OU Ash-Greninja

Status
Not open for further replies.
https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/greninja-ash/

Visão Geral

Ash-Greninja é um ótimo Pokémon, já que sua excelente tipagem ofensiva combina-se com seu Special Attack monstruoso e sua Speed para torná-lo um perigoso atacante capaz de dizimar equipes ofensivas. Isso é ainda mais aprimorado por seu acesso a Water Shuriken, um dos mais fortes moves de prioridade do jogo se Battle Bond for ativada. Entretanto, até que derrote alguma coisa, Greninja permanece em sua forma base medíocre, a qual funcionalmente não possui uma ability. Isso significa que ele pode ter muita dificuldade para passar por Pokémon defensivos comuns como Toxapex, Ferrothorn e Assault Vest Magearna. Greninja também é frágil, significando que é muito difícil para ele dar switch-in até mesmo em fortes golpes resistidos de forma consistente.

[SET]
name: Offensive
move 1: Hydro Pump
move 2: Dark Pulse
move 3: Water Shuriken
move 4: Spikes
item: Choice Specs / Waterium Z
ability: Battle Bond
nature: Timid
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

Moves

Hydro Pump é o ataque mais poderoso de Greninja, causando dano pesado em alvos neutros e sendo capaz de pressionar Pokémon bulky uma vez que Greninja tenha se transformado. Dark Pulse causa dano neutro ou super efetivo em Pokémon comuns que resistem Water, como Toxapex, Ferrothorn e Latios. Após Battle Bond ser ativada, Water Shuriken torna-se um move de prioridade brutalmente forte que coloca equipes ofensivas sob muita pressão, além de servir como uma alternativa mais precisa contra alvos neutros enfraquecidos e Pokémon fracos a Water. Spikes é uma opção que permite a Greninja punir as tentativas do oponente de trazer respostas defensivas como Toxapex, Tapu Bulu e Magearna por pressioná-los a darem switch-in frente a Greninja um pouco mais tarde na partida. Ice Beam causa dano super efetivo nos Grass-types que impedem Greninja de usar seus STABs Water-type repetidamente sem pensar, sendo seu ataque mais forte contra Assault Vest Tapu Bulu, mas é geralmente uma opção não muito boa levando em conta que ela deixa Greninja sem uma boa forma de punir uma switch de Toxapex ou Assault Vest Magearna.

Detalhes do Set

Battle Bond é o que faz esse set funcionar, dando a Greninja a capacidade de transformar-se em Ash-Greninja assim que conseguir derrotar alguém. Choice Specs incrementa o poder de fogo de Greninja sem enfraquecê-lo com o tempo, o que é importante para garantir uma transformação segura. Investimento máximo em Special Attack e Speed permite a Greninja bater o mais forte possível; uma nature Timid é vital para que Greninja atinja marcas importantes em Speed, como uma Speed tie contra outros Greninja antes de se transformar, para ultrapassar Pokémon com base 110 em Speed independente da forma e para ser mais rápido que Tapu Koko e Weavile após a transformação, além de conseguir um Speed tie com Ash-Greninja adversários após Battle Bond ser ativada. Waterium Z pode ser usado como um ataque potente de uso único para derrotar Pokémon como Magearna, Tapu Lele e Mega Mawile, sendo também uma forma confiável de fechar o jogo sem depender da accuracy que deixa a desejar de Hydro Pump. Waterium Z Ash-Greninja também retém a capacidade de trocar de moves. Isso, no entanto, diminui significativamente o poder geral de Greninja antes de ativar Battle Bond, o que pode tornar mais difícil o ato de derrotar um oponente.

Dicas de Uso

Não use Water Shuriken caso Greninja não tenha se transformado ainda, pois ele é fraco, inconsistente e fácil de punir, a menos que a situação force você a fazê-lo. Se Greninja tiver Spikes, a hora mais oportuna para usá-lo é quando você espera que Pokémon como Toxapex, Tapu Bulu, Magearna ou qualquer outra coisa que receba pouco dano de ambos STABs de Greninja dê switch-in, a fim de pressioná-los mais tarde na partida. Tente jogar de maneira agressiva com Greninja antes de transformá-lo para que ele possa remover alvos enfraquecidos e colher os benefícios que Battle Bond oferece. Traga Greninja ao campo utilizando um usuário lento de VoltTurn ou quando um parceiro de equipe for derrotado, evitando sempre switch ins diretos de modo geral, a não ser que seja absolutamente necessário.

Opções de Equipe

Pokémon que são capazes de eliminar Toxapex e Ferrothorn, como Tapu Koko e Landorus-T para o primeiro e Magnezone para o segundo, são bons parceiros de equipe, visto que Toxapex e Ferrothorn são dois grandes empecilhos para a transformação. Magnezone ajuda a formar um core particularmente potente, já que Ferrothorn é um dos poucos Pokémon que podem punir as tentativas de Ash-Greninja usar Spikes ao usar seus próprios Spikes. Volcarona e Mega Pinsir são parceiros de equipe sólidos pela mesma razão, eliminando Assault Vest Tapu Bulu e outros checks já mencionados. Usuários lentos de VoltTurn como Mega Scizor, Landorus-T e Rotom-W são úteis por garantir que Ash-Greninja chegue a salvo ao campo, com uma menção especial a Pelipper devido a Ash-Greninja ser um elemento poderoso de equipes focadas em rain com seus Hydro Pumps mortíferos, não depender de rain para manter sua excelente Speed tier e possuir moves de prioridade poderosos para facilitar alguns matchups que seriam difíceis para rain, como contra Mega Alakazam ou Aurora Veil hyper offense. Entry hazards de Pokémon como Landorus-T, Heatran e Ferrothorn são úteis para colocar Pokémon bulky sob pressão adicional, o que Greninja aprecia antes e depois de transformar-se; similarmente, wallbreakers como Tapu Lele e Kartana também são capazes de colocar muita pressão sob Pokémon defensivos, consequentemente aumentando a eficácia de Ash-Greninja.

Outras Opções

A maioria das opções não mencionadas não são muito boas em Ash-Greninja. Surf provê um STAB Water-type preciso que funciona como um move intermediário entre Water Shuriken e Hydro Pump e, ao contrário do primeiro, Surf acerta Pokémon que tocam o chão quando Psychic Terrain está ativo. Todavia, Surf acaba sendo redundante na maioria das vezes devido a Water Shuriken cumprir o papel de move Water-type STAB preciso e porque geralmente Ash-Greninja prefere o poder maior de Hydro Pump para ameaçar Pokémon como Mega Sableye com um 2HKO. Work Up permite a Ash-Greninja fazer setup em alguns de seus checks passivos como Toxapex e Gastrodon prevendo um possível Recover, mas na maioria das vezes, ter Spikes como última opção geralmente vale mais a pena. Extrasensory também é uma opção que causa um grande dano em Keldeo, dando a Greninja a possibilidade de transformar-se durante as tentativas de switch-in do pônei, porém falha em conseguir um 2HKO em Toxapex e abdicar de Spikes geralmente não é recomendado. Gunk Shot é um novo move de tutor de Ash-Greninja, sendo extremamente abaixo da média considerando que seu único alvo notável é Assault Vest Tapu Bulu, o qual não é muito comum para justificar o uso do move, além de deixar Ash-Greninja sem forma alguma de punir Toxapex. Taunt é uma opção interessante para ajudar Ash-Greninja a derrotar Toxapex mais facilmente, contudo, deixando-o de mãos atadas contra Tapu Bulu e Ferrothorn.

