Monotype Azumarill (Fairy e Water)

Tico

Heart of the Mountain
is a Social Media Contributoris a Contributor to Smogonis a Smogon Media Contributoris a member of the Battle Simulator Staff
https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/azumarill/monotype/

[OVERVIEW]

Fairy
========

O fantástico Attack graças a Huge Power, o grande potencial de setup com Belly Drum + Normalium Z e a prioridade em Aqua Jet permitem que Azumarill represente uma ameaça massiva a ambas equipes balance e offense. De maneira alternativa, pode usar Sitrus Berry no set de Belly Drum a fim de deixar o slot de Z-Move livre para outro membro da equipe. Isso também força o oponente a precisar adivinhar qual Pokémon é o potencial usuário de Z-Move. Azumarill também tem usos fora de sua capacidade de sweep, sendo capaz de fornecer utilidade com Knock Off para prejudicar Pokémon como Chansey e podendo fazer revenge kill com Aqua Jet em ameaças como Nihilego. A Speed do coelho d'água pode ser maximizada com uma nature Jolly para virar o matchup contra Poison, permitindo-lhe ultrapassar a barreira massiva que é Mega Venusaur e lidar com outros seus possíveis checks, como Rotom-W e Mantine. Entretanto, mesmo com a nature Jolly, sua baixa Speed o faz depender de Aqua Jet para remover ameaças rápidas, o que não vai sempre funcionar contra Pokémon ofensivos como Latios e Tapu Bulu. Azumarill tem problemas ao fazer sweep independente da nature que usa: Adamant Azumarill tem grandes dificuldades em romper cores defensivos achados em tipos como Flying e Electric devido à sua incapacidade de ultrapassar e remover walls como Mantine, enquanto Jolly Azumarill falha em dar OHKO em walls predominantes como Celesteela.

Water
========

Azumarill é único em ter uma imunidade a ataques Grass-type graças a sua ability Sap Sipper, dando-lhe um nicho especial em times Water. Seu tipo Fairy traz a muito apreciada imunidade a Dragon assim como uma resistência a Dark muito bem-vinda, permitindo-lhe fazer check a Pokémon como Hydreigon facilmente com seu bulk aceitável. Seu acesso a ambos Perish Song e Whirlpool lhe permitem agir como um Perish trapper, prendendo e removendo várias das walls com que Water odeia lidar, como Chansey, Toxapex e Ferrothorn. Como resultado, o coelho d'água se encaixa em ambas equipes balance e stall, servindo como um ótimo stallbreaker e tank. No entanto, ele drena muito momentum, o que significa que mesmo se times ofensivos precisarem de seu suporte para vencer certas walls, como Mega Venusaur, é passivo demais para ser usado. Sua única forma de recovery é Rest, que é pouco confiável quando tenta prender Pokémon que não são walls e apenas agrava os problemas com momentum. Azumarill é também muito unidimensional e usa uma estratégia previsível, então pode ser meio difícil prender precisamente os Pokémon pretendidos. Infelizmente, enquanto é muito útil, seu tipo Fairy o torna fraco a Poison, que é um matchup contra o qual Water tende a ter dificuldade, agravando um problema de equipe.

[SET]
name: Belly Drum (Fairy)
move 1: Belly Drum
move 2: Aqua Jet
move 3: Knock Off
move 4: Play Rough / Return
item: Normalium Z
ability: Huge Power
nature: Adamant / Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Belly Drum permite que Azumarill maximize seu Attack a níveis ameaçadores. Aqua Jet diminui o problema de Speed baixa, derrubando Pokémon mais rápidos, como Volcarona e Zapdos, que, caso contrário, ameaçariam-no. Knock Off é bom contra equipes Steel, removendo Celesteela após um ligeiro dano residual assim como remove Ferrothorn. Play Rough é o golpe preferível nos sets Adamant, já que ele vai ser mais lento do que alvos de Return, como Mega Venusaur, significando que o STAB mais forte será um diferencial contra Pokémon como Porygon2. Por outro lado, Return é extremamente essencial para Jolly Azumarill derrubar Mega Venusaur com um pequeno dano residual, sendo que senão ele seria parado e removido com um dos STABs de Mega Venusaur.

Detalhes do Set
========

Huge Power dobra o Attack de Azumarill. 252 EVs investidos em Attack e 252 EVs investidos em Speed maximizam o poder e a velocidade de Azumarill; o investimento em Speed, em particular, permite-lhe ultrapassar Klefki e Mega Scizor defensivo. Os 4 EVs investidos em Special Defense são usados para prevenir que Porygon2 aumente seu Special Attack com o boost de Download. Uma nature Adamant maximiza o Attack de Azumarill, enquanto Jolly ultrapassa checks como Mega Venusaur e Mantine. Normalium Z pode servir para fazer setup contra quase qualquer oponente por encher completamente o HP de Azumarill antes de ser cortado pela metade por Belly Drum.

Dicas de Uso
========

Z-Belly Drum não vai cortar pela metade o HP de Azumarill caso ele já esteja com +6 Attack, mas continuará a restaurar completamente seu HP. Então, caso esteja contra um atacante extremamente fraco ou Choice-locked em um golpe resistido, use Z-Belly Drum após um boost de Belly Drum para se recuperar de forma segura. Jolly Azumarill faz counter em equipes Poison e Steel, então, certifique-se de maximizar suas chances e espere o momento certo para realizar um sweep. Por exemplo, aumente suas chances de ganhar apoiando Azumarill com Spikes e dual screens de Klefki e Stealth Rock de Mega Diancie. Além disso, busque enfraquecer times Poison com Psychic Mega Diancie e Swords Dance + Zen Headbutt Tapu Bulu antes de tentar fazer um setup e sweep com Azumarill. De forma similar, contra equipes Steel, enfraqueça Pokémon como Ferrothorn e Celesteela com companheiros de equipe como Fire Blast + Babiri Berry Clefable antes de fazer setup com Azumarill. Enfraqueça respostas defensivas, como Rotom-W, ao alcance dos ataques de Azumarill antes de tentar fazer sweep, visto que Azumarill não fará nada caso utilize Belly Drum enquanto grandes obstáculos estiverem no caminho. O coelho d'água não deve ser categorizado apenas como um sweeper, já que Knock Off dá grande suporte; para dar um exemplo específico, Azumarill é um bom lead contra equipes Flying, forçando Gliscor a sair e prevenindo que Poison Heal seja ativo, permitindo que Mega Diancie lhe dê 2HKO ou enfraqueça respostas, como Celesteela, para companheiros de equipe, como Mimikyu. Knock Off Azumarill é um dos únicos jeitos que Fairy tem para prejudicar Alolan Muk. Evite qualquer tipo de condição de status, visto que todos prejudicam o potencial de fazer sweep de Azumarill. Remova phazers como Mantine antes de fazer setup.

Opções de Equipe
========

Klefki fornece apoio com dual screens e Spikes, facilitando sweeps de Azumarill. Tapu Koko e Mega Diancie são ótimos wallbreakers, enfraquecendo ou tirando Pokémon problemáticos, além de Mega Diancie oferecer suporte com Stealth Rock. Swords Dance + Zen Headbutt Tapu Bulu enfraquece equipes Poison, deixando muito mais fácil para Azumarill fazer um sweep de late-game. Sticky Web Ribombee lhe permite ultrapassar checks como Mega Venusaur com investimento em Speed. Mimikyu é bom para lidar com equipes Psychic e vencer Pokémon como Celebi, Latias e Latios, os quais fazem check a Azumarill. Babiri Berry + Fire Blast Clefable proporciona apoio com Stealth Rock e pode retirar checks como Mega Scizor.

[SET]
name: Sitrus Berry + Belly Drum (Fairy)
move 1: Belly Drum
move 2: Aqua Jet
move 3: Knock Off
move 4: Return / Play Rough
item: Sitrus Berry
ability: Huge Power
nature: Jolly / Adamant
evs: 4 HP / 252 Atk / 252 Spe

Moves
========

Belly Drum permite que Azumarill maximize seu Attack, aumentando-o a níveis astronômicos. Aqua Jet compensa a sua Speed insatisfatória, também lhe permitindo fazer sweep no late-game após a equipe adversária estar enfraquecida. Knock Off não só atinge Steel-types bulky, como Ferrothorn, Celeestela e Skarmory, mas também fornece utilidade ao remover itens, como Eviolite de Chansey e Porygon2. Return é usado junto de uma nature Jolly a fim de ultrapassar Mega Venusaur e lhe dar OHKO após o dano de Stealth Rock, assim como atinge Toxapex muito mais facilmente. Play Rough é o STAB Fairy-type mais forte de Azumarill e, em +6, livra-se de quase qualquer ameaça que não o resista. Ele é usado contra adversários mais lentos e resistentes. Além disso, Play Rough sem boost pode nocautear Mega Sableye.

Detalhes do Set
========

Investimentos máximos em Attack e Speed com uma nature Jolly asseguram que Azumarill ataque o mais forte e rápido possível. Uma nature Jolly lhe permite ultrapassar não só Mega Venusaur, podendo atingí-lo com Return, mas também variantes comuns e mais lentas de Mantine, Mandibuzz e Mega Scizor. De forma alternativa, uma nature Adamant permite deixa Aqua Jet o mais forte possível e garante um OHKO em Celesteela se Knock Off estiver em +6, bem como lhe permite dar OHKO em Porygon2 com Play Rough em +6. Os 4 EVs remanescentes foram colocados em HP para lhe dar um valor par, permitindo-lhe imediatamente comer sua Sitrus Berry após usar Belly Drum com HP cheio. O benefício de Sitrus Berry é deixar o slot de Z-Move livre para outro companheiro de equipe, como Tapu Bulu ou Tapu Koko.

Dicas de Uso
========

Azumarill deve ser usado como um sweeper de mid- a late-game após seus checks serem eliminados ou desgastados ao alcance de seus ataques. Visto que Belly Drum corta seu HP pela metade, ele não deve tomar nenhum dano se possível e evitar qualquer tipo de condição de status, como poison, burn e paralysis, já que elas podem impedir o progresso do sweep. Sem Normalium Z, Belly Drum Azumarill precisa ser ainda mais cuidadoso e não deve tomar nenhum dano caso possível, visto que, se ele ficar com pouco HP, não vai conseguirá fazer setup. Com o suporte de dual screens, Azumarill pode usar Belly Drum mais seguramente. Azumarill também pode fazer setup livremente em Pokémon a que ele faz wall, uma vez que já sairão de campo. Aqua Jet é o principal golpe de Azumarill e deve ser utilizado para vencer Pokémon mais rápidos após o uso de Belly Drum. Azumarill também pode ser usado mais cedo se o Pokémon oponente estiver muito enfraquecido e puder ser retirado de campo com Aqua Jet. Além disso, se puder remover itens essenciais com Knock Off, Azumarill também pode ser enviado mais cedo. Return em Jolly Azumarill é especificamente usado para derrubar Mega Venusaur, podendo ultrapassá-lo e dar OHKO nele com Stealth Rock em campo.

