OU Alakazam

Status
Not open for further replies.
https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/alakazam/

Visão Geral

Alakazam é uma ameaça notável no metagame de OU devido ao valioso nicho ofensivo que detém. Mega Alakazam é um fantástico wallbreaker special e sweeper, visto que sua ótima Speed é superada apenas por alguns usuários de Choice Scarf. Ele também possui o mais alto stat de Special Attack na tier bem como uma ability útil em Trace, que o permite copiar uma infinidade de abilities úteis. Alakazam pode copiar Flash Fire e Levitate, permitindo-lhe parar Heatran e Mega Latios sem Draco Meteor, respectivamente. Regenerator pode ser copiado de Toxapex, Tangrowth e Tornadus-T a fim de manter Mega Alakazam saudável. Até mesmo outras abilities situacionais como Swift Swim, Beast Boost e Soul-Heart podem ser copiadas ocasionalmente. No entanto, Mega Alakazam, de certa forma, tem dificuldades para causar dano a equipes mais bulk devido à presença de Magearna, Celesteela e Ferrothorn. O nicho de Alakazam na forma base está em seu acesso a Magic Guard, a qual lhe permite utilizar um set Life Orb que, assim como sua Mega Evolução, pode fazer switch em ameaças como Heatran de forma confiável e forçá-las a sairem de campo. Infelizmente, Alakazam e Mega Alakazam são extremamente frágeis e, portanto, são extremamente vulneráveis a usuários de Choice Scarf e a moves de prioridade. Eles também são suscetíveis a moves comuns como Pursuit, U-turn e Knock Off.

[SET]
name: Special Sweeper
move 1: Psychic
move 2: Focus Blast
move 3: Recover
move 4: Shadow Ball / Hidden Power Ice / Calm Mind
item: Alakazite
ability: Magic Guard
nature: Modest
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

Moves

Psychic é o move STAB mais poderoso de Mega Alakazam e é capaz de acertar qualquer coisa que não resista bem a ele. Focus Blast oferece excelente coverage ao lado de Psychic, permitindo Mega Alakazam atingir Steel-types como Excadrill, Heatran e Magnezone e Dark-types como Ash-Greninja e Tyranitar com dano super efetivo. Recover permite Mega Alakazam lidar melhor com Heatran, Mega Latios sem Draco Meteor e Toxapex. Caso não esteja claro, copiar Flash Fire e Levitate é parte do motivo que permite Alakazam parar Heatran e Mega Latios, respectivamente, mas isso não pode ser feito consistentemente sem Recover. Quanto ao último slot, Shadow Ball atinge Psychic-types que, de outra maneira, parariam Mega Alakazam, como Tapu Lele, Jirachi, Mew e Reuniclus. Hidden Power Ice dá OHKO em Gliscor, Landorus-T e Zygarde sem investimentos enquanto ainda causa um 2HKO em Mega Latios. Calm Mind também é uma opção sólida que aumenta os stats de Special Attack e Special Defense de Mega Alakazam, permitindo que ele represente uma grande ameaça como um sweeper de late-game.

Outras opções para o último slot incluem Hidden Power Fire, que pode ser usado para acertar Ferrothorn em busca de dano mais confiável e também para atingir Mega Scizor e Celesteela, os quais param Mega Alakazam caso contrário, de forma super efetiva. Substitute impede que Mega Alakazam seja atingido por ataques de status e facilita predições contra Sucker Punch e switches. Taunt pode ser usado no quarto slot também; tal impede que os inimigos se recuperem, usem moves de setup ou de status e permite que Mega Alakazam derrube vários Pokémon vistos em equipes stall. Dazzling Gleam também é uma opção para acertar Dark-types de forma mais confiável, especialmente ao atingir Mega Sableye e Hoopa-U de maneira super efetiva, mas não é preferível devido ao poder superior de Focus Blast e à perda de utilidade fornecida por outros moves. Energy Ball também pode ser usado para atacar Gastrodon e Mega Swampert, o qual pode sofrer revenge kill de Mega Alakazam adequadamente graças ao ganho de Swift Swim com Trace. Recover também pode ser deixado de lado para expandir sua coverage, mas isso nem sempre é o ideal, já que parar Heatran e Mega Latios é mais do que ótimo.