Checks e Counters

Water-types Bulky: Esses Pokémon significam que Ash-Greninja não pode impensavelmente utilizar Hydro Pump e Water Shuriken tantas vezes como gostaria. Toxapex pode facilmente aguentar alguns Dark Pulses, a não ser que o usuário de Greninja tenha usado múltiplos entry hazards, e sets focados em Special Defense não são terrivelmente propensos a serem vítimas de flinches. Mantine para Ash-Greninja e pode usar Defog para remover Spikes. Gastrodon é imune a Hydro Pump e recebe menos de 40% de dano de Dark Pulse antes de Greninja se transformar, mas Stealth Rock e Spikes podem deixar Gastrodon suscetível a um 2HKO de Dark Pulse.

Grass-types Bulky: Enquanto esses Pokémon estiverem vivos, Greninja não pode disparar seus STABs Water-type repetidamente. Assault Vest Tapu Bulu resiste aos dois STABs de Greninja e consegue um OHKO com Horn Leech, além de não temer o raro Ice Beam graças a Assault Vest. Assault Vest Tangrowth toma muito pouco dano de Dark Pulse e só leva aproximadamente 50% de dano de Ice Beam antes de Greninja se transformar. Mega Venusaur recebe pouco dano dos STABs de Ash-Greninja e não tem medo de Ice Beam graças a Thick Fat, embora sua dependência do baixo PP de Synthesis como forma de recovery e sua vulnerabilidade extrema a Spikes signifiquem que ele é facilmente sobrecarregado.

Keldeo: Keldeo resiste aos dois STABs de Ash-Greninja e não teme Ice Beam. Com Choice Scarf, ele é capaz de ser mais rápido que Greninja e derrotá-lo com Secret Sword; entretanto, as variantes mais raras com Choice Specs e Calm Mind tomam aproximadamente 40% de dano de Hydro Pump, ou seja, ele não pode realizar switch in em Ash-Greninja mais de uma vez.

Pokémon Mais Rápidos: Usuários de Choice Scarf como Kartana e Garchomp conseguem atacar Ash-Greninja antes de ele se mover, embora esses Pokémon tenham que ficar atentos a Water Shuriken. Tapu Koko ultrapassa Greninja antes de ele se transformar e pode derrotá-lo com Thunderbolt ou Volt Switch. Mega Alakazam e Mega Lopunny conseguem dar revenge kill em Ash-Greninja, mas são vulneráveis a Water Shuriken caso tenham recebido dano prévio.

Estratégias Anti-Transformação: De modo geral, Greninja não é incrivelmente forte antes de transformar-se; logo, tomar ações que impeçam-no de transformar-se, como jogar de maneira agressiva com pivots ou usar Pokémon que aguentem seus ataques com facilidade antes da transformação, são boas formas de mantê-lo em xeque.

Prioridade Forte e Não Resistida: Mega Pinsir representa uma grande ameaça com Quick Attack, assim como Mega Medicham com Fake Out, embora um Ash-Greninja saudável consiga aguentar ambos. Zygarde consegue causar um dano pesado com Extreme Speed, que possui uma prioridade maior que Water Shuriken. Dito isso, muitos moves de prioridade comuns — notavelmente Bullet Punch — são resistidas por Greninja e, portanto, não o incomodam, além de poder facilitar o matchup contra usuários de prioridade com Water Shuriken.
 
Last edited:

Danuh

Carpe diem!
is a Smogon Media Contributor Alumnus
GP 1/2
Adicionar/Corrigir
Remover
(Comentários)

Visão Geral

Ash-Greninja é um ótimo Pokémon, já que pois sua excelente tipagem ofensiva combina-se com seu Special Attack monstruoso e sua Speed para torná-lo um perigoso atacante capaz de dizimar equipes ofensivas. Isso é ainda mais aprimorado por seu acesso a Water Shuriken, um dos mais fortes moves de prioridade do jogo se Battle Bond for ativada. Entretanto, até que derrote alguma coisa, Greninja permanece em sua forma base medíocre, a qual funcionalmente não possui uma ability. Isso significa que ele pode ter muita dificuldade para passar por Pokémon defensivos comuns como Toxapex, Ferrothorn e Assault Vest Magearna. Greninja também é frágil, significando que é muito difícil para ele dar switch-in até mesmo em fortes golpes resistidos de forma consistente.

[SET]
name: Offensive Ofensivo
move 1: Hydro Pump
move 2: Dark Pulse
move 3: Water Shuriken
move 4: Spikes
item: Choice Specs / Waterium Z
ability: Battle Bond
nature: Timid
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

Moves

Hydro Pump é o ataque mais forte de Greninja, causando dano pesado em alvos neutros e sendo capaz de pressionar Pokémon bulky uma vez que Greninja tenha se transformado. Dark Pulse causa dano neutro ou super efetivo em Pokémon comuns que resistem Water, como Toxapex, Ferrothorn e Latios. Após Battle Bond ser ativada, Water Shuriken torna-se um move de prioridade brutalmente forte que coloca equipes ofensivas sob muita pressão, além de servir como uma alternativa mas mais precisa contra alvos neutros enfraquecidos e Pokémon fracos a Water. Spikes é uma opção que permite a Greninja (quem permite, permite algo A alguém) punir as tentativas do oponente de trazer respostas defensivas como Toxapex, Tapu Bulu e Magearna por pressioná-los a darem switch-in frente a Greninja um pouco mais tarde na partida. Ice Beam causa dano super efetivo nos Grass-types que impedem Greninja de usar seus STABs Water-type repetidamente sem pensar, sendo seu ataque mais forte contra Assault Vest Tapu Bulu, mas é geralmente uma opção não muito boa levando em conta que ela deixa Greninja sem uma boa forma de punir uma switch de Toxapex ou Assault Vest Magearna.

Detalhes do Set

Battle Bond é o que faz esse set funcionar, dando a Greninja a capacidade de transformar-se em Ash-Greninja assim que conseguir derrotar alguém. Choice Specs incrementa o poder de fogo de Greninja sem enfraquecê-lo com o tempo, o que é importante para garantir uma transformação segura. Investimento máximo em Special Attack e Speed permite a Greninja Greninjar bater o mais forte possível; nature Timid é vital para que Greninja atinja marcas importantes em Speed, como um Speed tie com Greninja adversário antes da transformação, para ultrapassar Pokémon com base 110 em Speed independente da forma e para ser mais rápido que Tapu Koko e Weavile após a transformação, além de conseguir um Speed tie com Ash-Greninja adversários após Battle Bond ser ativada. Waterium Z pode ser usado como um ataque potente de uso único para passar por cima de Pokémon como Magearna, Tapu Lele e Mega Mawile, sendo também uma forma confiável de fazer clean fechar o jogo sem depender da accuracy que deixa a desejar de Hydro Pump. Waterium Z Ash-Greninja também retém a capacidade de trocar de moves. Isso, no entanto, diminui significativamente o poder geral de Greninja antes de ativar Battle Bond, o que pode tornar mais difícil o ato de derrotar um oponente mais difícil.