Opções de Equipe
========

Klefki pode ser um dos companheiros de equipe mais fundamentais, já que pode usar ambos Reflect e Light Screen, distribuir paralysis com Thunder Wave, colocar Spikes em campo para quebrar potenciais Focus Sash e Sturdy e enfraquecer a equipe adversária, auxiliando Azumarill a fazer sweep. Klefki também pode levar Foul Play, que pune Mega Scizor ou qualquer outro Pokémon que tente fazer setup com Swords Dance. Tapu Bulu não só pode fazer switch in em golpes Electric-type, que ameaçam Azumarill, mas também cuidar de Water-types bulky, principalmente Pokémon com Water Absorb que fazem check a Azumarill, como Seismitoad e Mantine. Visto que Azumarill está usando Sitrus Berry, Tapu Bulu também pode levar um Z-Move, All-Out-Pummeling ou Continental Crush, que aumenta seu potencial de wallbreak e lhe permite derrubar Pokémon que de outra forma não derrotaria tão facilmente. Tapu Bulu também fornece Grassy Terrain, que fornece recovery passivo a Azumarill. Tapu Koko também é um grande companheiro de equipe, uma vez que pode se livrar de Pokémon que ameaçam Azumarill, como Keldeo, Gyarados e Suicune. Ele também pode se livrar de ameaças que Azumarill não é capaz de ultrapassar e dar KO, como variantes rápidas de Mantine e Mandibuzz. Clefable dá apoio com Stealth Rock para enfraquecer ainda mais a equipe oponente e quebrar Sturdy e Focus Sash de Pokémon em contato com o chão. Com Babiri Berry e Fire Blast, Clefable pode não só pode servir como um check de Mega Scizor, que pode abrir uma oportunidade para Azumarill fazer sweep, mas também enfraquecer seriamente Ferrothorn. Ela também pode usar Thunder Wave para diminuir a Speed de ameaças, permitindo que Azumarill as ultrapasse. Mega Diancie é um forte mixed attacker que pode derrotar Pokémon com Unaware, como Quagsire, com os quais Azumarill tem dificuldades de vencer. Mega Diancie também devolve potenciais hazards e status com a ability Magic Bounce. Mimikyu é um grande companheiro de equipe para Azumarill, já que ambos compartilham os mesmos checks. Por exemplo, Azumarill pode quebrar Focus Sash de Alakazam para possibilitar um sweep de late-game para Mimikyu ou vice-versa. Mimikyu também pode vencer Latios, Latias, Celebi e Jirachi, contra os quais Azumarill tem dificuldade em fazer sweep.

[SET]
name: Perish Trap (Water)
move 1: Perish Song
move 2: Whirlpool
move 3: Rest
move 4: Protect
item: Leftovers
ability: Sap Sipper
nature: Calm
evs: 252 HP / 4 Def / 252 SpD

Moves
========

Perish Song permite que Azumarill remova qualquer alvo que não consiga fazer switch. Para fazer Perish Song confiavelmente, Whirlpool impede que Pokémon saiam de campo, garantido que eles levem KO. Já que Azumarill precisa tomar pelo menos um ou dois golpes para colocar sua armadilha, Rest o mantém saudável e lhe permite fazer Perish trap em walls facilmente, curando suas condições de status e recuperando seu HP, prevenindo envenená-lo permanentemente com Toxic ou prejudicá-lo seriamente. Protect lhe permite gastar um turno de Perish Song e também fazer scout em Pokémon usando itens Choice, enquanto lhe dá mais um turno de recovery de Leftovers, que pode ser a diferença entre sobreviver ou levar KO de um atacante poderoso.

Detalhes do Set
========

Sap Sipper faz Azumarill ser imune a golpes Grass-type, que é uma imunidade valiosa a equipes Water, já que são naturalmente fracas a Grass. Uma distribuição de EVs 252 HP / 4 Def / 252 SpD com uma nature Calm maximiza seu special bulk, permitindo-lhe encarar uma grande quantidade de special attackers incluindo Mega Charizard Y e até Mega Venusaur. Uma distribuição de EVs maximizando seu physical bulk pode ser usado para minimizar o dano tomado de Tapu Bulu, mas isso o faz ser menos confiável de forma geral. Leftovers lhe dá um recovery passivo, aumentando sua habilidade de fazer Perish Trap confiavelmente.

Dicas de Uso
========

O recurso mais precioso de Azumarill é seu HP. Caso esteja com ele completo, pode derrubar até Mega Venusaur. Por isso é essencial que Azumarill apenas tome dano quando for necessário para fazer Perish trap e deve fazer switch in principalmente em walls como Chansey e Slowbro, já que raramente são capazes de vencer Azumarill graças a Rest. Até Pokémon ofensivos podem ser vencidos caso Azumarill resista a seus principais ataques, no entanto, tipicamente será preciso fazer uma switch livre nessas ameaças para prendê-las adequadamente. Uma vez que está em campo de forma segura, Azumarill deve quase sempre usar Whirlpool imediatamente para prender ou o alvo ou qualquer Pokémon que faça switch in. Fazendo isso, Azumarill reduz previsões necessárias se um Pokémon diferente do que se esperava entrar em campo. O dano residual de Whirlpool também pode enfraquecer lentamente ameaçavas ofensivas quando com Protect, então essa é uma alternativa viável caso Azumarill dificilmente consiga ter tempo para fazer Perish Trap. Perish Song deve ser usado sempre que estiver seguro após prender um alvo. A quantidade de turnos que Whirlpool prende vária, mas ele sempre consegue durar no mínimo quatro turnos, sendo importante usar Perish Song o mais cedo possível. Quando Perish Song estiver ativo, Protect e Rest devem ser usados para gastar seus turnos. Desde que Azumarill não leve 2HKO, ele pode prender qualquer Pokémon usando Perish Song, Protect e Rest nessa ordem. Contra equipes balance e stall, Azumarill deve usar Rest livremente até mesmo se Perish Song não estiver ativo ainda, já que pode facilmente gastar seus turnos de sleep em walls que não podem tocá-lo, finalizando-as prendendo-as mais tarde.

Opções de Equipe
========

Pokémon com imunidade a golpes Electric-type, como Quagsire e Lanturn, são essenciais, pois recebem golpes que Azumarill não consegue. Lanturn é especialmente útil, já que pode usar Heal Bell para curar Azumarill de condições de status e usar Volt Switch para ser um pivot lento para Azumarill entrar em campo de forma segura. A grande quantidade de HP de Alomomola significa que ela pode passar Wishes massivos, oferecendo uma recuperação muito bem-vinda sem depender de Rest. Usuários de Entry Hazards apreciam Azumarill para prender e remover Defoggers e spinner. Por sua vez, hazards enfraquecem as switch-ins de Azumarill. Toxapex é particularmente útil, visto que não só Toxic Spikes prejudica Pokémon como Volcanion e Cradily, que não podem ser presos, mas também apoia Azumarill por fazer check a Poison-types. Pivots de todas as formas deixam mais fácil trazer Azumarill ao campo, fazendo Pokémon com VoltTurn como Choice Scarf Greninja e Rotom-W grandes companheiros de equipe. Setup sweepers como Mega Gyarados tem muito mais facilidade fazendo sweep em times se seus checks são removidos por Azumarill. Suicune e Mega Slowbro são dois bons exemplos de potentes ameaças de setup defensivas capazes de executar suas tarefas mais facilmente com o suporte de Azumarill. Enquanto Azumarill é bastante capaz de romper a maioria das walls, wallbreakers como Keldeo ainda são úteis para vencer Pokémon imunes a Water ou stallbreakers com que Azumarill tem dificuldades, como Gliscor.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Fairy
--------

Figy Berry também é uma opção ao invés de Sitrus Berry, já que ela vai ativar quando Azumarill estiver com 25% de HP ou menos e restaurar seu HP em 50%. Entretanto, caso a quantidade de HP não seja 25% ou menos, ela não vai ser ativada, então Azumarill não vai recuperar seu HP e ficará muito enfraquecido.

Water
--------

Toxic é uma opção de nicho no lugar de Protect para prejudicar Pokémon imunes a Water e Ghost-types que não podem ser presos, como Volcanion e Gourgeist-XL. Entretanto, ele é muito menos útil fora de um pequeno grupo de ameaças no geral, Azumarill Choice Band é um wallbreaker muito poderoso com Huge Power, mas a pouca Speed de Azumarill o deixa dependente de Aqua Jet e tende a ser incapaz de romper walls perigosas para Water. Belly Drum e Huge Power com Sitrus Berry ou Normalium Z podem fazer Azumarill um sweeper decente que vence várias equipes por surpresa, mas costuma haver melhores usuários de Z-Move para equipes Water e falta o suporte necessário para Azumarill ser efetivo.

Checks e Counters
===================

Fairy
--------

**Walls Rápidas**: Mega Venusaur, Rotom-W e Celebi podem tomar um Aqua Jet com boosts e dar KO em Azumarill em retorno com seus STABs super efetivos. Entretanto, os dois primeiros devem ser cautelosos por serem ultrapassados e levarem KO por sets de Jolly Azumarill.

**Usuários de Haze**: Mantine ultrapassa Adamant Azumarill e para ele com Haze, Toxapex pode aguentar um único ataque de Azumarill e remover seus boosts.

**Pokémon Ofensivos Resistentes a Water**: Latios, Tapu Bulu e Gyarados podem aguentar um Aqua Jet com boosts e dar KO em Azumarill em retorno.

**Status**: Todas as condições de status são extremamente prejudiciais para Azumarill. Burn previne que rompa walls, paralysis previne que Jolly Azumarill ultrapasse e dê KO em walls e poison facilmente o enfraquece.

Water
--------

**Electric-types**: Electric-types como Tapu Koko e Thundurus geralmente são capazes de dar OHKO ou 2HKO em Azumarill com seus STABs. Eles também tendem a carregar Volt Switch, permitindo que escapem de Azumarill se forem incapazes de o derrotar.

**Poison-types Ofensivos**: Poison-types ofensivos, como Nihilego, normalmente derrotam Azumarill com seus ataques super efetivos.

**Taunt**: Taunt para completamente Azumarill, já que impede o uso de Perish Song e Rest. Usuários como Gliscor e Mew são capazes de enfraquecer lentamente Azumarill.

**Pokémon Imunes a Water e Ghost-types**: Pokémon imune a Water e Ghost-types, como Mantine e Mimikyu, não podem ser presos por Whirlpool, o que significa que Perish Song não é uma maneira viável para lhes dar KO. Se Azumarill não carrega Toxic, não tocará nesses Pokémon; em alguns casos, como contra Mega Sableye, ele não vai conseguir vencer nem mesmo com Toxic.

**Wallbreakers**: Azumarill precisa gastar os turnos de Perish Song. Particularmente wallbreakers poderosos como Diggersby são muito fortes para Azumarill tomar golpes, significando que são checks efetivos.

**U-turn e Volt Switch**: Pokémon com U-turn ou Volt Switch como Mega Scizor e Cobalion podem fazer pivot em Azumarill, escapando da armadilha de Whirlpool e Perish Song.

[CREDITS]
- Written by: [[Eien, 100418], [Splashbrutha, 437289]
- Translated by: [[Tico Meu, 413994]]
- Grammar checked by: [[Randomnick, 321109], [Repu, 304761]]
- Quality control by: [[Vid, 239907], [Eien, 100418], [terrors, 279058], [Misaka Mikoto, 240960], [Moosical, 215618], [iLlama, 296591], [maroon, 305839], [Kev, 314540], [Havens, 391540]]
 
Last edited:

Natan

...
is a Smogon Media Contributor Alumnus
Adicionar, Adicionar Vírgula (AV)
Remover Remover Vírgula (RV), Remover Espaço (RE)
(comentários)
[OVERVIEW]

Fairy
========

O fantástico Attack graças a Huge Power, o grande potencial de setup com Belly Drum + Normalium Z e priority prioridade em Aqua Jet permitem que Azumarill represente uma ameaça massiva a ambas equipes balance e offense. De maneira alternativa, ele pode usar Sitrus Berry no set com Belly Drum, para deixar o slot de Z-Move livre para outro membro da equipe. Isso também força o oponente a adivinhar qual Pokémon é o potencial usuário de Z-Move. Azumarill também tem usos fora de sua capacidade de realizar sweep, sendo capaz de fornecer utilidade com Knock Off prejudicando Pokémon como Chansey e podendo fazer revenge kill com Aqua Jet em ameaças como Nihilego. A Speed do coelho d'água pode ser maximizada com uma nature Jolly para virar o matchup com contra Poison, lhe permitindo-lhe (não se usa próclise em começo de frase) superar uma barricada (eu usaria barreira, mas barricada funciona, por isso vou deixar só como sugestão) massiva como Mega Venusuar e contornar outros Pokémon que poderiam ser checks, como Rotom-W e Mantine. Entretanto, a baixa Speed, mesmo com a nature Jolly, sua baixa Speed deixa-o dependente de Aqua Jet para remover ameaças rápidas, (se não a frase fica muito "quebrada" na minha opinião) o que não vai sempre funcionar contra Pokémon ofensivos como Latios e Tapu Bulu. Azumarill tem problemas ao fazer sweep não importando a nature que usa: Azumarill Adamant tem grandes dificuldades em romper através de cores defensivos achados em tipos como Flying e Electric devido a sua incapacidade de ultrapassar e remover walls como Mantine, enquanto Azumarill Jolly falha em dar OHKO em walls predominantes como Celesteela.