Detalhes do Set

Investimento máximo em Special Attack e Speed maximiza sua proeza ofensiva e Speed, respectivamente. Modest é a nature preferível para aumentar o dano produzido, enquanto mantém apenas a Speed suficiente para empatar com Ash-Greninja e ultrapassar Tapu Koko. Contudo, Timid ainda é uma opção para ultrapassar mais notavelmente Mega Lopunny e Modest Mega Alakazam. Magic Guard é a melhor ability de Alakazam antes de Mega Evoluir, permitindo que ele receba zero dano de entry hazards ao fazer switch in.

Dicas de Uso

Devido ao seu alto Special Attack e Speed, a melhor forma de usar Mega Alakazam é como um sweeper de late-game em equipes balance e offense que podem fazer wallbreak cedo em uma partida. Se estiver tentando fazer um sweep, é importante que os Pokémon oponentes sejam enfraquecidos por outros Pokémon do seu time ou por danos residuais a fim de garantir que Mega Alakazam derrube-os adequadamente. Usuários de prioridade como Zygarde, Mega Pinsir e Mega Scizor devem ser removidos antes de tentar um sweep devido à fragilidade de Mega Alakazam; usuários de Choice Scarf como Landorus-T, Greninja, e Keldeo devem tomar scout e serem removidos também por razões semelhantes. Pokémon que são capazes de fazer check adequadamente a Mega Alakazam, como Magearna, Celesteela e Assault Vest Tangrowth também devem ser removidos para que ele possa fazer sweep com sucesso.

Opções de Equipe

Fighting-types como Keldeo e Terrakion podem ajudar a lidar com Chansey, um dos maiores checks de Mega Alakazam, ao mesmo tempo em que eliminam Dark-types que ameaçam-no, como Tyranitar, Bisharp e Ash-Greninja. Fairy-types como Tapu Fini, Clefable e Magearna também podem ajudar a eliminar Dark-types, e Tapu Lele em particular pode invocar Psychic Terrain para Mega Alakazam, dando-lhe a capacidade de aumentar o poder de seus moves STAB e anular moves com prioridade, apesar de compartilhar fraqueza a Ghost-types. Checks de Steel-type também são bem-vindos como companheiros de equipe devido à presença de Steel-types que recebem dano neutro de Focus Blast, como Magearna e Celesteela. Magnezone é notável por sua ability, a qual lhe possibilita prender esses Steel-types em campo e derrotá-los, enquanto Heatran e Choice Band Zygarde também são meios confiáveis de remover as ameaças já mencionadas, embora devam ser cautelosos ao fazer switch in. Dark-types como Ash-Greninja, Tyranitar e Weavile são companheiros de equipe úteis devido à capacidade deles de pressionar Psychic-types bulky que Mega Alakazam pode ter dificuldade de derrubar, assim como pressionar Ghost-types como Choice Scarf Blacephalon. Wallbreakers como Gengar, Tapu Bulu e Blacephalon podem enfraquecer o time adversário no early-game para Mega Alakazam. Pivots lentos como Magnezone, Landorus-T e Zapdos são bem-vindos no time por sua capacidade de seguramente trazer Mega Alakazam em campo sem que ele tome qualquer golpe.