Dicas de Uso

Não use Water Shuriken caso Greninja não tenha se transformado ainda, pois ele é fraco, inconsistente e fácil de punir, a menos que a situação force você a fazê-lo. Se Greninja tiver Spikes, a hora mais oportuna para usá-lo é quando você espera que Pokémon como Toxapex, Tapu Bulu, Magearna ou qualquer outra coisa que receba pouco dano de ambos STABs de Greninja dê switch-in, a fim de pressioná-los mais tarde na partida. Tente jogar de maneira agressiva com Greninja antes de transformá-lo para que ele possa remover alvos enfraquecidos e colher os benefícios que Battle Bond oferece. Traga Greninja ao campo usando utilizando um usuário lento de VoltTurn ou quando um parceiro de equipe for derrotado, tentando evitando sempre também switch ins (sem hífen) diretos de modo geral, a não ser que seja absolutamente necessário.

Opções de Equipe

Pokémon que são capazes de eliminar Toxapex e Ferrothorn, como Landorus-T para o primeiro e Magnezone para o segundo, são bons parceiros de equipe, (adicionar vírgula) visto que Toxapex e Ferrothorn são dois grandes empecilhos para a transformação. Magnezone ajuda a formar um core particularmente potente, já que Ferrothorn é um dos poucos Pokémon que podem punir as tentativas de Ash-Greninja usar Spikes ao usar seus próprios Spikes. Volcarona e Mega Pinsir são parceiros de equipe sólidos pela mesma razão, eliminando Assault Vest Tapu Bulu e outros checks já mencionados. Usuários lentos de VoltTurn como Mega Scizor, Landorus-T e Rotom-W são úteis por garantir que Ash-Greninja chegue a salvo ao campo, com uma menção especial indo para a Pelipper devido a Ash-Greninja ser um elemento poderoso de equipes focadas em rain com seus Hydro Pumps mortíferos, não depender de rain para manter sua excelente Speed tier e possuir moves de prioridade poderosos para facilitar alguns matchups que seriam difíceis para rain, como contra Mega Alakazam ou Aurora Veil hyper offense. Entry hazards de Pokémon como Landorus-T, Heatran e Ferrothorn são úteis para colocar Pokémon bulky sob pressão adicional, o que Greninja aprecia antes e depois de transformar-se; similarmente, wallbreakers como Tapu Lele e Kartana também são capazes de colocar muita pressão sob Pokémon defensivos, consequentemente aumentando a eficácia de Ash-Greninja.

Outras Opções

A maioria das opções não mencionadas não são muito boas em Ash-Greninja. Surf provê um STAB Water-type preciso que funciona como um move intermediário entre Water Shuriken e Hydro Pump, mas e, ao contrário do primeiro, Surf acerta Pokémon que tocam o chão quando Psychic Terrain está ativo. Todavia, Surf acaba sendo redundante pela maior parte na maioria das vezes devido a Water Shuriken cumprir o papel de move Water-type STAB preciso e porque geralmente Ash-Greninja prefere o poder maior de Hydro Pump para ameaçar Pokémon como Mega Sableye com um 2HKO. Work Up permite a Ash-Greninja fazer setup em alguns de seus checks passivos como Toxapex e Gastrodon prevendo um possível Recover, mas porém mais frequentemente do que nunca, ter Spikes como última opção geralmente vale mais a pena. Extrasensory também é uma opção que causa um dano relevante em Keldeo, dando a Greninja a possibilidade de transformar-se durante as tentativas de switch-in do pônei, porém falha em conseguir um 2HKO em Toxapex e abdicar de Spikes geralmente não é recomendado. Gunk Shot é um novo move de tutor de Ash-Greninja, sendo extremamente abaixo da média considerando que seu único alvo notável é Assault Vest Tapu Bulu, o qual não é muito comum para justificar o uso do move, além de deixar Ash-Greninja sem forma alguma de punir Toxapex. Taunt é uma opção interessante para ajudar Ash-Greninja a derrotar Toxapex mais facilmente, contudo, deixando-o de mãos atadas contra Tapu Bulu e Ferrothorn.

Checks e Counters

Water-types Bulky: Esses Pokémon significam que Ash-Greninja não pode impensavelmente utilizar Hydro Pump e Water Shuriken tantas vezes como gostaria. Toxapex pode facilmente aguentar alguns Dark Pulses, a não ser que o usuário de Greninja tenha usado múltiplos entry hazards, e sets defensivos do lado special não são terrivelmente propensos a serem vítimas de flinches. Mantine faz wall a para Ash-Greninja e pode usar Defog para remover Spikes. Gastrodon é imune a Hydro Pump e recebe menos de 40% de dano de Dark Pulse antes de Greninja se transformar, mas Stealth Rock e Spikes podem colocar deixar Gastrodon ao alcance de suscetível a um 2HKO de Dark Pulse.

Grass-types Bulky: Enquanto esses Pokémon estiverem vivos, Greninja não pode disparar seus STABs Water-type repetidamente. Assault Vest Tapu Bulu resiste aos dois STABs de Greninja e consegue um OHKO com Horn Leech, além de não temer o raro Ice Beam graças a Assault Vest. Assault Vest Tangrowth toma muito pouco dano de Dark Pulse e só toma aproximadamente 50% de dano de Ice Beam antes de Greninja se transformar. Mega Venusaur recebe pouco dano dos STABs de Ash-Greninja e não tem medo de Ice Beam graças a Thick Fat, embora sua dependência do baixo PP de Synthesis como forma de recovery e sua vulnerabilidade extrema a Spikes signifiquem que ele é facilmente sobrecarregado.

Keldeo: Keldeo resiste aos dois STABs de Ash-Greninja e não teme Ice Beam. Com Choice Scarf, ele é capaz de ser mais rápido que Greninja e derrotá-lo com Secret Sword; entretanto, as variantes mais raras com Choice Specs e Calm Mind tomam aproximadamente 40% de dano de Hydro Pump, ou seja, ele não pode dar switch in (sem hífen) em Ash-Greninja mais de uma vez.

Pokémon Mais Rápidos: Usuários de Choice Scarf como Kartana e Garchomp conseguem atacar Ash-Greninja antes de ele se mover, embora esses Pokémon tenham que ficar atentos a Water Shuriken. Tapu Koko ultrapassa Greninja antes de ele se transformar e pode derrotá-lo com Thunderbolt ou Volt Switch. Mega Alakazam e Mega Lopunny conseguem dar revenge kill em Ash-Greninja, mas são vulneráveis a Water Shuriken caso tenham recebido dano prévio.

Estratégias Anti-Transformação: De modo geral, Greninja não é incrivelmente forte antes de transformar-se; logo, tomar ações que impeçam-no de transformar-se, como jogar de maneira agressiva com pivots ou usar Pokémon que aguentem seus ataques com facilidade antes da transformação, são boas formas de mantê-lo em xeque.

Prioridade Forte e Não Resistida: Mega Pinsir representa uma grande ameaça com Quick Attack, assim como Mega Medicham com Fake Out, embora um Ash-Greninja saudável consiga aguentar ambos. Zygarde consegue um dano pesado com Extreme Speed, que possui uma prioridade maior que Water Shuriken. Dito isso, muitos moves de prioridade comuns — notavelmente Bullet Punch — são resistidas por Greninja e, portanto, não o incomodam, além de poder facilitar o matchup contra usuários de prioridade com Water Shuriken.
 