Water
========

Azumarill é único em ter uma imunidade a ataques Grass-type graças a sua ability Sap Sipper, lhe dando um nicho especial em times Water. Seu tipo Fada Fairy traz a muito apreciada imunidade a Dragon assim como uma resistência a Dark muito bem vinda, lhe permitindo fazer check em Pokémon como Hydreigon com facilidade quando isso é combinado com seu bulk aceitável. Seu acesso a ambos Perish Song e Whirlpool lhe permitem agir como um Perish trapper, prendendo e removendo várias das walls que Water odeia lidar, como Chansey, Toxapex e Ferrothorn. Como resultado, o coelho d'água se encaixa em ambas equipes balance e stall servindo como um grande ótimo (lazy move aqui, mas eu fiz a mesma correção mais pra frente e eu vi isso na revisão, então ali eu explico melhor, mas em resumo, grande mais parece falar de tamanho) stallbreaker e tank. No entanto, ele drena muito momentum, o que significa que mesmo se times ofensivos precisarem de seu suporte para vencer certas walls, como Mega Venusaur, ele é muito passivo para ser usado. Sua única forma de recovery é Rest, que é pouco confiável quando tentando prender Pokémon que não são walls e apenas fazem os problemas com momentum serem piores. Azumarill é também muito unidimensional e usa uma estratégia previsível, então pode ser meio difícil prender precisamente os Pokémon que você quer. Infelizmente, enquanto é muito útil, seu tipo fada Fairy lhe faz fraco a Poison, que é um matchup em que Water tende a ser fraco, agravando um problema de equipe.

[SET]
name: Belly Drum (Fairy)
move 1: Belly Drum
move 2: Aqua Jet
move 3: Knock Off
move 4: Play Rough / Return
item: Normalium Z
ability: Huge Power
nature: Adamant / Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Belly Drum permite que Azumarill maximize seu ataque a níveis ameaçadores. Aqua Jet lhe ajuda a diminuir o problema com seu stat de Speed baixo, levando abaixo derrubando (não é exatamente uma repetição mas foneticamente parece muito quando você diz Speed baixo, levando abaixo, não acho que soe legal a menos que esteja em um poema) Pokémon mais rápidos, como Volcarona e Zapdos, que caso contrário o ameaçariam. Knock Off é bom contra equipes Steel, removendo Celesteela após um ligeiro dano residual assim como tira Ferrothorn. Play Rough é o golpe preferível nos sets Adamant, já que ele vai ser mais lentos do que os alvos de Return, como Mega Venusaur, significando que o STAB mais forte é mais importante para Pokémon como Porygon2. Na outra mão Por outro lado, Return é extremamente importante para Azumarill Jolly derrubar Mega Venusaur com um pequeno dano residual, sendo que caso contrário ele seria parado e removido com um dos STABs de Mega Venusaur.

Detalhes do Set
========

Huge Power dobra o Attack de Azumarill. 252 EVs investidos em ataque Attack e 252 EVs investidos em Speed maximizam o poder e a velocidade de Azumarill; particularmente o investimento em Speed lhe permite ultrapassar Klefki e Mega Scizor defensivo. Os 4 EVs investidos em Special Defenses são usados para prevenir que Porygon2 aumente seu Special (RE) Attack com o boost de Download. Uma nature Adamant maximiza o Attack de Azumarill, enquanto a nature Jolly lhe permite superar checks como Mega Venusaur e Mantine. Normalium Z lhe permite fazer setup em quase qualquer coisa por encher completamente o HP de Azumarill antes de cortar pela metade de Belly Drum.[/COLOR]

Dicas de Uso
========

Z-Belly Drum não vai cortar pela metade o HP de Azumarill caso ele já esteja com +6 Attack, mas vai continuar restaurando competamente seu HP, então caso ele esteja contra um atacante extremamente fraco ou Choice-locked em um golpe resistido, use Z-Belly Drum após um boost com Belly Drum para se recuperar de forma segura. Azumarill Jolly faz counter em equipes Poison e Steel, então certifique-se de maximizar suas chances e espere um momento o momento certo (espere um momento fica bem subjetivo) para realizar um sweep. Por exemplo, aumente suas chances de ganhar apoiando Azumarill com Spikes e Dual Screens de Klefki e Stealth Rock de Mega Diancie. Além disso, certifique-se de enfraquecer o times Poison inimigo com Mega Diancie Psychic e Tapu Bulu Swords Dance + Zen Headbutt antes de tentar fazer um setup e sweep com Azumarill. De forma similar, contra equipes Steel, enfraqueça Pokémon como Ferrothorn e Celesteela com companheiros de equipe como Clefable Fire Blast + Babiri Berry antes de fazer setup com Azumarill. Enfraqueça respostas defensivas, como Rotom-W, ao alcance dos ataques de Azumarill antes de tentar fazer sweep, visto que Azumarill não conseguirá fazer nada caso você utilize Belly Drum enquanto grandes empecilhos estiverem no caminho. O rato coelho d'água não deve ser categorizado apenas como um sweeper, já que Knock Off dá grande suporte; para dar um exemplo específico, Azumarill é um bom lead contra equipes Flying, forçando Gliscor a sair e prevenindo que Poison Heal seja ativo, permitindo que Mega Diancie lhe dê 2HKO ou enfraqueça respostas, como Celesteela, para companheiros de equipe, como Mimikyu. Azumarill Knock Off é um dos únicos jeitos que Fairy pode prejudicar Alolan Muk. Evite qualquer tipo de condição de status, já que todos prejudicam o potencial de fazer sweep de Azumarill. Remova phazers como Mantine antes de fazer setup.

Opções de Equipe
========

Klefki fornece apoio com dual screens e Spikes, deixando mais fácil para Azumarill realizar um sweep. Tapu Koko e Mega Diancie são grandes ótimos (grande dá muito mais uma ideia de tamanhodo que de qualidade) wallbreakers, enfraquecendo ou tirando Pokémon problemáticos para Azumarill. Mega Diancie também oferece suporte com Stealth Rock. Tapu Bulu Swords Dance + Zen Headbutt enfraquece equipes Poison, deixando muito mais fácil para Azumarill fazer um sweep de late-game. Ribombee Sticky Web lhe permite ultrapassar checks como Mega Venusaus Venusaur com investimento em Speed. Mimikyu é bom para lidar com equipes Psychic e vencer Pokémon como Celebi, Latias e Latios que fazem check a Azumarill. Clefable Fire Blast + Babiri Berry proporciona apoio com Stealth Rock e pode tirar fora checks como Mega Scizor.

[SET]
name: Sitrus Berry + Belly Drum (Fairy)
move 1: Belly Drum
move 2: Aqua Jet
move 3: Knock Off
move 4: Return / Play Rough
item: Sitrus Berry
ability: Huge Power
nature: Jolly / Adamant
evs: 4 HP / 252 Atk / 252 Spe

Moves
========

Belly Drum permite que Azumarill maximize seu stat de Attack, aumentando-o a níveis astrônomicos. Aqua Jet compensa a sua Speed apagada (certeza que é o melhor aqui? eu acho lackluster um termo muito chato de traduzir, mas aqui vão algumas sugestões que eu acho que ficam boas nessa frase: insatisfatória (eu usaria isso), insuficiente, imprecisa), também lhe permitindo a fazer sweep no late-game após a equipe adversária estar enfraquecida. Knock Off não só lhe permite passar por Steel-types bulky, como Ferrothorn, Celeestela e Skarmory, mas também fornece utilidade ao remover itens, como Eviolite de Chansey e Porygon2. Return é usado junto de uma nature Jolly a fim de ultrapassar Mega Venusaur e lhe dar OHKO após o dano de Stealth Rock assim como romper através de Toxapex muito mais facilmente. Play Rough é o STAB Fairy-type mais forte de Azumarill e, em +6, se livra-se (não se usa próclise após pausa) de quase qualquer ameaça que não o resista. Ele é usado contra adversários mais lentos e bulk resistentes (ou bulky, eu prefiro assim, no entanto). Além disso, um Play Rough sem boost pode dar OHKO em Mega Sableye.

Detalhes do Set
========

Investimentos máximos em Attack e Speed com uma nature Jolly asseguram que Azumarill ataque o mais forte e rápido possível. Uma nature Jolly não só lhe permite ultrapassar não só Mega Venusaur, permitindo-lhe romper através dele podendo rompê-lo (eu acho que ter um pronome ainda se referindo a Azumarill e um a Venusaur deixa isso meio confuso) com Return, mas também ultrapassar (jogando lhe permite ultrapassar pra frente de não só, você não precisa repetir o verbo aqui) variantes comuns mais lentas de Mantine, Mandibuzz e Mega Scizor. De forma alternativa, uma nature Adamant permite que Azumarill tenha o Aqua Jet mais forte possível e garante o OHKO em Celesteela com +6 Knock Off assim como lhe permite dar OHKO em Porygon2 com +6 Play Rough. Os 4 EVs remanescentes foram colocados em HP para lhe dar um valor par, lhe permitindo imediatamente comer sua Sitrus Berry após usar Belly Drum com HP cheio. O benefício da Sitrus Berry é que ela deixa livre o slot de Z-Move para outro companheiro de equipe usar (não vejo necessidade nesse verbo, assim fica mais conciso), como Tapu Bulu ou Tapu Koko.

