhe dando KO derrotando nele com seus STABs super efetivos.

**Steel-types**: Ainda que temam Earth Power, Steel-types comumente ainda assim possuem alguma maneira de causar bastante dano ou debilitar Celebi, e todos eles geralmente conseguem lidar com o set Defensivo. Scizor leva OHKO de um Tectonic Rage, mas em outras situações consegue forçar Celebi a sair de campo ameaçando-a com seu U-turn STAB 4x super efetivo. Mega Aggron e Stakataka não são tão eficientes contra o set Nasty Plot mas conseguem fazer wall ao set Defensivo e eventualmente derrotá-la. Brozong é particularmente problemático, porque ainda que não seja muito recorrente na tier, ela consegue fazer wall a qualquer set e enfraquecer Celebi com Toxic e Psywave.

**Dragon-types**: Vários dos principais Dragon-types da tier são capazes de remover Celebi de jogo caso ela não possua coverage super efetiva. Kyurem aguenta qualquer ataque que não seja Dazzling Gleam e consegue derrotar Celebi com seu Ice Beam STAB com boost de Choice Specs. Hydreigon e Latias fazem uma wall total aos sets que não possuem Dazzling Gleam e conseguem pressionar Celebi com seus STABs super efetivos no caso de Hydreigon, ou se aproveitar dela para ganhar turnos livres no caso de Latias.

**Flying-types**: Flying-types podem sofrer para fazer switch in em Celebi, mas comumente usualmente conseguem se aproveitar dela de alguma forma. Crobat, Mega Pidgeot e Mega Aerodactyl conseguem ultrapassá-la e lhe causar OHKO nela, ao passo que Mantine e Togekiss conseguem aguentar alguns golpes enquanto enfraquecem Celebi com seus STABs ou com Toxic.


Olá Trafalgar, gostaria apenas de pontuar alguns comentários de acordo com minha correção:
  • Tome o máximo de cuidado possível com a atribuição de gênero em Pokémon sem gênero, visto que ao longo da análise você tratou Celebi no masculino e no feminino.
  • Acredito que por ser uma deficiência da língua inglesa nesse quesito de vocabulário, houve muita repetição do nome Celebi ao longo da análise, portanto, eu modifiquei algumas coisas para evitar essa repetição, mas todos entendem que isso ocorre principalmente no texto principal.
  • Mais uma vez, tome cuidado com as expressões acompanhadas de "que", também bastante utilizadas na análise, porém, acredito que seja algo mais pessoal, visto que em todas as suas análises eu vi essas expressões aparecendo frequentemente.
  • Nos seis últimos parágrafos de Checks e Counters, em três você utilizou a palavra "comumente". Eu fiz modificações para evitar repetição, visto que são em parágrafos diferentes, porém dá para se notar essa repetição frequente.
Ao geral, a sua tradução sempre é magnífica e muito coerente com o que está sendo dito. Parabéns, se precisar constatar algo, não esqueça de falar comigo. Até!
 
Last edited:

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manager Alumnusis a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
Trafalgar Shambles, Mimas, a análise de Celebi foi atualiza no dia 11 de novembro. Ou seja, a atual é uma nova e não é compatível com essa. Tentarei ver se consigo fazer algo sobre a contribuição de ambos. Peço imensas desculpas por isso. Responsabilizo-me por não ter feito o segundo GP a tempo.
 

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manager Alumnusis a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
A contribuição de ambos será mantida e a análise arquivada com as outras. Ela não será publicada, mas a contribuição de vocês não será ignorada. Posso apenas parabenizá-los pelo empenho de ambos, tanto do tradutor quanto do primeiro GPer, e desculpar-me pela minha incapacidade de ter feito um segundo GP a tempo. Espero que me desculpem e que esta conclusão lhes seja satisfatória. Obrigado a ambos!
 

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top