Last edited:

Ropalme1914

Ace Poker Player
is a Tiering Contributoris a Contributor to Smogonis a Smogon Media Contributoris a Site Content Manager Alumnusis a Social Media Contributor Alumnusis a Forum Moderator Alumnus
Adicionar Remover (Comentário)

Visão Geral
Ash-Greninja é um ótimo Pokémon, já que sua excelente tipagem ofensiva combina-se com seu Special Attack monstruoso e sua Speed para torná-lo um perigoso atacante capaz de dizimar equipes ofensivas. Isso é ainda mais aprimorado por seu acesso a Water Shuriken, um dos mais fortes moves de prioridade do jogo se Battle Bond for ativada. Entretanto, até que derrote alguma coisa, Greninja permanece em sua forma base medíocre, a qual funcionalmente não possui uma ability. Isso significa que ele pode ter muita dificuldade para passar por Pokémon defensivos comuns como Toxapex, Ferrothorn e Assault Vest Magearna. Greninja também é frágil, significando que é muito difícil para ele dar switch-in até mesmo em fortes golpes resistidos de forma consistente.

[SET]
name: Ofensivo Offensive
move 1: Hydro Pump
move 2: Dark Pulse
move 3: Water Shuriken
move 4: Spikes
item: Choice Specs / Waterium Z
ability: Battle Bond
nature: Timid
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

Moves

Hydro Pump é o ataque mais forte poderoso de Greninja, causando dano pesado em alvos neutros e sendo capaz de pressionar Pokémon bulky uma vez que Greninja tenha se transformado. Dark Pulse causa dano neutro ou super efetivo em Pokémon comuns que resistem Water, como Toxapex, Ferrothorn e Latios. Após Battle Bond ser ativada, Water Shuriken torna-se um move de prioridade brutalmente forte que coloca equipes ofensivas sob muita pressão, além de servir como uma alternativa mais precisa contra alvos neutros enfraquecidos e Pokémon fracos a Water. Spikes é uma opção que permite a Greninja punir as tentativas do oponente de trazer respostas defensivas como Toxapex, Tapu Bulu e Magearna por pressioná-los a darem switch-in frente a Greninja um pouco mais tarde na partida. Ice Beam causa dano super efetivo nos Grass-types que impedem Greninja de usar seus STABs Water-type repetidamente sem pensar, sendo seu ataque mais forte contra Assault Vest Tapu Bulu, mas é geralmente uma opção não muito boa levando em conta que ela deixa Greninja sem uma boa forma de punir uma switch de Toxapex ou Assault Vest Magearna.

Detalhes do Set

Battle Bond é o que faz esse set funcionar, dando a Greninja a capacidade de transformar-se em Ash-Greninja assim que conseguir derrotar alguém. Choice Specs incrementa o poder de fogo de Greninja sem enfraquecê-lo com o tempo, o que é importante para garantir uma transformação segura. Investimento máximo em Special Attack e Speed permite a Greninja bater o mais forte possível; uma nature Timid é vital para que Greninja atinja marcas importantes em Speed, como um Speed tie com contra outros Greninja adversário antes da transformação (talvez mudar para "antes de transformar-se" aqui? Do jeito atual acho fica meio ambíguo qual Greninja deveria se transformar), para ultrapassar Pokémon com base 110 em Speed independente da forma e para ser mais rápido que Tapu Koko e Weavile após a transformação, além de conseguir um Speed tie com Ash-Greninja adversários após Battle Bond ser ativada. Waterium Z pode ser usado como um ataque potente de uso único para passar por cima de derrotar Pokémon como Magearna, Tapu Lele e Mega Mawile, sendo também uma forma confiável de fechar o jogo sem depender da accuracy que deixa a desejar de Hydro Pump. Waterium Z Ash-Greninja também retém a capacidade de trocar de moves. Isso, no entanto, diminui significativamente o poder geral de Greninja antes de ativar Battle Bond, o que pode tornar mais difícil o ato de derrotar um oponente.

Dicas de Uso

Não use Water Shuriken caso Greninja não tenha se transformado ainda, pois ele é fraco, inconsistente e fácil de punir, a menos que a situação force você a fazê-lo. Se Greninja tiver Spikes, a hora mais oportuna para usá-lo é quando você espera que Pokémon como Toxapex, Tapu Bulu, Magearna ou qualquer outra coisa que receba pouco dano de ambos STABs de Greninja dê switch-in, a fim de pressioná-los mais tarde na partida. Tente jogar de maneira agressiva com Greninja antes de transformá-lo para que ele possa remover alvos enfraquecidos e colher os benefícios que Battle Bond oferece. Traga Greninja ao campo utilizando um usuário lento de VoltTurn ou quando um parceiro de equipe for derrotado, evitando sempre switch ins diretos de modo geral, a não ser que seja absolutamente necessário.

Opções de Equipe

Pokémon que são capazes de eliminar Toxapex e Ferrothorn, como Tapu Koko e Landorus-T para o primeiro e Magnezone para o segundo, são bons parceiros de equipe, visto que Toxapex e Ferrothorn são dois grandes empecilhos para a transformação. Magnezone ajuda a formar um core particularmente potente, já que Ferrothorn é um dos poucos Pokémon que podem punir as tentativas de Ash-Greninja usar Spikes ao usar seus próprios Spikes. Volcarona e Mega Pinsir são parceiros de equipe sólidos pela mesma razão, eliminando Assault Vest Tapu Bulu e outros checks já mencionados. Usuários lentos de VoltTurn como Mega Scizor, Landorus-T e Rotom-W são úteis por garantir que Ash-Greninja chegue a salvo ao campo, com uma menção especial a Pelipper devido a Ash-Greninja ser um elemento poderoso de equipes focadas em rain com seus Hydro Pumps mortíferos, não depender de rain para manter sua excelente Speed tier e possuir moves de prioridade poderosos para facilitar alguns matchups que seriam difíceis para rain, como contra Mega Alakazam ou Aurora Veil hyper offense. Entry hazards de Pokémon como Landorus-T, Heatran e Ferrothorn são úteis para colocar Pokémon bulky sob pressão adicional, o que Greninja aprecia antes e depois de transformar-se; similarmente, wallbreakers como Tapu Lele e Kartana também são capazes de colocar muita pressão sob Pokémon defensivos, consequentemente aumentando a eficácia de Ash-Greninja.

Outras Opções

A maioria das opções não mencionadas não são muito boas em Ash-Greninja. Surf provê um STAB Water-type preciso que funciona como um move intermediário entre Water Shuriken e Hydro Pump e, ao contrário do primeiro, Surf acerta Pokémon que tocam o chão quando Psychic Terrain está ativo. Todavia, Surf acaba sendo redundante na maioria das vezes devido a Water Shuriken cumprir o papel de move Water-type STAB preciso e porque geralmente Ash-Greninja prefere o poder maior de Hydro Pump para ameaçar Pokémon como Mega Sableye com um 2HKO. Work Up permite a Ash-Greninja fazer setup em alguns de seus checks passivos como Toxapex e Gastrodon prevendo um possível Recover, porém mais frequentemente do que nunca mas na maioria das vezes (eu já ouvi a expressão "mais frequentemente do que não" (que eu acho que fica meio estranho nessa frase em português), mas essa que estava eu nunca ouvi alguém dizer, se for algo comum que eu não conhecia pode deixar), ter Spikes como última opção geralmente vale mais a pena. Extrasensory também é uma opção que causa um grande dano relevante em Keldeo, dando a Greninja a possibilidade de transformar-se durante as tentativas de switch-in do pônei, porém falha em conseguir um 2HKO em Toxapex e abdicar de Spikes geralmente não é recomendado. Gunk Shot é um novo move de tutor de Ash-Greninja, sendo extremamente abaixo da média considerando que seu único alvo notável é Assault Vest Tapu Bulu, o qual não é muito comum para justificar o uso do move, além de deixar Ash-Greninja sem forma alguma de punir Toxapex. Taunt é uma opção interessante para ajudar Ash-Greninja a derrotar Toxapex mais facilmente, contudo, deixando-o de mãos atadas contra Tapu Bulu e Ferrothorn.