Dicas de Uso
========

Azumarill deve ser usado como um sweeper de mid- a late-game após seus checks estão ou serem eliminados ou desgastados no ao alcance se seus ataques. Visto que Belly Drum corta seu HP pela metade, ele não deve tomar nenhum dano se possível e evitar qualquer tipo de condição de status, como poison, burn e paralysis, já que elas podem impedir o progresso do sweep. Sem Normalium Z, Azumarill Belly Drum precisa ser ainda mais cuidadoso e não deve tomar nenhum dano caso consiga possível (acho que esse consiga de certa forma parece referir-se a tomar dano, idk), já que se ele ficar com pouco HP não vai conseguir usar Belly Drum. Com o suporte de Dual Screens, Azumarill pode usar Belly Drum mais seguramente. Azumarill também pode fazer setup livremente em Pokémon que ele faz wall já que eles serão trocados. Aqua Jet é o principal golpe de Azumarill e deve ser utilizado para vencer Pokémon mais rápidos após o uso de Belly Drum. Azumarill também pode ser usado num momento mais cedo se o Pokémon oponente é muito fraco e pode ser tirado de campo com Aqua Jet. Além disso, se ele pode puder remover itens essenciais com Knock Off, ele também pode ser enviado mais cedo. Return em Azumarril Azumarill Jolly é especificamente usado para romper através de (eu já fiz isso algumas vezes, nesse ponto acho que é justo explicar porque, romper significa abrir através de algo, portanto romper através de é um pleonasmo) Mega Venusaur, já que ele pode ultrapassar podendo ultrapassá-lo e dar OHKO em Mega Venusaur nele com Stealth Rock em campo. (acho que esse pronome não deixa óbvio quem é ele, embora seja bem fácil entender pelo conteúdo da frase, eu ainda acho que assim fica melhor de ler)

Opções de Equipe
========

Klefki é discutivelmente talvez seja (sabe, acho que o termo discutivelmente parece negativar o quão fundamental Klefki é) o companheiro de equipe mais fundamental, já que ele pode usar ambos Reflect e Light Screen, distribuir paralysis com Thunder Wave, colocar Spikes em campo para quebrar potenciais Focus Sash e Sturdy e enfraquecer a equipe adversária, auxiliando Azumarill a fazer sweep. Klefki também pode levar Foul Play, que pune Mega Scizor ou qualquer outro Pokémon que tente fazer setup com Swords Dance. Tapu Bulu não só pode fazer switch in em golpes Electric-type, que ameaçam Azumarill, mas também cuidar de Water-types bulky, principalmente Pokémon com Water Absorb que fazem check a Azumarill, como Seismitoad e Mantine. Agora que Azumarill está usando Sitrus Berry, Tapu Bulu também pode levar um Z-Move, ou (acho que as vezes, usar ou antes de ambos os termos causa um efeito legal na frase, esse não é um deles, tho, só soa desnecessário aqui) All-Out-Pummeling ou Continental Crush, que aumenta seu potencial como wallbreaker e lhe permite passar Pokémon que antes de outra forma não seriam tão fáceis de serem passados passaria tão facilmente. (eu sei que está na original, mas esses "agora" e "antes" fazem parecer que inicialmente Azumarill trocou seu item, como se qualquer pessoa que leia tivesse Z-move como seu set e agora o está trocando) Tapu Bulu também fornece Grassy Terrain, que fornece recovery passivo a Azumarill. Tapu Koko também é um grande companheiro de equipe, já que ele pode se livrar de Pokémon que ameaçam Azumarill, como Keldeo, Gyarados e Suicune. Ele também pode se livrar de ameaças que Azumarill não é capaz de ultrapassar e dar KO, como variantes rápidas de Mantine e Mandibuzz. Clefable dá apoio com Stealth Rock para enfraquecer ainda mais a equipe oponente e quebrar Sturdy e Focus Sash de Pokémon em contato com o chão. Com Babiri Berry e Fire Blast, Clefable pode não só serve servir como um check de Mega Scizor, que pode abrir uma oportunidade para Azumarill fazer sweep, mas também enfraquecer seriamente Ferrothorn. (pela concordância com enfraquecer depois) Ela também pode usar Thunder Wave para diminiur a velocidade de ameaças, permitindo que Azumarill as ultrapasse. Mega Diancie é um forte atacante misto mixed attacker que pode romper por Pokémon com Unaware, como Quagsire, que Azumarill tem dificuldades em romper vencer (repetição). Mega Diancie também reflete de volta potenciais hazards e status com a ability Magic Bounce. Mimikyu é um grande companheiro de equipe para Azumarill, já que ambos compartilham os mesmos checks. Por Exemplo, Azumarill pode quebrar o Focus Sash de Alakazam para abrir possibilitar um sweep de late-game para Mimikyu ou vice-versa. Mimikyu também pode vencer Latios, Latias, Celebi e Jirachi, que Azumarill não consegue.

[SET]
name: Perish Trap (Water)
move 1: Perish Song
move 2: Whirlpool
move 3: Rest
move 4: Protect
item: Leftovers
ability: Sap Sipper
nature: Calm
evs: 252 HP / 4 Def / 252 SpD

Moves
========

Perish Song permite que Azumarill remova qualquer alvo que não consigam fazer switch. Para fazer Perish Song confíavel confvel, Whirpool impede que Pokémon saiam de campo, garantido que eles levem KO. Já que Azumarill precisa tomar pelo menos um ou dois golpes para colocar sua armadilha, Rest o mantém saúdavel e lhe permite fazer Perish Trap em walls facilmente curando suas condições de status e recuperando seu HP, prevenindo eles de permanentemente dar Toxic poison envenená-lo com Toxic ou prejudicá-lo seriamente. Protect lhe permite gastar um turno de Perish Song e também fazer scout em Pokémon usando item itens Choice enquanto lhe dá mais um turno de recovery de Leftovres, que pode ser a diferença entre sobreviver ou levar KO por de (sabe, isso pode dar o sentido de levar KO por um teammate ou algo do tipo) um atacante poderoso.[/COLOR]

Detalhes do Set
========

Sap Sipper faz Azumarill ser imune a golpes Grass-type, que é uma imunidade valiosa a equipes Water, já que elas são naturalmente fracas a Grass. Uma distruibução de EVs de 252 HP / 4 Def / 252 SpD com uma nature Calm maximiza seu bulk special, lhe permitindo pegar encarar uma grande quantidade de special attackers incluindo Mega Charizard Y e até Mega Venusar Venusaur. Uma distruibuição de EVs maximazando seu bulk physical pode ser usado para minimizar o dano tomado de Tapu Bulu, mas isso o faz ser menos seguro de forma geral. Leftovers lhe dá um recovery passivo, aumentando sua habilidade de fazer Perish Trap de forma confiável.

Dicas de Uso
========

O recurso mais precioso de Azumarill é seu HP. Caso esteja com ele completo, ele pode derrubar até Mega Venusaur. Como consequência, é essencial que Azumarill apenas tome dano quando é necessário para fazer Perish Trap e deve fazer switch in primeiramente principalmente (primeiramente dá a ideia de anteriormente, não de prioridade) em walls, como Chansey e Slowbro, já que eles raramente são capazes de vencer Azumarill graças a Rest. Entretanto, A(não vejo porque uma conjunção adversativa é sequer necessária além de acumular termos do tipo com no entanto, o que não é muito legal) Pokémon ofensivos podem ser vencidos caso Azumarill resista a seus principais ataques, no entanto, Azumarill tipicamente vai precisar será preciso fazer uma switch livre nessas ameaças para prendê-las adequadamente. Uma vez que está em campo de forma segura, Azumarill deve quase sempre usar Whirpool imediatamente para prender ou o alvo ou qualquer Pokémon que faça switch in. Fazendo isso, Azumarill reduz as previsões necessárias se um Pokémon diferente dele do que ele espera entrar em campo. O dano residual de Whirlpool também pode enfraquecer lentamente ameaçavas ofensivas quando combinado com Protect, então essa é uma alternativa viável caso Azumarill dificilmente consiga ter tempo para fazer Perish trap em algo. Perish Song deve ser usado sempre que ele esteja seguro após prender um alva alvo. A quantidade de turnos que Whirpool prende vária, mas ele sempre consegue durar 4 turnos, então é importante usar Perish Song o mais cedo possível. Quando Perish Song está ativo, Protect e Rest devem ser usados para gastar seus turnos. Desde que Azumarill não leve 2HKO, ele pode prender qualquer Pokémon usando Perish Song, Protect e Rest nessa ordem. Contra equipes balance e stall, Azumarill deve usar Rest livremente até mesmo se Perish Song não esteja ativo ainda, ja que ele pode fafcilmente facilmente gastar seus turnos de sleep em walls que não podem tocá-lo e finalizá-las prendendo-as masi mais tarde.

Opções de Equipe
========

Pokémon com imunidade a golpes Electric-type, como Quagsire e Lanturn, são essenciais, (AV) (vírgula antes de um pois explicativo costuma deixar a frase mais clara e permite que ela flua melhor) pois recebem golpes que Azumarill não consegue. Lanturn é especialmente útil, já que ele pode usar Heal Bell para curar Azumarill de condições de status e usar seu Volt Switch para ser um pivot lento para Azumarill entrar em campo de forma segura. A grande quantidade de HP de Alomomola significa que ela pode passar Wishes massivos a Azumarill, oferecendo uma recuperação muito bem vinda sem depender de Rest. Usuários de Entry Hazards apreciam Azumarill para prender e remover Defoggers e spinner. Por sua vez, hazards enfraquecem as switch-ins para Azumarill. Toxapex é particularmente útil, já que não só Toxic Spikes prejudica Pokémon, (RV) como Volcanion e Cradily, (Volcanion e Cradily não explica Pokémon, se quiser usar isso como aposto, coloque Volcanion e Cradily depois de presos) que não podem ser presos, mas também apoia Azumarill por fazer check em Poison-types. Pivots de todas as formas deixam mais fácil trazer Azumarill ao campo, fazer fazendo Pokémon de (com?) VoltTurn como Choice Scarf Greninja e Rotom-W grandes companheiros de equipe. Setup sweepers como Mega Gyarados tem muito mais facilidade fazendo sweep em times se seus checks são removidos por Azumarill. Suicune e Mega Slowbro são dois bons exemplos de potentes ameaças de setup defensivas que são capazes de executar suas tarefas mais facilmente com o suporte de Azumarill. Enquanto Azumarill é bastante capaz de romper a maioria de das walls, wallbreakers como Keldeo ainda são úteis para vencer Pokémon que são imunes a Water ou stallbreakers que Azumarill tem dificuldades, como Gliscor.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Fairy
--------

Figy Berry também é uma opção ao invés de Sitrus Berry, já que ela vai ativar quando Azumarill estiver com 25% de HP ou menos e vai restaurar seu HP em 50%. Entretanto, caso a quantidade de HP não for seja 25% ou menos ela não vai ser ativada, então Azumarill não vai recuperar seu HP e vai ficar muito enfraquecido.

Water
--------

Toxic é uma opção de nicho no lugar de Protect para prejudicar Pokémon imunes a Water e Ghost-types que não podem ser presos, como Volcanion e Gourgeist-XL. Entretanto, (AV) ele é geralmente muito menos útil fora de um pequeno grupo de ameaças no geral (preferencia pessoal: acho que a frase soa bem mais "limpa" assim), Azumarill Choice Band é um wallbreaker muito poderoso com Huge Power, mas a pouca Speed de Azumarill lhe deixa dependente de Aqua Jet e tende a ser incapaz de romper por walls perigosas para Water. Belly Drum e Huge Power com Sitrus Berry ou Normalium Z podem fazer Azumarill um sweeper decente que vence várias equipes por surpresa, mas tendem a ter costuma haver melhores usuários de Z-Move para equipes Water e falta o suporte necessário para Azumarill ser efetivo. (costuma fica bem melhor aqui, haver é bias porque eu acho bem melhor que ter nesse sentido)

Checks e Counters
===================

Fairy
--------

**Walls rápidas**: Mega Venusaur, Rotom-W e Celebi podem tomar um Aqua Jet com boosts e dar KO em Azumarill em retorno com seus STABs super efetivos. Entretanto, eles devem ser cautelosos por serem ultrapassados e levarem KO por sets de Azumarill Jolly. (só eu que acho estranho como esse texto implica que Celebi é mais lento que Jolly Azumarill? o original é igual então eu realmente não sei, eu sinto que ficaria melhor com algo como "os dois primeiros devem ser cautelosos", eu até chequei e um Celebi sem EVs ainda é mais rápido que Jolly Azumarill, mas pode ser que isso seja mais algo pra ver com o autor da análise original, enfim...)

**Usuários de Haze**: Mantine ultrapassa Azumarill Adamant e para ele com Haze, Toxapex pode aguentar um único ataque de Azumarill e remover seus boosts.

**Pokémon ofensivos com resistência a Water**: Latios, Tapu Bulu e Gyarados podem aguentar um Aqua Jet com boosts e dar KO em Azumarill em retorno.

**Status**: Todas as condições de status são extremamente prejudiciais para Azumarill. Burn previne que ele rompa walls, paralyisis previne que Azumarill Jolly ultrapsse e dê KO em walls e poison facilmente lhe enfraquece.

Water
--------

**Electric-types**: Electric-types como Tapu Koko e Thundurus geralmente são capazes de dar OHKO ou 2HKO em Azumarill com seus STABs. Eles também tendem a carregar Volt Switch, permitindo que espacem escapem de Azumarill se de alguma maneira sejam incapazes de lhe derrotar.