[SET]
name: Life Orb
move 1: Psychic / Psyshock
move 2: Focus Blast
move 3: Hidden Power Fire / Shadow Ball
move 4: Recover
item: Life Orb
ability: Magic Guard
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Psychic é o principal move STAB de Alakazam e causa dano significativo à maioria dos alvos neutros. Alternativamente, Psyshock pode ser usado para pressionar Pokémon com alta Special Defense como Chansey e Assault Vest Tapu Bulu. Entretanto, a baixa Base Power de Psyshock e seu desempenho medíocre em relação a Landorus-T defensivo o tornam uma pior opção para STAB. Focus Blast é o move de coverage ideal nesse set, sendo capaz de vencer Steel- e Dark-types que fazem switch em Psychic, como Heatran e Tyranitar. Hidden Power Fire pode ser usado para derrubar Mega Scizor, bem como vencer Ferrothorn sem o risco de errar Focus Blast. Shadow Ball é uma opção de coverage interessante ao invés de Hidden Power Fire, com finalidade de surpreender Psychic-types como Latios e Mew, ao mesmo tempo em que é um move sólido de dano neutro. Recover completa o set, permitindo que Alakazam tire vantagem de Pokémon como Heatran e Toxapex e permaneça saudável.

Detalhes do Set

252 EVs em Special Attack e em Speed com uma nature Timid asseguram que Alakazam possa ultrapassar Hawlucha com Speed máxima antes da ativação de Unburden e ter um Speed tie com outros Alakazam, enquanto ainda tem o máximo de poder possível. Magic Guard em conjunto com Life Orb permite Alakazam disparar ataques muito poderosos sem o recoil de Life Orb.

Dicas de Uso

Em primeiro lugar, Alakazam é muito frágil, então certifique-se de que ele entre em campo por meio de VoltTurn ou switches livres na maioria das vezes. No entanto, Alakazam pode entrar na frente de special attackers como Toxapex e Heatran devido ao seu acesso a Recover em conjunto com moves super efetivos contra ambos inimigos. Alakazam é uma das melhores respostas para Heatran na tier já que ele é mais rápido, possui imunidade a dano passivo de Toxic e Magma Storm, ameaça um OHKO em Heatran com Focus Blast e pode evitar ser derrotado por Magma Storm ao utilizar Recover na maioria das vezes. Certifique-se de dar scout em usuários de Choice Scarf como Kartana que Alakazam normalmente vence antes de enfrentá-los, evitando assim perder Alakazam cedo desnecessariamente. Finalmente, é geralmente melhor priorizar atacar o adversário ao invés de curar Alakazam, a menos que haja uma ameaça como Heatran no time adversário que Alakazam precise enfrentar constantemente durante a partida.

Opções de Equipe

Pivots defensivos como Toxapex e Ferrothorn devem ser usados ao lado de Alakazam para compensar suas capacidades defensivas medíocres, bem como pela sua capacidade de fornecer a Alakazam um Pokémon defensivo como uma válvula de escape caso haja perda de momentum. Pokémon ofensivos como Heatran e Zygarde, que podem derrotar Steel-types bulky problemáticos como Magearna, são ótimos companheiros de equipe devido à sua excelente sinergia ofensiva com Alakazam. Finalmente, usuários de entry hazard como Ferrothorn e Clefable são bem-vindos para desgastar cores defensivos, a fim de que Alakazam potencialmente possa passar pela equipe adversária.

Outras Opções

Um set com Focus Sash e Counter pode ser usado para pegar Pokémon ofensivos no lado physical desprevenidos e pode dar check em ameaças perigosas graças a Magic Guard, ignorando entry hazards e dano residual de Toxic Spikes. Signal Beam é uma opção em qualquer set para bater em Hoopa-U. No entanto, esse move é ofuscado pelas opções de coverage listadas nos principais sets, que já cobrem adequadamente Hoopa-U muito bem. Encore trava os inimigos em moves de status mas geralmente não se compara à utilidade fornecida por Taunt ou Substitute. Por fim, Knock Off pode ser usado para remover itens como Leftovers e Assault Vest de potenciais switchs-in, além de remover o Eviolite de Chansey, mas muitas vezes não tem lugar em um set.

Checks e Counters

Prioridade: Moves de prioridade poderosos como Bullet Punch de Mega Scizor, Fake Out de Mega Medicham, Sucker Punch de Mega Mawile e Extreme Speed de Zygarde são extremamente ameaçadores para Mega Alakazam, já que seu pobre bulk e sua falta de prioridade própria o impede de suportar esses moves ou contra-atacar. Ele pode, contudo, potencialmente evitar moves de prioridade sob o Psychic Terrain de Tapu Lele.