Checks e Counters

Water-types Bulky: Esses Pokémon significam que Ash-Greninja não pode impensavelmente utilizar Hydro Pump e Water Shuriken tantas vezes como gostaria. Toxapex pode facilmente aguentar alguns Dark Pulses, a não ser que o usuário de Greninja tenha usado múltiplos entry hazards, e sets defensivos do lado special focados em Special Defense não são terrivelmente propensos a serem vítimas de flinches. Mantine para Ash-Greninja e pode usar Defog para remover Spikes. Gastrodon é imune a Hydro Pump e recebe menos de 40% de dano de Dark Pulse antes de Greninja se transformar, mas Stealth Rock e Spikes podem deixar Gastrodon suscetível a um 2HKO de Dark Pulse.

Grass-types Bulky: Enquanto esses Pokémon estiverem vivos, Greninja não pode disparar seus STABs Water-type repetidamente. Assault Vest Tapu Bulu resiste aos dois STABs de Greninja e consegue um OHKO com Horn Leech, além de não temer o raro Ice Beam graças a Assault Vest. Assault Vest Tangrowth toma muito pouco dano de Dark Pulse e só toma leva aproximadamente 50% de dano de Ice Beam antes de Greninja se transformar. Mega Venusaur recebe pouco dano dos STABs de Ash-Greninja e não tem medo de Ice Beam graças a Thick Fat, embora sua dependência do baixo PP de Synthesis como forma de recovery e sua vulnerabilidade extrema a Spikes signifiquem que ele é facilmente sobrecarregado.

Keldeo: Keldeo resiste aos dois STABs de Ash-Greninja e não teme Ice Beam. Com Choice Scarf, ele é capaz de ser mais rápido que Greninja e derrotá-lo com Secret Sword; entretanto, as variantes mais raras com Choice Specs e Calm Mind tomam aproximadamente 40% de dano de Hydro Pump, ou seja, ele não pode dar switch in em Ash-Greninja mais de uma vez.

Pokémon Mais Rápidos: Usuários de Choice Scarf como Kartana e Garchomp conseguem atacar Ash-Greninja antes de ele se mover, embora esses Pokémon tenham que ficar atentos a Water Shuriken. Tapu Koko ultrapassa Greninja antes de ele se transformar e pode derrotá-lo com Thunderbolt ou Volt Switch. Mega Alakazam e Mega Lopunny conseguem dar revenge kill em Ash-Greninja, mas são vulneráveis a Water Shuriken caso tenham recebido dano prévio.

Estratégias Anti-Transformação: De modo geral, Greninja não é incrivelmente forte antes de transformar-se; logo, tomar ações que impeçam-no de transformar-se, como jogar de maneira agressiva com pivots ou usar Pokémon que aguentem seus ataques com facilidade antes da transformação, são boas formas de mantê-lo em xeque.

Prioridade Forte e Não Resistida: Mega Pinsir representa uma grande ameaça com Quick Attack, assim como Mega Medicham com Fake Out, embora um Ash-Greninja saudável consiga aguentar ambos. Zygarde consegue causar um dano pesado com Extreme Speed, que possui uma prioridade maior que Water Shuriken. Dito isso, muitos moves de prioridade comuns — notavelmente Bullet Punch — são resistidas por Greninja e, portanto, não o incomodam, além de poder facilitar o matchup contra usuários de prioridade com Water Shuriken.

Visão Geral
Ash-Greninja é um ótimo Pokémon, já que sua excelente tipagem ofensiva combina-se com seu Special Attack monstruoso e sua Speed para torná-lo um perigoso atacante capaz de dizimar equipes ofensivas. Isso é ainda mais aprimorado por seu acesso a Water Shuriken, um dos mais fortes moves de prioridade do jogo se Battle Bond for ativada. Entretanto, até que derrote alguma coisa, Greninja permanece em sua forma base medíocre, a qual funcionalmente não possui uma ability. Isso significa que ele pode ter muita dificuldade para passar por Pokémon defensivos comuns como Toxapex, Ferrothorn e Assault Vest Magearna. Greninja também é frágil, significando que é muito difícil para ele dar switch-in até mesmo em fortes golpes resistidos de forma consistente.

[SET]
name: Offensive
move 1: Hydro Pump
move 2: Dark Pulse
move 3: Water Shuriken
move 4: Spikes
item: Choice Specs / Waterium Z
ability: Battle Bond
nature: Timid
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

Moves

Hydro Pump é o ataque mais poderoso de Greninja, causando dano pesado em alvos neutros e sendo capaz de pressionar Pokémon bulky uma vez que Greninja tenha se transformado. Dark Pulse causa dano neutro ou super efetivo em Pokémon comuns que resistem Water, como Toxapex, Ferrothorn e Latios. Após Battle Bond ser ativada, Water Shuriken torna-se um move de prioridade brutalmente forte que coloca equipes ofensivas sob muita pressão, além de servir como uma alternativa mais precisa contra alvos neutros enfraquecidos e Pokémon fracos a Water. Spikes é uma opção que permite a Greninja punir as tentativas do oponente de trazer respostas defensivas como Toxapex, Tapu Bulu e Magearna por pressioná-los a darem switch-in frente a Greninja um pouco mais tarde na partida. Ice Beam causa dano super efetivo nos Grass-types que impedem Greninja de usar seus STABs Water-type repetidamente sem pensar, sendo seu ataque mais forte contra Assault Vest Tapu Bulu, mas é geralmente uma opção não muito boa levando em conta que ela deixa Greninja sem uma boa forma de punir uma switch de Toxapex ou Assault Vest Magearna.

Detalhes do Set

Battle Bond é o que faz esse set funcionar, dando a Greninja a capacidade de transformar-se em Ash-Greninja assim que conseguir derrotar alguém. Choice Specs incrementa o poder de fogo de Greninja sem enfraquecê-lo com o tempo, o que é importante para garantir uma transformação segura. Investimento máximo em Special Attack e Speed permite a Greninja bater o mais forte possível; uma nature Timid é vital para que Greninja atinja marcas importantes em Speed, como um Speed tie contra outros Greninja antes da transformação, para ultrapassar Pokémon com base 110 em Speed independente da forma e para ser mais rápido que Tapu Koko e Weavile após a transformação, além de conseguir um Speed tie com Ash-Greninja adversários após Battle Bond ser ativada. Waterium Z pode ser usado como um ataque potente de uso único para derrotar Pokémon como Magearna, Tapu Lele e Mega Mawile, sendo também uma forma confiável de fechar o jogo sem depender da accuracy que deixa a desejar de Hydro Pump. Waterium Z Ash-Greninja também retém a capacidade de trocar de moves. Isso, no entanto, diminui significativamente o poder geral de Greninja antes de ativar Battle Bond, o que pode tornar mais difícil o ato de derrotar um oponente.