**Poison-types ofensivos**: Poison-types ofensivos, como Nihilego, normalmente são capazes de derrotar Azumarill com seus ataques super efetivos.

**Taunt**: Taunt para completamente Azumarill, já que ele impede o uso de Perish Song e Rest. Usuários como Gliscor e Mew são capazes de lentamente mas certamente enfraquecer Azumarill.

**Pokémon imune a Water e Ghost-types**: Pokémon imune a Water e Ghost-types, como Mantine e Mimikyu, não podem ser presos por Whirlpool, que significa que Perish Song não é uma maneira viável para lhes dar KO. Se Azumarill não carrega Toxic, ele não vai conseguir tocar nesses Pokémon; em alguns casos, como contra Mega Sableye, ele não vai conseguir vencer mesmo com Toxic.

**Wallbreakers**: Azumarill depende em de ser capaz de gastar os turnos de Perish Song. Particularmente wallbreakers poderosos como Diggersby são muito fortes para Azumarill tomar golpes, significando que eles são checks efetivos.

**U-turn e Volt Switch**: Pokémon com U-turn ou Volt Switch como Mega Scizor e Cobalion podem fazer pivot em Azumarill, escapando da armadilha de Whirlpool e Perish Song.
Como essa análise já é de alguns meses atrás, não sei se ainda se aplica o que vou dizer, mas daqui além de alguns erros na grafia de certas palavras, o que eu mais vi foram termos desnecessários no geral, além de algumas traduções serem muito literais para funcionarem (romper através de ou depender em), fora isso grande parte das mudanças foram mais questão de preferencia no geral.
 
Last edited:

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
Anotações

(A)notações e (G)ramática. Foque em (A)notações;

— Houve alguns erros de grafia, mas poucos. No máximo, tentaria ter mais rigor e cuidado em relação a isso;

— Nome de sets, natures, etc, podem ser colocados na frente do Pokémon, tal como fazem as análises originais. Por exemplo, não seria Azumarill Adamant, mas Adamant Azumarill. Ou, se quisesse se referir a um set, "Normalium Z Azumarill é um set brutal, conseguindo derrotar vários inimigos";

Comentários

— Como esta análise está aí há um tempo, algumas coisas marquei sem comentar. Mas é bom dar uma reolhada e comparar com sua escrita atual; pode ser frutífero. No mais, deixo um grande agradecimento pela paciência no aguardo dos GPs. Gostei da tradução, Tico Meu!

GP 2/2

[OVERVIEW]

Fairy
========

O fantástico Attack graças a Huge Power, o grande potencial de setup com Belly Drum + Normalium Z e a prioridade em Aqua Jet permitem que Azumarill represente uma ameaça massiva a ambas equipes balance e offense. De maneira alternativa, pode usar Sitrus Berry no set de Belly Drum a fim de deixar o slot de Z-Move livre para outro membro da equipe. Isso também força o oponente a precisar adivinhar qual Pokémon é o potencial usuário de Z-Move. Azumarill também tem usos fora de sua capacidade de sweep, sendo capaz de fornecer utilidade com Knock Off para prejudicar Pokémon como Chansey e podendo fazer revenge kill com Aqua Jet em ameaças como Nihilego. A Speed do coelho d'água pode ser maximizada com uma nature Jolly para virar o matchup contra Poison, permitindo-lhe ultrapassar a barreira massiva que é Mega Venusaur e lidar com outros seus possíveis checks, como Rotom-W e Mantine. Entretanto, mesmo com a nature Jolly, sua baixa Speed o faz depender de Aqua Jet para remover ameaças rápidas, o que não vai sempre funcionar contra Pokémon ofensivos como Latios e Tapu Bulu. Azumarill tem problemas ao fazer sweep independente da nature que usa: Adamant Azumarill tem grandes dificuldades em romper cores defensivos achados em tipos como Flying e Electric devido à sua incapacidade de ultrapassar e remover walls como Mantine, enquanto Jolly Azumarill falha em dar OHKO em walls predominantes como Celesteela.

Water
========

Azumarill é único em ter uma imunidade a ataques Grass-type graças a sua ability Sap Sipper, dando-lhe um nicho especial em times Water. Seu tipo Fairy traz a muito apreciada imunidade a Dragon assim como uma resistência a Dark muito bem-vinda, permitindo-lhe fazer check a Pokémon como Hydreigon facilmente com seu bulk aceitável. Seu acesso a ambos Perish Song e Whirlpool lhe permitem agir como um Perish trapper, prendendo e removendo várias das walls com que Water odeia lidar, como Chansey, Toxapex e Ferrothorn. Como resultado, o coelho d'água se encaixa em ambas equipes balance e stall, servindo como um ótimo stallbreaker e tank. No entanto, ele drena muito momentum, o que significa que mesmo se times ofensivos precisarem de seu suporte para vencer certas walls, como Mega Venusaur, é passivo demais para ser usado. Sua única forma de recovery é Rest, que é pouco confiável quando tenta prender Pokémon que não são walls e apenas agrava os problemas com momentum. Azumarill é também muito unidimensional e usa uma estratégia previsível, então pode ser meio difícil prender precisamente os Pokémon pretendidos. Infelizmente, enquanto é muito útil, seu tipo Fairy o torna fraco a Poison, que é um matchup contra o qual Water tende a ter dificuldade, agravando um problema de equipe.

[SET]
name: Belly Drum (Fairy)
move 1: Belly Drum
move 2: Aqua Jet
move 3: Knock Off
move 4: Play Rough / Return
item: Normalium Z
ability: Huge Power
nature: Adamant / Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Belly Drum permite que Azumarill maximize seu Attack (A: mudança do GP anterior) a níveis ameaçadores. Aqua Jet diminui o problema de Speed baixa, derrubando Pokémon mais rápidos, como Volcarona e Zapdos, que, caso contrário, ameaçariam-no. Knock Off é bom contra equipes Steel, removendo Celesteela após um ligeiro dano residual assim como remove Ferrothorn. Play Rough é o golpe preferível nos sets Adamant, já que ele vai ser mais lento do que alvos de Return, como Mega Venusaur, significando que o STAB mais forte será um diferencial contra Pokémon como Porygon2. Por outro lado, Return é extremamente essencial para Jolly Azumarill derrubar Mega Venusaur com um pequeno dano residual, sendo que senão ele seria parado e removido com um dos STABs de Mega Venusaur.

Detalhes do Set
========

Huge Power dobra o Attack de Azumarill. 252 EVs investidos em Attack e 252 EVs investidos em Speed maximizam o poder e a velocidade de Azumarill; o investimento em Speed, em particular, permite-lhe ultrapassar Klefki e Mega Scizor defensivo. Os 4 EVs investidos em Special Defense são usados para prevenir que Porygon2 aumente seu Special Attack com o boost de Download. Uma nature Adamant maximiza o Attack de Azumarill, enquanto Jolly ultrapassa checks como Mega Venusaur e Mantine. Normalium Z pode servir para fazer setup contra quase qualquer oponente (A: "coisa" é vago) por encher completamente o HP de Azumarill antes de ser cortado pela metade por Belly Drum.

Dicas de Uso
========

Z-Belly Drum não vai cortar pela metade o HP de Azumarill caso ele já esteja com +6 Attack, mas continuará a restaurar completamente seu HP. (A: optando pela pausa, pois o período estava se prolongando desnecessariamente) Então, caso esteja contra um atacante extremamente fraco ou Choice-locked em um golpe resistido, use Z-Belly Drum após um boost de Belly Drum para se recuperar de forma segura. Jolly Azumarill faz counter em equipes Poison e Steel, então, certifique-se de maximizar suas chances e espere o momento certo para realizar um sweep. Por exemplo, aumente suas chances de ganhar apoiando Azumarill com Spikes e dual screens de Klefki e Stealth Rock de Mega Diancie. Além disso, busque enfraquecer times Poison com Psychic Mega Diancie e Swords Dance + Zen Headbutt Tapu Bulu antes de tentar fazer um setup e sweep com Azumarill. De forma similar, contra equipes Steel, enfraqueça Pokémon como Ferrothorn e Celesteela com companheiros de equipe como Fire Blast + Babiri Berry Clefable antes de fazer setup com Azumarill. Enfraqueça respostas defensivas, como Rotom-W, ao alcance dos ataques de Azumarill antes de tentar fazer sweep, visto que Azumarill não fará nada caso utilize Belly Drum enquanto grandes obstáculos estiverem no caminho. O coelho d'água não deve ser categorizado apenas como um sweeper, já que Knock Off dá grande suporte; para dar um exemplo específico, Azumarill é um bom lead contra equipes Flying, forçando Gliscor a sair e prevenindo que Poison Heal seja ativo, permitindo que Mega Diancie lhe dê 2HKO ou enfraqueça respostas, como Celesteela, para companheiros de equipe, como Mimikyu. Knock Off Azumarill é um dos únicos jeitos que Fairy tem para prejudicar Alolan Muk. Evite qualquer tipo de condição de status, visto que todos prejudicam o potencial de fazer sweep de Azumarill. Remova phazers como Mantine antes de fazer setup.

Opções de Equipe
========

Klefki fornece apoio com dual screens e Spikes, facilitando sweeps de Azumarill. Tapu Koko e Mega Diancie são ótimos wallbreakers, enfraquecendo ou tirando Pokémon problemáticos, além de Mega Diancie oferecer suporte com Stealth Rock. Swords Dance + Zen Headbutt Tapu Bulu enfraquece equipes Poison, deixando muito mais fácil para Azumarill fazer um sweep de late-game. Sticky Web Ribombee lhe permite ultrapassar checks como Mega Venusaur com investimento em Speed. Mimikyu é bom para lidar com equipes Psychic e vencer Pokémon como Celebi, Latias e Latios, os quais fazem check a Azumarill. Babiri Berry + Fire Blast Clefable proporciona apoio com Stealth Rock e pode retirar checks como Mega Scizor.

[SET]
name: Sitrus Berry + Belly Drum (Fairy)
move 1: Belly Drum
move 2: Aqua Jet
move 3: Knock Off
move 4: Return / Play Rough
item: Sitrus Berry
ability: Huge Power
nature: Jolly / Adamant
evs: 4 HP / 252 Atk / 252 Spe

Moves
========

Belly Drum permite que Azumarill maximize seu Attack, aumentando-o a níveis astronômicos. Aqua Jet compensa a sua Speed insatisfatória, também lhe permitindo fazer sweep no late-game após a equipe adversária estar enfraquecida. Knock Off não só atinge Steel-types bulky, como Ferrothorn, Celeestela e Skarmory, mas também fornece utilidade ao remover itens, como Eviolite de Chansey e Porygon2. Return é usado junto de uma nature Jolly a fim de ultrapassar Mega Venusaur e lhe dar OHKO após o dano de Stealth Rock, assim como atinge Toxapex muito mais facilmente. Play Rough é o STAB Fairy-type mais forte de Azumarill e, em +6, livra-se de quase qualquer ameaça que não o resista. Ele é usado contra adversários mais lentos e resistentes. Além disso, Play Rough sem boost pode nocautear Mega Sableye.

Detalhes do Set
========

Investimentos máximos em Attack e Speed com uma nature Jolly asseguram que Azumarill ataque o mais forte e rápido possível. Uma nature Jolly lhe permite ultrapassar não só Mega Venusaur, podendo atingí-lo com Return, mas também variantes comuns e mais lentas de Mantine, Mandibuzz e Mega Scizor. De forma alternativa, uma nature Adamant permite deixa Aqua Jet o mais forte possível e garante um OHKO em Celesteela se Knock Off estiver em +6, bem como lhe permite dar OHKO em Porygon2 com Play Rough em +6. Os 4 EVs remanescentes foram colocados em HP para lhe dar um valor par, permitindo-lhe imediatamente comer sua Sitrus Berry após usar Belly Drum com HP cheio. O benefício de Sitrus Berry é deixar o slot de Z-Move livre para outro companheiro de equipe, como Tapu Bulu ou Tapu Koko.