Steel-types: Embora alguns Steel-types temam Focus Blast, muitos têm maneiras de contornar Alakazam e sua Mega Evolução. Mega Scizor pode usar tanto Pursuit quanto U-turn para obliterar Alakazam, enquanto Magearna, Celesteela e Skarmory podem suportar seus moves de forma confiável e desgastá-lo com seus próprios moves. Jirachi pode incapacitar as duas formas de Alakazam através de paralysis e então seguir com um revenge kill com Iron Head, enquanto Ferrothorn pode sempre aguentar pelo menos um Focus Blast e, em retorno, colocar entry hazards ou dar OHKO com qualquer um de seus moves STAB.

Psychic-types bulky: Psychic-types com bom bulk como Mew, Jirach e Reuniclus podem suportar até mesmo um Shadow Ball ou dois e causar status em Alakazam ou ameaçá-lo com moves poderosos como troco.

Dark-types: Dark-types como Hoopa-U, Chople Berry Tyranitar e Mega Sableye podem frequentemente suportar um golpe e dar OHKO em Mega Alakazam ou bater na sua forma base e ativar o Focus Sash com moves STAB super efetivos. Alolan Muk é particularmente problemático para Mega Alakazam, ameaçando-o com Pursuit e podendo suportar confiavelmente qualquer um de seus moves com um Assault Vest.

Pursuit: Pursuit de Pokémon como Weavile, Tyranitar e particularmente Alolan Muk, o qual apesar de incomum pode suportar todos os ataques de Mega Alakazam, são capazes de surpreender o Psychic-type ao utilizarem Pursuit enquanto ele tenta uma switch, o que pode ser bastante problemático.

Chansey: O bulk special fenomenal de Chansey impede que ela receba dano de qualquer um dos moves mais comuns de Alakazam, enquanto que em troca ela pode ameaçar enfraquecer Alakazam com Seismic Toss.

Usuários de Choice Scarf: Detentores comuns de Choice Scarf como Greninja, Keldeo e Latios podem ultrapassar e ameaçar ambas as formas de Alakazam, embora todos devam ter cautela ao realizarem uma switch in.
 
Last edited:

Danuh

Carpe diem!
is a Smogon Media Contributor Alumnus
Por conta do bug no servidor, acabei perdendo o GP com os comentários aqui duas vezes, mas por sorte consegui recuperá-lo no Google Docs:

Link

Versão copy/paste:

Visão Geral

Alakazam é uma ameaça notável para o metagame OU devido ao valioso nicho ofecnsivo que detém. Mega Alakazam é um fantástico wallbreaker special e sweeper, e sua ótima Speed é superada apenas por alguns usuários de Choice Scarf. Ele também possui o mais alto stat de Special Attack na tier bem como uma ability útil em Trace, que o permite copiar uma infinidade de abilities úteis. Ela pode copiar Flash Fire e Levitate, permitindo-lhe parar Heatran e Mega Latios sem Draco Meteor, respectivamente. Regenerator pode ser copiado de Toxapex, Tangrowth e Tornadus-T a fim de manter Mega Alakazam saudável. Até mesmo outras abilities situacionais como Swift Swim, Beast Boost e Soul Heart podem ser copiadas ocasionalmente. No entanto, Mega Alakazam, em certa medida, tem dificuldades para causar dano a equipes mais bulk devido à presença de Magearna, Celesteela e Ferrothorn. O nicho de Alakazam na forma base está em seu acesso a Magic Guard, a qual lhe permite utilizar um set Life Orb que, assim como sua Mega Evolução, pode fazer switch em ameaças como Heatran de forma confiável e forçá-las a sair. Infelizmente, Alakazam e Mega Alakazam são extremamente frágeis e, portanto, são extremamente vulneráveis a usuários de Choice Scarf e a moves de priority. Eles também são suscetíveis a moves comuns como Pursuit, U-turn e Knock Off.