Dicas de Uso

Não use Water Shuriken caso Greninja não tenha se transformado ainda, pois ele é fraco, inconsistente e fácil de punir, a menos que a situação force você a fazê-lo. Se Greninja tiver Spikes, a hora mais oportuna para usá-lo é quando você espera que Pokémon como Toxapex, Tapu Bulu, Magearna ou qualquer outra coisa que receba pouco dano de ambos STABs de Greninja dê switch-in, a fim de pressioná-los mais tarde na partida. Tente jogar de maneira agressiva com Greninja antes de transformá-lo para que ele possa remover alvos enfraquecidos e colher os benefícios que Battle Bond oferece. Traga Greninja ao campo utilizando um usuário lento de VoltTurn ou quando um parceiro de equipe for derrotado, evitando sempre switch ins diretos de modo geral, a não ser que seja absolutamente necessário.

Opções de Equipe

Pokémon que são capazes de eliminar Toxapex e Ferrothorn, como Tapu Koko e Landorus-T para o primeiro e Magnezone para o segundo, são bons parceiros de equipe, visto que Toxapex e Ferrothorn são dois grandes empecilhos para a transformação. Magnezone ajuda a formar um core particularmente potente, já que Ferrothorn é um dos poucos Pokémon que podem punir as tentativas de Ash-Greninja usar Spikes ao usar seus próprios Spikes. Volcarona e Mega Pinsir são parceiros de equipe sólidos pela mesma razão, eliminando Assault Vest Tapu Bulu e outros checks já mencionados. Usuários lentos de VoltTurn como Mega Scizor, Landorus-T e Rotom-W são úteis por garantir que Ash-Greninja chegue a salvo ao campo, com uma menção especial a Pelipper devido a Ash-Greninja ser um elemento poderoso de equipes focadas em rain com seus Hydro Pumps mortíferos, não depender de rain para manter sua excelente Speed tier e possuir moves de prioridade poderosos para facilitar alguns matchups que seriam difíceis para rain, como contra Mega Alakazam ou Aurora Veil hyper offense. Entry hazards de Pokémon como Landorus-T, Heatran e Ferrothorn são úteis para colocar Pokémon bulky sob pressão adicional, o que Greninja aprecia antes e depois de transformar-se; similarmente, wallbreakers como Tapu Lele e Kartana também são capazes de colocar muita pressão sob Pokémon defensivos, consequentemente aumentando a eficácia de Ash-Greninja.

Outras Opções

A maioria das opções não mencionadas não são muito boas em Ash-Greninja. Surf provê um STAB Water-type preciso que funciona como um move intermediário entre Water Shuriken e Hydro Pump e, ao contrário do primeiro, Surf acerta Pokémon que tocam o chão quando Psychic Terrain está ativo. Todavia, Surf acaba sendo redundante na maioria das vezes devido a Water Shuriken cumprir o papel de move Water-type STAB preciso e porque geralmente Ash-Greninja prefere o poder maior de Hydro Pump para ameaçar Pokémon como Mega Sableye com um 2HKO. Work Up permite a Ash-Greninja fazer setup em alguns de seus checks passivos como Toxapex e Gastrodon prevendo um possível Recover, mas na maioria das vezes, ter Spikes como última opção geralmente vale mais a pena. Extrasensory também é uma opção que causa um grande dano relevante em Keldeo, dando a Greninja a possibilidade de transformar-se durante as tentativas de switch-in do pônei, porém falha em conseguir um 2HKO em Toxapex e abdicar de Spikes geralmente não é recomendado. Gunk Shot é um novo move de tutor de Ash-Greninja, sendo extremamente abaixo da média considerando que seu único alvo notável é Assault Vest Tapu Bulu, o qual não é muito comum para justificar o uso do move, além de deixar Ash-Greninja sem forma alguma de punir Toxapex. Taunt é uma opção interessante para ajudar Ash-Greninja a derrotar Toxapex mais facilmente, contudo, deixando-o de mãos atadas contra Tapu Bulu e Ferrothorn.

Checks e Counters

Water-types Bulky: Esses Pokémon significam que Ash-Greninja não pode impensavelmente utilizar Hydro Pump e Water Shuriken tantas vezes como gostaria. Toxapex pode facilmente aguentar alguns Dark Pulses, a não ser que o usuário de Greninja tenha usado múltiplos entry hazards, e sets focados em Special Defense não são terrivelmente propensos a serem vítimas de flinches. Mantine para Ash-Greninja e pode usar Defog para remover Spikes. Gastrodon é imune a Hydro Pump e recebe menos de 40% de dano de Dark Pulse antes de Greninja se transformar, mas Stealth Rock e Spikes podem deixar Gastrodon suscetível a um 2HKO de Dark Pulse.

Grass-types Bulky: Enquanto esses Pokémon estiverem vivos, Greninja não pode disparar seus STABs Water-type repetidamente. Assault Vest Tapu Bulu resiste aos dois STABs de Greninja e consegue um OHKO com Horn Leech, além de não temer o raro Ice Beam graças a Assault Vest. Assault Vest Tangrowth toma muito pouco dano de Dark Pulse e só leva aproximadamente 50% de dano de Ice Beam antes de Greninja se transformar. Mega Venusaur recebe pouco dano dos STABs de Ash-Greninja e não tem medo de Ice Beam graças a Thick Fat, embora sua dependência do baixo PP de Synthesis como forma de recovery e sua vulnerabilidade extrema a Spikes signifiquem que ele é facilmente sobrecarregado.

Keldeo: Keldeo resiste aos dois STABs de Ash-Greninja e não teme Ice Beam. Com Choice Scarf, ele é capaz de ser mais rápido que Greninja e derrotá-lo com Secret Sword; entretanto, as variantes mais raras com Choice Specs e Calm Mind tomam aproximadamente 40% de dano de Hydro Pump, ou seja, ele não pode dar switch in em Ash-Greninja mais de uma vez.

Pokémon Mais Rápidos: Usuários de Choice Scarf como Kartana e Garchomp conseguem atacar Ash-Greninja antes de ele se mover, embora esses Pokémon tenham que ficar atentos a Water Shuriken. Tapu Koko ultrapassa Greninja antes de ele se transformar e pode derrotá-lo com Thunderbolt ou Volt Switch. Mega Alakazam e Mega Lopunny conseguem dar revenge kill em Ash-Greninja, mas são vulneráveis a Water Shuriken caso tenham recebido dano prévio.

Estratégias Anti-Transformação: De modo geral, Greninja não é incrivelmente forte antes de transformar-se; logo, tomar ações que impeçam-no de transformar-se, como jogar de maneira agressiva com pivots ou usar Pokémon que aguentem seus ataques com facilidade antes da transformação, são boas formas de mantê-lo em xeque.

Prioridade Forte e Não Resistida: Mega Pinsir representa uma grande ameaça com Quick Attack, assim como Mega Medicham com Fake Out, embora um Ash-Greninja saudável consiga aguentar ambos. Zygarde consegue causar um dano pesado com Extreme Speed, que possui uma prioridade maior que Water Shuriken. Dito isso, muitos moves de prioridade comuns — notavelmente Bullet Punch — são resistidas por Greninja e, portanto, não o incomodam, além de poder facilitar o matchup contra usuários de prioridade com Water Shuriken.