Dicas de Uso
========

Azumarill deve ser usado como um sweeper de mid- a late-game após seus checks serem eliminados ou desgastados ao alcance de seus ataques. Visto que Belly Drum corta seu HP pela metade, ele não deve tomar nenhum dano se possível e evitar qualquer tipo de condição de status, como poison, burn e paralysis, já que elas podem impedir o progresso do sweep. Sem Normalium Z, Belly Drum Azumarill precisa ser ainda mais cuidadoso e não deve tomar nenhum dano caso possível, visto que, se ele ficar com pouco HP, não vai conseguirá fazer setup. Com o suporte de dual screens, Azumarill pode usar Belly Drum mais seguramente. Azumarill também pode fazer setup livremente em Pokémon a que ele faz wall, uma vez que já sairão de campo. Aqua Jet é o principal golpe de Azumarill e deve ser utilizado para vencer Pokémon mais rápidos após o uso de Belly Drum. Azumarill também pode ser usado mais cedo se o Pokémon oponente estiver muito enfraquecido e puder ser retirado de campo com Aqua Jet. Além disso, se puder remover itens essenciais com Knock Off, Azumarill também pode ser enviado mais cedo. Return em Jolly Azumarill é especificamente usado para derrubar Mega Venusaur, podendo ultrapassá-lo e dar OHKO nele com Stealth Rock em campo.

Opções de Equipe
========

Klefki pode ser um dos companheiros de equipe mais fundamentais, já que pode usar ambos Reflect e Light Screen, distribuir paralysis com Thunder Wave, colocar Spikes em campo para quebrar potenciais Focus Sash e Sturdy e enfraquecer a equipe adversária, auxiliando Azumarill a fazer sweep. Klefki também pode levar Foul Play, que pune Mega Scizor ou qualquer outro Pokémon que tente fazer setup com Swords Dance. Tapu Bulu não só pode fazer switch in em golpes Electric-type, que ameaçam Azumarill, mas também cuidar de Water-types bulky, principalmente Pokémon com Water Absorb que fazem check a Azumarill, como Seismitoad e Mantine. Visto que Azumarill está usando Sitrus Berry, Tapu Bulu também pode levar um Z-Move, All-Out-Pummeling ou Continental Crush, que aumenta seu potencial de wallbreak e lhe permite derrubar Pokémon que de outra forma não derrotaria tão facilmente. Tapu Bulu também fornece Grassy Terrain, que fornece recovery passivo a Azumarill. Tapu Koko também é um grande companheiro de equipe, uma vez que pode se livrar de Pokémon que ameaçam Azumarill, como Keldeo, Gyarados e Suicune. Ele também pode se livrar de ameaças que Azumarill não é capaz de ultrapassar e dar KO, como variantes rápidas de Mantine e Mandibuzz. Clefable dá apoio com Stealth Rock para enfraquecer ainda mais a equipe oponente e quebrar Sturdy e Focus Sash de Pokémon em contato com o chão. Com Babiri Berry e Fire Blast, Clefable pode não só pode servir como um check de Mega Scizor, que pode abrir uma oportunidade para Azumarill fazer sweep, mas também enfraquecer seriamente Ferrothorn. Ela também pode usar Thunder Wave para diminuir a Speed de ameaças, permitindo que Azumarill as ultrapasse. Mega Diancie é um forte mixed attacker que pode derrotar Pokémon com Unaware, como Quagsire, com os quais Azumarill tem dificuldades de vencer. Mega Diancie também devolve potenciais hazards e status com a ability Magic Bounce. Mimikyu é um grande companheiro de equipe para Azumarill, já que ambos compartilham os mesmos checks. Por exemplo, Azumarill pode quebrar Focus Sash de Alakazam para possibilitar um sweep de late-game para Mimikyu ou vice-versa. Mimikyu também pode vencer Latios, Latias, Celebi e Jirachi, contra os quais Azumarill tem dificuldade em fazer sweep (A: pedi ajuda para confirmar algo neste trecho, mas da maneira como estava achei bem solto. Pude confirmar esta informação e o que diria na análise seria em tese isso).

[SET]
name: Perish Trap (Water)
move 1: Perish Song
move 2: Whirlpool
move 3: Rest
move 4: Protect
item: Leftovers
ability: Sap Sipper
nature: Calm
evs: 252 HP / 4 Def / 252 SpD

Moves
========

Perish Song permite que Azumarill remova qualquer alvo que não consiga fazer switch. Para fazer Perish Song confiavelmente, Whirlpool impede que Pokémon saiam de campo, garantido que eles levem KO. Já que Azumarill precisa tomar pelo menos um ou dois golpes para colocar sua armadilha, Rest o mantém saudável e lhe permite fazer Perish trap em walls facilmente, curando suas condições de status e recuperando seu HP, prevenindo envenená-lo permanentemente com Toxic ou prejudicá-lo seriamente. Protect lhe permite gastar um turno de Perish Song e também fazer scout em Pokémon usando itens Choice, enquanto lhe dá mais um turno de recovery de Leftovers, que pode ser a diferença entre sobreviver ou levar KO de um atacante poderoso.

Detalhes do Set
========

Sap Sipper faz Azumarill ser imune a golpes Grass-type, que é uma imunidade valiosa a equipes Water, já que são naturalmente fracas a Grass. Uma distribuição de EVs 252 HP / 4 Def / 252 SpD com uma nature Calm maximiza seu special bulk, permitindo-lhe encarar uma grande quantidade de special attackers incluindo Mega Charizard Y e até Mega Venusaur. Uma distribuição de EVs maximizando seu physical bulk pode ser usado para minimizar o dano tomado de Tapu Bulu, mas isso o faz ser menos confiável de forma geral. Leftovers lhe dá um recovery passivo, aumentando sua habilidade de fazer Perish Trap confiavelmente.

Dicas de Uso
========

O recurso mais precioso de Azumarill é seu HP. Caso esteja com ele completo, pode derrubar até Mega Venusaur. Por isso é essencial que Azumarill apenas tome dano quando for necessário para fazer Perish trap e deve fazer switch in principalmente em walls como Chansey e Slowbro, já que raramente são capazes de vencer Azumarill graças a Rest. Até Pokémon ofensivos podem ser vencidos caso Azumarill resista a seus principais ataques, no entanto, tipicamente será preciso fazer uma switch livre nessas ameaças para prendê-las adequadamente. Uma vez que está em campo de forma segura, Azumarill deve quase sempre usar Whirlpool imediatamente para prender ou o alvo ou qualquer Pokémon que faça switch in. Fazendo isso, Azumarill reduz previsões necessárias se um Pokémon diferente do que se esperava entrar em campo. O dano residual de Whirlpool também pode enfraquecer lentamente ameaçavas ofensivas quando com Protect, então essa é uma alternativa viável caso Azumarill dificilmente consiga ter tempo para fazer Perish Trap. Perish Song deve ser usado sempre que estiver seguro após prender um alvo. A quantidade de turnos que Whirlpool prende vária, mas ele sempre consegue durar no mínimo quatro turnos, sendo importante usar Perish Song o mais cedo possível. Quando Perish Song estiver ativo, Protect e Rest devem ser usados para gastar seus turnos. Desde que Azumarill não leve 2HKO, ele pode prender qualquer Pokémon usando Perish Song, Protect e Rest nessa ordem. Contra equipes balance e stall, Azumarill deve usar Rest livremente até mesmo se Perish Song não estiver ativo ainda, que pode facilmente gastar seus turnos de sleep em walls que não podem tocá-lo, finalizando-as prendendo-as mais tarde.

Opções de Equipe
========

Pokémon com imunidade a golpes Electric-type, como Quagsire e Lanturn, são essenciais, pois recebem golpes que Azumarill não consegue. Lanturn é especialmente útil, já que pode usar Heal Bell para curar Azumarill de condições de status e usar Volt Switch para ser um pivot lento para Azumarill entrar em campo de forma segura. A grande quantidade de HP de Alomomola significa que ela pode passar Wishes massivos, oferecendo uma recuperação muito bem-vinda sem depender de Rest. Usuários de Entry Hazards apreciam Azumarill para prender e remover Defoggers e spinner. Por sua vez, hazards enfraquecem as switch-ins de Azumarill. Toxapex é particularmente útil, visto que não só Toxic Spikes prejudica Pokémon como Volcanion e Cradily, que não podem ser presos, mas também apoia Azumarill por fazer check a Poison-types. Pivots de todas as formas deixam mais fácil trazer Azumarill ao campo, fazendo Pokémon com VoltTurn como Choice Scarf Greninja e Rotom-W grandes companheiros de equipe. Setup sweepers como Mega Gyarados tem muito mais facilidade fazendo sweep em times se seus checks são removidos por Azumarill. Suicune e Mega Slowbro são dois bons exemplos de potentes ameaças de setup defensivas capazes de executar suas tarefas mais facilmente com o suporte de Azumarill. Enquanto Azumarill é bastante capaz de romper a maioria das walls, wallbreakers como Keldeo ainda são úteis para vencer Pokémon imunes a Water ou stallbreakers com que Azumarill tem dificuldades, como Gliscor.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Fairy
--------

Figy Berry também é uma opção ao invés de Sitrus Berry, já que ela vai ativar quando Azumarill estiver com 25% de HP ou menos e restaurar seu HP em 50%. Entretanto, caso a quantidade de HP não seja 25% ou menos, ela não vai ser ativada, então Azumarill não vai recuperar seu HP e ficará muito enfraquecido.

Water
--------

Toxic é uma opção de nicho no lugar de Protect para prejudicar Pokémon imunes a Water e Ghost-types que não podem ser presos, como Volcanion e Gourgeist-XL. Entretanto, ele é muito menos útil fora de um pequeno grupo de ameaças no geral, Azumarill Choice Band é um wallbreaker muito poderoso com Huge Power, mas a pouca Speed de Azumarill o deixa dependente de Aqua Jet e tende a ser incapaz de romper walls perigosas para Water. Belly Drum e Huge Power com Sitrus Berry ou Normalium Z podem fazer Azumarill um sweeper decente que vence várias equipes por surpresa, mas costuma haver melhores usuários de Z-Move para equipes Water e falta o suporte necessário para Azumarill ser efetivo.

Checks e Counters
===================

Fairy
--------

**Walls Rápidas**: Mega Venusaur, Rotom-W e Celebi podem tomar um Aqua Jet com boosts e dar KO em Azumarill em retorno com seus STABs super efetivos. Entretanto, os dois primeiros devem ser cautelosos por serem ultrapassados e levarem KO por sets de Jolly Azumarill.

**Usuários de Haze**: Mantine ultrapassa Adamant Azumarill e para ele com Haze, Toxapex pode aguentar um único ataque de Azumarill e remover seus boosts.

**Pokémon Ofensivos Resistentes a Water**: Latios, Tapu Bulu e Gyarados podem aguentar um Aqua Jet com boosts e dar KO em Azumarill em retorno.

**Status**: Todas as condições de status são extremamente prejudiciais para Azumarill. Burn previne que rompa walls, paralysis previne que Jolly Azumarill ultrapasse e dê KO em walls e poison facilmente o enfraquece.

Water
--------

**Electric-types**: Electric-types como Tapu Koko e Thundurus geralmente são capazes de dar OHKO ou 2HKO em Azumarill com seus STABs. Eles também tendem a carregar Volt Switch, permitindo que escapem de Azumarill se forem incapazes de o derrotar.

**Poison-types Ofensivos**: Poison-types ofensivos, como Nihilego, normalmente derrotam Azumarill com seus ataques super efetivos.

**Taunt**: Taunt para completamente Azumarill, já que impede o uso de Perish Song e Rest. Usuários como Gliscor e Mew são capazes de enfraquecer lentamente Azumarill.