Eu não sou muito bom nisso, então foi mal se eu cometer algum erro aqui lol
 
HTML:
[title]
Greninja-Ash

[head]
<link rel="stylesheet" href="/translations/analyses.css" />
<script src="//code.jquery.com/jquery-2.2.0.min.js" type="text/javascript"></script>
<script src="/translations/analyses.js" type="text/javascript"></script>

[page]
<div class="pokemon-info"></div>

<h2>Vis&atilde;o Geral</h2>
<p>Ash-Greninja &eacute; um &oacute;timo Pok&eacute;mon, j&aacute; que sua excelente tipagem ofensiva combina-se com seu Special Attack monstruoso e sua Speed para torn&aacute;-lo um perigoso atacante capaz de dizimar equipes ofensivas. Isso &eacute; ainda mais aprimorado por seu acesso a Water Shuriken, um dos mais fortes moves de prioridade do jogo se Battle Bond for ativada. Entretanto, at&eacute; que derrote alguma coisa, Greninja permanece em sua forma base med&iacute;ocre, a qual funcionalmente n&atilde;o possui uma ability. Isso significa que ele pode ter muita dificuldade para passar por Pok&eacute;mon defensivos comuns, como Toxapex, Ferrothorn e Assault Vest Magearna. Greninja tamb&eacute;m &eacute; fr&aacute;gil, significando que &eacute; muito dif&iacute;cil para ele dar switch in at&eacute; mesmo em fortes golpes resistidos de forma consistente.</p>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Ofensivo</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Hydro Pump</span></td><td>Item: <span class="item-name">Choice Specs</span> <span class="item-name">Waterium Z</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Dark Pulse</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Battle Bond</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Water Shuriken</span></td><td>Nature: <span class="nature">Timid</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Spikes</span></td><td>EVs: <span class="ev">4 Def / 252 SpA / 252 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>
  
    <h3>Moves</h3>
    <p>Hydro Pump &eacute; o ataque mais poderoso de Greninja, causando dano pesado em alvos neutros e sendo capaz de pressionar Pok&eacute;mon bulky uma vez que Greninja tenha se transformado. Dark Pulse causa dano neutro ou super efetivo em Pok&eacute;mon comuns que resistem Water, como Toxapex, Ferrothorn e Latios. Ap&oacute;s Battle Bond ser ativada, Water Shuriken torna-se um move de prioridade brutalmente forte que coloca equipes ofensivas sob muita press&atilde;o, al&eacute;m de servir como uma alternativa mais precisa contra alvos neutros enfraquecidos e Pok&eacute;mon fracos a Water. Spikes &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o que permite a Greninja punir as tentativas do oponente de trazer respostas defensivas, como Toxapex, Tapu Bulu e Magearna, por pression&aacute;-los a darem switch in frente a Greninja um pouco mais tarde na partida. Ice Beam causa dano super efetivo nos Grass-types que impedem Greninja de usar seus STABs Water-type repetidamente sem pensar, sendo seu ataque mais forte contra Assault Vest Tapu Bulu, mas &eacute; geralmente uma op&ccedil;&atilde;o n&atilde;o muito boa levando em conta que ela deixa Greninja sem uma boa forma de punir uma switch de Toxapex ou Assault Vest Magearna.</p>
  
    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>Battle Bond &eacute; o que faz esse set funcionar, dando a Greninja a capacidade de transformar-se em Ash-Greninja assim que conseguir derrotar algu&eacute;m. Choice Specs incrementa o poder de fogo de Greninja sem enfraquec&ecirc;-lo com o tempo, o que &eacute; importante para garantir uma transforma&ccedil;&atilde;o segura. Investimento m&aacute;ximo em Special Attack e Speed permite a Greninja bater o mais forte poss&iacute;vel; uma nature Timid &eacute; vital para que Greninja atinja marcas importantes em Speed, como uma Speed tie contra outros Greninja antes de se transformar, para ultrapassar Pok&eacute;mon com base 110 em Speed independente da forma e para ser mais r&aacute;pido que Tapu Koko e Weavile ap&oacute;s a transforma&ccedil;&atilde;o, al&eacute;m de conseguir um Speed tie com Ash-Greninja advers&aacute;rios ap&oacute;s Battle Bond ser ativada. Waterium Z pode ser usado como um ataque potente de uso &uacute;nico para derrotar Pok&eacute;mon como Magearna, Tapu Lele e Mega Mawile, sendo tamb&eacute;m uma forma confi&aacute;vel de fechar o jogo sem depender da accuracy que deixa a desejar de Hydro Pump. Waterium Z Ash-Greninja tamb&eacute;m ret&eacute;m a capacidade de trocar de moves. Isso, no entanto, diminui significativamente o poder geral de Greninja antes de ativar Battle Bond, o que pode tornar mais dif&iacute;cil o ato de derrotar um oponente.</p>
  
    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>N&atilde;o use Water Shuriken caso Greninja n&atilde;o tenha se transformado ainda, pois ele &eacute; fraco, inconsistente e f&aacute;cil de punir, a menos que a situa&ccedil;&atilde;o force voc&ecirc; a faz&ecirc;-lo. Se Greninja tiver Spikes, a hora mais oportuna para us&aacute;-lo &eacute; quando voc&ecirc; espera que Pok&eacute;mon como Toxapex, Tapu Bulu, Magearna ou qualquer outra coisa que receba pouco dano de ambos STABs de Greninja d&ecirc; switch in, a fim de pression&aacute;-los mais tarde na partida. Tente jogar de maneira agressiva com Greninja antes de transform&aacute;-lo para que ele possa remover alvos enfraquecidos e colher os benef&iacute;cios que Battle Bond oferece. Traga Greninja ao campo utilizando um usu&aacute;rio lento de VoltTurn ou quando um parceiro de equipe for derrotado, evitando sempre switch ins diretos de modo geral, a n&atilde;o ser que seja absolutamente necess&aacute;rio.</p>
  
    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>Pok&eacute;mon que s&atilde;o capazes de eliminar Toxapex e Ferrothorn, como Tapu Koko e Landorus-T para o primeiro e Magnezone para o segundo, s&atilde;o bons parceiros de equipe, visto que Toxapex e Ferrothorn s&atilde;o dois grandes empecilhos para a transforma&ccedil;&atilde;o. Magnezone ajuda a formar um core particularmente potente, j&aacute; que Ferrothorn &eacute; um dos poucos Pok&eacute;mon que podem punir as tentativas de Ash-Greninja usar Spikes ao usar seus pr&oacute;prios Spikes. Volcarona e Mega Pinsir s&atilde;o parceiros de equipe s&oacute;lidos pela mesma raz&atilde;o, eliminando Assault Vest Tapu Bulu e outros checks j&aacute; mencionados. Usu&aacute;rios lentos de VoltTurn, como Mega Scizor, Landorus-T e Rotom-W, s&atilde;o &uacute;teis por garantir que Ash-Greninja chegue a salvo ao campo, com uma men&ccedil;&atilde;o especial para Pelipper devido a Ash-Greninja ser um elemento poderoso de equipes focadas em rain com seus Hydro Pumps mort&iacute;feros, n&atilde;o depender de rain para manter sua excelente Speed tier e possuir moves de prioridade poderosos para facilitar alguns matchups que seriam dif&iacute;ceis para rain, como contra Mega Alakazam ou Aurora Veil hyper offense. Entry hazards de Pok&eacute;mon como Landorus-T, Heatran e Ferrothorn s&atilde;o &uacute;teis para colocar Pok&eacute;mon bulky sob press&atilde;o adicional, o que Greninja aprecia antes e depois de transformar-se; similarmente, wallbreakers como Tapu Lele e Kartana tamb&eacute;m s&atilde;o capazes de colocar muita press&atilde;o sob Pok&eacute;mon defensivos, consequentemente aumentando a efic&aacute;cia de Ash-Greninja.</p>
</div>

<h2>Outras Op&ccedil;&otilde;es</h2>
<p>A maioria das op&ccedil;&otilde;es n&atilde;o mencionadas n&atilde;o s&atilde;o muito boas em Ash-Greninja. Surf prov&ecirc; um STAB Water-type preciso que funciona como um move intermedi&aacute;rio entre Water Shuriken e Hydro Pump e, ao contr&aacute;rio do primeiro, Surf acerta Pok&eacute;mon que tocam o ch&atilde;o quando Psychic Terrain est&aacute; ativo. Todavia, Surf acaba sendo redundante na maioria das vezes devido a Water Shuriken cumprir o papel de move Water-type STAB preciso e porque geralmente Ash-Greninja prefere o poder maior de Hydro Pump para amea&ccedil;ar Pok&eacute;mon como Mega Sableye com um 2HKO. Work Up permite a Ash-Greninja fazer setup em alguns de seus checks passivos, como Toxapex e Gastrodon, prevendo um poss&iacute;vel Recover, mas, na maioria das vezes, ter Spikes como &uacute;ltima op&ccedil;&atilde;o geralmente vale mais a pena. Extrasensory tamb&eacute;m &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o que causa um grande dano em Keldeo, dando a Greninja a possibilidade de transformar-se durante as tentativas de switch in do p&ocirc;nei, por&eacute;m falha em conseguir um 2HKO em Toxapex e abdicar de Spikes geralmente n&atilde;o &eacute; recomendado. Gunk Shot &eacute; um novo move de tutor de Ash-Greninja, sendo extremamente abaixo da m&eacute;dia considerando que seu &uacute;nico alvo not&aacute;vel &eacute; Assault Vest Tapu Bulu, o qual n&atilde;o &eacute; muito comum para justificar o uso do move, al&eacute;m de deixar Ash-Greninja sem forma alguma de punir Toxapex. Taunt &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o interessante para ajudar Ash-Greninja a derrotar Toxapex mais facilmente, contudo, deixando-o de m&atilde;os atadas contra Tapu Bulu e Ferrothorn.</p>

<h2>Checks e Counters</h2>
<ul class="checks-counters">
    <li><strong>Water-type Bulky</strong>: Esses Pok&eacute;mon significam que Ash-Greninja n&atilde;o pode impensavelmente utilizar Hydro Pump e Water Shuriken tantas vezes como gostaria. Toxapex pode facilmente aguentar alguns Dark Pulses, a n&atilde;o ser que o usu&aacute;rio de Greninja tenha usado m&uacute;ltiplos entry hazards, e sets focados em Special Defense n&atilde;o s&atilde;o terrivelmente propensos a serem v&iacute;timas de flinches. Mantine para Ash-Greninja e pode usar Defog para remover Spikes. Gastrodon &eacute; imune a Hydro Pump e recebe menos de 40% de dano de Dark Pulse antes de Greninja se transformar, mas Stealth Rock e Spikes podem deixar Gastrodon suscet&iacute;vel a um 2HKO de Dark Pulse.</li>
    <li><strong>Grass-type Bulky</strong>: Enquanto esses Pok&eacute;mon estiverem vivos, Greninja n&atilde;o pode disparar seus STABs Water-type repetidamente. Assault Vest Tapu Bulu resiste aos dois STABs de Greninja e consegue um OHKO com Horn Leech, al&eacute;m de n&atilde;o temer o raro Ice Beam gra&ccedil;as a Assault Vest. Assault Vest Tangrowth toma muito pouco dano de Dark Pulse e s&oacute; leva aproximadamente 50% de dano de Ice Beam antes de Greninja se transformar. Mega Venusaur recebe pouco dano dos STABs de Ash-Greninja e n&atilde;o tem medo de Ice Beam gra&ccedil;as a Thick Fat, embora sua depend&ecirc;ncia do baixo PP de Synthesis como forma de recovery e sua vulnerabilidade extrema a Spikes signifiquem que ele &eacute; facilmente sobrecarregado.</li>
    <li><strong>Keldeo</strong>: Keldeo resiste aos dois STABs de Ash-Greninja e n&atilde;o teme Ice Beam. Com Choice Scarf, ele &eacute; capaz de ser mais r&aacute;pido que Greninja e derrot&aacute;-lo com Secret Sword; entretanto, as variantes mais raras com Choice Specs e Calm Mind tomam aproximadamente 40% de dano de Hydro Pump, ou seja, ele n&atilde;o pode realizar switch in em Ash-Greninja mais de uma vez.</li>
    <li><strong>Pok&eacute;mon Mais R&aacute;pidos</strong>: Usu&aacute;rios de Choice Scarf como Kartana e Garchomp conseguem atacar Ash-Greninja antes de ele se mover, embora esses Pok&eacute;mon tenham que ficar atentos a Water Shuriken. Tapu Koko ultrapassa Greninja antes de ele se transformar e pode derrot&aacute;-lo com Thunderbolt ou Volt Switch. Mega Alakazam e Mega Lopunny conseguem dar revenge kill em Ash-Greninja, mas s&atilde;o vulner&aacute;veis a Water Shuriken caso tenham recebido dano pr&eacute;vio.</li>
   <li><strong>Estrat&eacute;gias Anti-Transforma&ccedil;&atilde;o</strong>: De modo geral, Greninja n&atilde;o &eacute; incrivelmente forte antes de transformar-se; logo, tomar a&ccedil;&otilde;es que impe&ccedil;am-no de transformar-se, como jogar de maneira agressiva com pivots ou usar Pok&eacute;mon que aguentem seus ataques com facilidade antes da transforma&ccedil;&atilde;o, s&atilde;o boas formas de mant&ecirc;-lo em xeque.</li>
   <li><strong>Prioridade Forte e N&atilde;o Resistida</strong>: Mega Pinsir representa uma grande amea&ccedil;a com Quick Attack, assim como Mega Medicham com Fake Out, embora um Ash-Greninja saud&aacute;vel consiga aguentar ambos. Zygarde consegue causar um dano pesado com Extreme Speed, que possui uma prioridade maior que Water Shuriken. Dito isso, muitos moves de prioridade comuns &mdash; notavelmente Bullet Punch &mdash; s&atilde;o resistidos por Greninja e, portanto, n&atilde;o o incomodam, al&eacute;m de poder facilitar o matchup contra usu&aacute;rios de prioridade com Water Shuriken.</li>
</ul>
https://www.smogon.com/translations/por/analyses/ou/greninja-ash
 
Status
Not open for further replies.

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top