**Pokémon Imunes a Water e Ghost-types**: Pokémon imune a Water e Ghost-types, como Mantine e Mimikyu, não podem ser presos por Whirlpool, o que significa que Perish Song não é uma maneira viável para lhes dar KO. Se Azumarill não carrega Toxic, não tocará nesses Pokémon; em alguns casos, como contra Mega Sableye, ele não vai conseguir vencer nem mesmo com Toxic.

**Wallbreakers**: Azumarill precisa gastar os turnos de Perish Song. Particularmente wallbreakers poderosos como Diggersby são muito fortes para Azumarill tomar golpes, significando que são checks efetivos.

**U-turn e Volt Switch**: Pokémon com U-turn ou Volt Switch como Mega Scizor e Cobalion podem fazer pivot em Azumarill, escapando da armadilha de Whirlpool e Perish Song.

[CREDITS]
- Written by: [[Eien, 100418], [Splashbrutha, 437289]
- Translated by: [[Tico Meu, 413994]]
- Grammar checked by: [[Randomnick, 321109], [Repu, 304761]]
- Quality control by: [[Vid, 239907], [Eien, 100418], [terrors, 279058], [Misaka Mikoto, 240960], [Moosical, 215618], [iLlama, 296591], [maroon, 305839], [Kev, 314540], [Havens, 391540]]


Copy-paste & https://www.diffchecker.com/fcofsKml:

[OVERVIEW]

Fairy
========

O fantástico Attack graças a Huge Power, o grande potencial de setup com Belly Drum + Normalium Z e a prioridade em Aqua Jet permitem que Azumarill represente uma ameaça massiva a ambas equipes balance e offense. De maneira alternativa, pode usar Sitrus Berry no set de Belly Drum a fim de deixar o slot de Z-Move livre para outro membro da equipe. Isso também força o oponente a precisar adivinhar qual Pokémon é o potencial usuário de Z-Move. Azumarill também tem usos fora de sua capacidade de sweep, sendo capaz de fornecer utilidade com Knock Off para prejudicar Pokémon como Chansey e podendo fazer revenge kill com Aqua Jet em ameaças como Nihilego. A Speed do coelho d'água pode ser maximizada com uma nature Jolly para virar o matchup contra Poison, permitindo-lhe ultrapassar a barreira massiva que é Mega Venusaur e lidar com outros seus possíveis checks, como Rotom-W e Mantine. Entretanto, mesmo com a nature Jolly, sua baixa Speed o faz depender de Aqua Jet para remover ameaças rápidas, o que não vai sempre funcionar contra Pokémon ofensivos como Latios e Tapu Bulu. Azumarill tem problemas ao fazer sweep independente da nature que usa: Adamant Azumarill tem grandes dificuldades em romper cores defensivos achados em tipos como Flying e Electric devido à sua incapacidade de ultrapassar e remover walls como Mantine, enquanto Jolly Azumarill falha em dar OHKO em walls predominantes como Celesteela.

Water
========

Azumarill é único em ter uma imunidade a ataques Grass-type graças a sua ability Sap Sipper, dando-lhe um nicho especial em times Water. Seu tipo Fairy traz a muito apreciada imunidade a Dragon assim como uma resistência a Dark muito bem-vinda, permitindo-lhe fazer check a Pokémon como Hydreigon facilmente com seu bulk aceitável. Seu acesso a ambos Perish Song e Whirlpool lhe permitem agir como um Perish trapper, prendendo e removendo várias das walls com que Water odeia lidar, como Chansey, Toxapex e Ferrothorn. Como resultado, o coelho d'água se encaixa em ambas equipes balance e stall, servindo como um ótimo stallbreaker e tank. No entanto, ele drena muito momentum, o que significa que mesmo se times ofensivos precisarem de seu suporte para vencer certas walls, como Mega Venusaur, é passivo demais para ser usado. Sua única forma de recovery é Rest, que é pouco confiável quando tenta prender Pokémon que não são walls e apenas agrava os problemas com momentum. Azumarill é também muito unidimensional e usa uma estratégia previsível, então pode ser meio difícil prender precisamente os Pokémon pretendidos. Infelizmente, enquanto é muito útil, seu tipo Fairy o torna fraco a Poison, que é um matchup contra o qual Water tende a ter dificuldade, agravando um problema de equipe.

[SET]
name: Belly Drum (Fairy)
move 1: Belly Drum
move 2: Aqua Jet
move 3: Knock Off
move 4: Play Rough / Return
item: Normalium Z
ability: Huge Power
nature: Adamant / Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Belly Drum permite que Azumarill maximize seu Attack a níveis ameaçadores. Aqua Jet diminui o problema de Speed baixa, derrubando Pokémon mais rápidos, como Volcarona e Zapdos, que, caso contrário, ameaçariam-no. Knock Off é bom contra equipes Steel, removendo Celesteela após um ligeiro dano residual assim como remove Ferrothorn. Play Rough é o golpe preferível nos sets Adamant, já que ele vai ser mais lento do que alvos de Return, como Mega Venusaur, significando que o STAB mais forte será um diferencial contra Pokémon como Porygon2. Por outro lado, Return é extremamente essencial para Jolly Azumarill derrubar Mega Venusaur com um pequeno dano residual, sendo que senão ele seria parado e removido com um dos STABs de Mega Venusaur.

Detalhes do Set
========

Huge Power dobra o Attack de Azumarill. 252 EVs investidos em Attack e 252 EVs investidos em Speed maximizam o poder e a velocidade de Azumarill; o investimento em Speed, em particular, permite-lhe ultrapassar Klefki e Mega Scizor defensivo. Os 4 EVs investidos em Special Defense são usados para prevenir que Porygon2 aumente seu Special Attack com o boost de Download. Uma nature Adamant maximiza o Attack de Azumarill, enquanto Jolly ultrapassa checks como Mega Venusaur e Mantine. Normalium Z pode servir para fazer setup contra quase qualquer oponente por encher completamente o HP de Azumarill antes de ser cortado pela metade por Belly Drum.

Dicas de Uso
========

Z-Belly Drum não vai cortar pela metade o HP de Azumarill caso ele já esteja com +6 Attack, mas continuará a restaurar completamente seu HP. Então, caso esteja contra um atacante extremamente fraco ou Choice-locked em um golpe resistido, use Z-Belly Drum após um boost de Belly Drum para se recuperar de forma segura. Jolly Azumarill faz counter em equipes Poison e Steel, então, certifique-se de maximizar suas chances e espere o momento certo para realizar um sweep. Por exemplo, aumente suas chances de ganhar apoiando Azumarill com Spikes e dual screens de Klefki e Stealth Rock de Mega Diancie. Além disso, busque enfraquecer times Poison com Psychic Mega Diancie e Swords Dance + Zen Headbutt Tapu Bulu antes de tentar fazer um setup e sweep com Azumarill. De forma similar, contra equipes Steel, enfraqueça Pokémon como Ferrothorn e Celesteela com companheiros de equipe como Fire Blast + Babiri Berry Clefable antes de fazer setup com Azumarill. Enfraqueça respostas defensivas, como Rotom-W, ao alcance dos ataques de Azumarill antes de tentar fazer sweep, visto que Azumarill não fará nada caso utilize Belly Drum enquanto grandes obstáculos estiverem no caminho. O coelho d'água não deve ser categorizado apenas como um sweeper, já que Knock Off dá grande suporte; para dar um exemplo específico, Azumarill é um bom lead contra equipes Flying, forçando Gliscor a sair e prevenindo que Poison Heal seja ativo, permitindo que Mega Diancie lhe dê 2HKO ou enfraqueça respostas, como Celesteela, para companheiros de equipe, como Mimikyu. Knock Off Azumarill é um dos únicos jeitos que Fairy tem para prejudicar Alolan Muk. Evite qualquer tipo de condição de status, visto que todos prejudicam o potencial de fazer sweep de Azumarill. Remova phazers como Mantine antes de fazer setup.

Opções de Equipe
========

Klefki fornece apoio com dual screens e Spikes, facilitando sweeps de Azumarill. Tapu Koko e Mega Diancie são ótimos wallbreakers, enfraquecendo ou tirando Pokémon problemáticos, além de Mega Diancie oferecer suporte com Stealth Rock. Swords Dance + Zen Headbutt Tapu Bulu enfraquece equipes Poison, deixando muito mais fácil para Azumarill fazer um sweep de late-game. Sticky Web Ribombee lhe permite ultrapassar checks como Mega Venusaur com investimento em Speed. Mimikyu é bom para lidar com equipes Psychic e vencer Pokémon como Celebi, Latias e Latios, os quais fazem check a Azumarill. Babiri Berry + Fire Blast Clefable proporciona apoio com Stealth Rock e pode retirar checks como Mega Scizor.

[SET]
name: Sitrus Berry + Belly Drum (Fairy)
move 1: Belly Drum
move 2: Aqua Jet
move 3: Knock Off
move 4: Return / Play Rough
item: Sitrus Berry
ability: Huge Power
nature: Jolly / Adamant
evs: 4 HP / 252 Atk / 252 Spe

Moves
========

Belly Drum permite que Azumarill maximize seu Attack, aumentando-o a níveis astronômicos. Aqua Jet compensa a sua Speed insatisfatória, também lhe permitindo fazer sweep no late-game após a equipe adversária estar enfraquecida. Knock Off não só atinge Steel-types bulky, como Ferrothorn, Celeestela e Skarmory, mas também fornece utilidade ao remover itens, como Eviolite de Chansey e Porygon2. Return é usado junto de uma nature Jolly a fim de ultrapassar Mega Venusaur e lhe dar OHKO após o dano de Stealth Rock, assim como atinge Toxapex muito mais facilmente. Play Rough é o STAB Fairy-type mais forte de Azumarill e, em +6, livra-se de quase qualquer ameaça que não o resista. Ele é usado contra adversários mais lentos e resistentes. Além disso, Play Rough sem boost pode nocautear Mega Sableye.

Detalhes do Set
========

Investimentos máximos em Attack e Speed com uma nature Jolly asseguram que Azumarill ataque o mais forte e rápido possível. Uma nature Jolly lhe permite ultrapassar não só Mega Venusaur, podendo atingí-lo com Return, mas também variantes comuns e mais lentas de Mantine, Mandibuzz e Mega Scizor. De forma alternativa, uma nature Adamant permite deixa Aqua Jet o mais forte possível e garante um OHKO em Celesteela se Knock Off estiver em +6, bem como lhe permite dar OHKO em Porygon2 com Play Rough em +6. Os 4 EVs remanescentes foram colocados em HP para lhe dar um valor par, permitindo-lhe imediatamente comer sua Sitrus Berry após usar Belly Drum com HP cheio. O benefício de Sitrus Berry é deixar o slot de Z-Move livre para outro companheiro de equipe, como Tapu Bulu ou Tapu Koko.

Dicas de Uso
========

Azumarill deve ser usado como um sweeper de mid- a late-game após seus checks serem eliminados ou desgastados ao alcance de seus ataques. Visto que Belly Drum corta seu HP pela metade, ele não deve tomar nenhum dano se possível e evitar qualquer tipo de condição de status, como poison, burn e paralysis, já que elas podem impedir o progresso do sweep. Sem Normalium Z, Belly Drum Azumarill precisa ser ainda mais cuidadoso e não deve tomar nenhum dano caso possível, visto que, se ele ficar com pouco HP, não vai conseguirá fazer setup. Com o suporte de dual screens, Azumarill pode usar Belly Drum mais seguramente. Azumarill também pode fazer setup livremente em Pokémon a que ele faz wall, uma vez que já sairão de campo. Aqua Jet é o principal golpe de Azumarill e deve ser utilizado para vencer Pokémon mais rápidos após o uso de Belly Drum. Azumarill também pode ser usado mais cedo se o Pokémon oponente estiver muito enfraquecido e puder ser retirado de campo com Aqua Jet. Além disso, se puder remover itens essenciais com Knock Off, Azumarill também pode ser enviado mais cedo. Return em Jolly Azumarill é especificamente usado para derrubar Mega Venusaur, podendo ultrapassá-lo e dar OHKO nele com Stealth Rock em campo.

Opções de Equipe
========

Klefki pode ser um dos companheiros de equipe mais fundamentais, já que pode usar ambos Reflect e Light Screen, distribuir paralysis com Thunder Wave, colocar Spikes em campo para quebrar potenciais Focus Sash e Sturdy e enfraquecer a equipe adversária, auxiliando Azumarill a fazer sweep. Klefki também pode levar Foul Play, que pune Mega Scizor ou qualquer outro Pokémon que tente fazer setup com Swords Dance. Tapu Bulu não só pode fazer switch in em golpes Electric-type, que ameaçam Azumarill, mas também cuidar de Water-types bulky, principalmente Pokémon com Water Absorb que fazem check a Azumarill, como Seismitoad e Mantine. Visto que Azumarill está usando Sitrus Berry, Tapu Bulu também pode levar um Z-Move, All-Out-Pummeling ou Continental Crush, que aumenta seu potencial de wallbreak e lhe permite derrubar Pokémon que de outra forma não derrotaria tão facilmente. Tapu Bulu também fornece Grassy Terrain, que fornece recovery passivo a Azumarill. Tapu Koko também é um grande companheiro de equipe, uma vez que pode se livrar de Pokémon que ameaçam Azumarill, como Keldeo, Gyarados e Suicune. Ele também pode se livrar de ameaças que Azumarill não é capaz de ultrapassar e dar KO, como variantes rápidas de Mantine e Mandibuzz. Clefable dá apoio com Stealth Rock para enfraquecer ainda mais a equipe oponente e quebrar Sturdy e Focus Sash de Pokémon em contato com o chão. Com Babiri Berry e Fire Blast, Clefable pode não só pode servir como um check de Mega Scizor, que pode abrir uma oportunidade para Azumarill fazer sweep, mas também enfraquecer seriamente Ferrothorn. Ela também pode usar Thunder Wave para diminuir a Speed de ameaças, permitindo que Azumarill as ultrapasse. Mega Diancie é um forte mixed attacker que pode derrotar Pokémon com Unaware, como Quagsire, com os quais Azumarill tem dificuldades de vencer. Mega Diancie também devolve potenciais hazards e status com a ability Magic Bounce. Mimikyu é um grande companheiro de equipe para Azumarill, já que ambos compartilham os mesmos checks. Por exemplo, Azumarill pode quebrar Focus Sash de Alakazam para possibilitar um sweep de late-game para Mimikyu ou vice-versa. Mimikyu também pode vencer Latios, Latias, Celebi e Jirachi, contra os quais Azumarill tem dificuldade em fazer sweep.

[SET]
name: Perish Trap (Water)
move 1: Perish Song
move 2: Whirlpool
move 3: Rest
move 4: Protect
item: Leftovers
ability: Sap Sipper
nature: Calm
evs: 252 HP / 4 Def / 252 SpD

Moves
========

Perish Song permite que Azumarill remova qualquer alvo que não consiga fazer switch. Para fazer Perish Song confiavelmente, Whirlpool impede que Pokémon saiam de campo, garantido que eles levem KO. Já que Azumarill precisa tomar pelo menos um ou dois golpes para colocar sua armadilha, Rest o mantém saudável e lhe permite fazer Perish trap em walls facilmente, curando suas condições de status e recuperando seu HP, prevenindo envenená-lo permanentemente com Toxic ou prejudicá-lo seriamente. Protect lhe permite gastar um turno de Perish Song e também fazer scout em Pokémon usando itens Choice, enquanto lhe dá mais um turno de recovery de Leftovers, que pode ser a diferença entre sobreviver ou levar KO de um atacante poderoso.

Detalhes do Set
========

Sap Sipper faz Azumarill ser imune a golpes Grass-type, que é uma imunidade valiosa a equipes Water, já que são naturalmente fracas a Grass. Uma distribuição de EVs 252 HP / 4 Def / 252 SpD com uma nature Calm maximiza seu special bulk, permitindo-lhe encarar uma grande quantidade de special attackers incluindo Mega Charizard Y e até Mega Venusaur. Uma distribuição de EVs maximizando seu physical bulk pode ser usado para minimizar o dano tomado de Tapu Bulu, mas isso o faz ser menos confiável de forma geral. Leftovers lhe dá um recovery passivo, aumentando sua habilidade de fazer Perish Trap confiavelmente.

Dicas de Uso
========

O recurso mais precioso de Azumarill é seu HP. Caso esteja com ele completo, pode derrubar até Mega Venusaur. Por isso é essencial que Azumarill apenas tome dano quando for necessário para fazer Perish trap e deve fazer switch in principalmente em walls como Chansey e Slowbro, já que raramente são capazes de vencer Azumarill graças a Rest. Até Pokémon ofensivos podem ser vencidos caso Azumarill resista a seus principais ataques, no entanto, tipicamente será preciso fazer uma switch livre nessas ameaças para prendê-las adequadamente. Uma vez que está em campo de forma segura, Azumarill deve quase sempre usar Whirlpool imediatamente para prender ou o alvo ou qualquer Pokémon que faça switch in. Fazendo isso, Azumarill reduz previsões necessárias se um Pokémon diferente do que se esperava entrar em campo. O dano residual de Whirlpool também pode enfraquecer lentamente ameaçavas ofensivas quando com Protect, então essa é uma alternativa viável caso Azumarill dificilmente consiga ter tempo para fazer Perish Trap. Perish Song deve ser usado sempre que estiver seguro após prender um alvo. A quantidade de turnos que Whirlpool prende vária, mas ele sempre consegue durar no mínimo quatro turnos, sendo importante usar Perish Song o mais cedo possível. Quando Perish Song estiver ativo, Protect e Rest devem ser usados para gastar seus turnos. Desde que Azumarill não leve 2HKO, ele pode prender qualquer Pokémon usando Perish Song, Protect e Rest nessa ordem. Contra equipes balance e stall, Azumarill deve usar Rest livremente até mesmo se Perish Song não estiver ativo ainda, já que pode facilmente gastar seus turnos de sleep em walls que não podem tocá-lo, finalizando-as prendendo-as mais tarde.

Opções de Equipe
========

Pokémon com imunidade a golpes Electric-type, como Quagsire e Lanturn, são essenciais, pois recebem golpes que Azumarill não consegue. Lanturn é especialmente útil, já que pode usar Heal Bell para curar Azumarill de condições de status e usar Volt Switch para ser um pivot lento para Azumarill entrar em campo de forma segura. A grande quantidade de HP de Alomomola significa que ela pode passar Wishes massivos, oferecendo uma recuperação muito bem-vinda sem depender de Rest. Usuários de Entry Hazards apreciam Azumarill para prender e remover Defoggers e spinner. Por sua vez, hazards enfraquecem as switch-ins de Azumarill. Toxapex é particularmente útil, visto que não só Toxic Spikes prejudica Pokémon como Volcanion e Cradily, que não podem ser presos, mas também apoia Azumarill por fazer check a Poison-types. Pivots de todas as formas deixam mais fácil trazer Azumarill ao campo, fazendo Pokémon com VoltTurn como Choice Scarf Greninja e Rotom-W grandes companheiros de equipe. Setup sweepers como Mega Gyarados tem muito mais facilidade fazendo sweep em times se seus checks são removidos por Azumarill. Suicune e Mega Slowbro são dois bons exemplos de potentes ameaças de setup defensivas capazes de executar suas tarefas mais facilmente com o suporte de Azumarill. Enquanto Azumarill é bastante capaz de romper a maioria das walls, wallbreakers como Keldeo ainda são úteis para vencer Pokémon imunes a Water ou stallbreakers com que Azumarill tem dificuldades, como Gliscor.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Fairy
--------

Figy Berry também é uma opção ao invés de Sitrus Berry, já que ela vai ativar quando Azumarill estiver com 25% de HP ou menos e restaurar seu HP em 50%. Entretanto, caso a quantidade de HP não seja 25% ou menos, ela não vai ser ativada, então Azumarill não vai recuperar seu HP e ficará muito enfraquecido.

Water
--------

Toxic é uma opção de nicho no lugar de Protect para prejudicar Pokémon imunes a Water e Ghost-types que não podem ser presos, como Volcanion e Gourgeist-XL. Entretanto, ele é muito menos útil fora de um pequeno grupo de ameaças no geral, Azumarill Choice Band é um wallbreaker muito poderoso com Huge Power, mas a pouca Speed de Azumarill o deixa dependente de Aqua Jet e tende a ser incapaz de romper walls perigosas para Water. Belly Drum e Huge Power com Sitrus Berry ou Normalium Z podem fazer Azumarill um sweeper decente que vence várias equipes por surpresa, mas costuma haver melhores usuários de Z-Move para equipes Water e falta o suporte necessário para Azumarill ser efetivo.

Checks e Counters
===================

Fairy
--------

**Walls Rápidas**: Mega Venusaur, Rotom-W e Celebi podem tomar um Aqua Jet com boosts e dar KO em Azumarill em retorno com seus STABs super efetivos. Entretanto, os dois primeiros devem ser cautelosos por serem ultrapassados e levarem KO por sets de Jolly Azumarill.

**Usuários de Haze**: Mantine ultrapassa Adamant Azumarill e para ele com Haze, Toxapex pode aguentar um único ataque de Azumarill e remover seus boosts.

**Pokémon Ofensivos Resistentes a Water**: Latios, Tapu Bulu e Gyarados podem aguentar um Aqua Jet com boosts e dar KO em Azumarill em retorno.

**Status**: Todas as condições de status são extremamente prejudiciais para Azumarill. Burn previne que rompa walls, paralysis previne que Jolly Azumarill ultrapasse e dê KO em walls e poison facilmente o enfraquece.

Water
--------

**Electric-types**: Electric-types como Tapu Koko e Thundurus geralmente são capazes de dar OHKO ou 2HKO em Azumarill com seus STABs. Eles também tendem a carregar Volt Switch, permitindo que escapem de Azumarill se forem incapazes de o derrotar.

**Poison-types Ofensivos**: Poison-types ofensivos, como Nihilego, normalmente derrotam Azumarill com seus ataques super efetivos.

**Taunt**: Taunt para completamente Azumarill, já que impede o uso de Perish Song e Rest. Usuários como Gliscor e Mew são capazes de enfraquecer lentamente Azumarill.

**Pokémon Imunes a Water e Ghost-types**: Pokémon imune a Water e Ghost-types, como Mantine e Mimikyu, não podem ser presos por Whirlpool, o que significa que Perish Song não é uma maneira viável para lhes dar KO. Se Azumarill não carrega Toxic, não tocará nesses Pokémon; em alguns casos, como contra Mega Sableye, ele não vai conseguir vencer nem mesmo com Toxic.

**Wallbreakers**: Azumarill precisa gastar os turnos de Perish Song. Particularmente wallbreakers poderosos como Diggersby são muito fortes para Azumarill tomar golpes, significando que são checks efetivos.

**U-turn e Volt Switch**: Pokémon com U-turn ou Volt Switch como Mega Scizor e Cobalion podem fazer pivot em Azumarill, escapando da armadilha de Whirlpool e Perish Song.

[CREDITS]
- Written by: [[Eien, 100418], [Splashbrutha, 437289]
- Translated by: [[Tico Meu, 413994]]
- Grammar checked by: [[Randomnick, 321109], [Repu, 304761]]
- Quality control by: [[Vid, 239907], [Eien, 100418], [terrors, 279058], [Misaka Mikoto, 240960], [Moosical, 215618], [iLlama, 296591], [maroon, 305839], [Kev, 314540], [Havens, 391540]]
 

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top