[SET]
name: Special Sweeper
move 1: Psychic
move 2: Focus Blast
move 3: Recover
move 4: Shadow Ball / Hidden Power Ice / Calm Mind
item: Alakazite
ability: Magic Guard
nature: Modest
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

Moves

Psychic é o move STAB mais poderoso de Mega Alakazam e é capaz de acertar qualquer coisa que não resista bem a ele. Focus Blast oferece excelente coverage ao lado de Psychic, permitindo Mega Alakazam atingir Steel-types como Excadrill, Heatran e Magnezone e Dark-types como Ash-Greninja e Tyranitar com dano super efetivo. Recover permite Mega Alakazam lidar melhor com Heatran, Mega Latios sem Draco Meteor e Toxapex. Caso não esteja claro, copiar Flash Fire e Levitate é parte do motivo que permite Alakazam parar Heatran e Mega Latios, respectivamente, mas isso não pode ser feito consistentemente sem Recover. Quanto ao último slot, Shadow Ball atinge Psychic-types que, de outra maneira, param Mega Alakazam, como Tapu Lele, Jirachi, Mew e Reuniclus. Hidden Power Ice dá OHKO em Gliscor, Landorus-T e Zygarde sem investimentos enquanto ainda causa um 2HKO em Mega Latios. Calm Mind também é uma opção sólida que aumenta os stats de Special Attack e Special Defense de Mega Alakazam, permitindo que ele represente uma grande ameaça como um sweeper de late-game.

Outras opções para o último slot incluem Hidden Power Fire, que pode ser usado para acertar Ferrothorn em busca de dano mais confiável e também atinge Mega Scizor e Celesteela, os quais param Mega Alakazam caso contrário, de forma super efetiva. Substitute impede que o Mega Alakazam seja atingido por ataques de status e facilita predições contra Sucker Punch e switches. Taunt pode ser usado no quarto slot também; tal impede que os inimigos se recuperem, usem moves de setup ou de status e permite que Mega Alakazam derrube vários Pokémons vistos em equipes stall. Dazzling Gleam também é uma opção para acertar Dark-types de forma mais confiável, especialmente ao atingir Mega Sableye e Hoopa-U de maneira super efetiva, mas não é preferível devido ao poder superior de Focus Blast e à perda de utilidade fornecida por outros moves. Energy Ball também pode ser usado para atacar Gastrodon e Mega Swampert, o qual pode sofrer revenge kill de Mega Alakazam adequadamente graças ao ganho de Swift Swim com Trace. Recover também pode ser deixado de lado para expandir sua coverage, mas isso nem sempre é o ideal, já que parar Heatran e Mega Latios é mais do que ótimo.

Detalhes do Set

Investimento máximo em Special Attack e Speed maximiza sua proeza ofensiva e Speed, respectivamente. Modest é a nature preferível para aumentar o dano produzido, enquanto mantém apenas a Speed suficiente para empatar com Ash-Greninja e ultrapassar Tapu Koko. Contudo, Timid ainda é uma opção para ultrapassar mais notavelmente Mega Lopunny e Modest Mega Alakazam. Magic Guard é a melhor ability de Alakazam antes de Mega Evoluir, permitindo que ele receba zero dano de entry hazards ao fazer switch in.

Dicas de Uso

Devido ao seu alto Special Attack e Speed, o melhor uso do Mega Alakazam é como um sweeper de late-game em equipes balance e offense que podem dar wallbreak cedo em uma partida. Se estiver tentando fazer um sweep, é importante que os Pokémon oponentes sejam enfraquecidos por outros Pokémon de seu time ou danos residuais, a fim de garantir que o Mega Alakazam derrube-os adequadamente. Usuários de priority como Zygarde, Mega Pinsir e Mega Scizor devem ser removidos antes de tentar um sweep devido à fragilidade de Mega Alakazam; usuários de Choice Scarf como Landorus-T, Greninja, e Keldeo devem tomar scout e serem removidos também por razões semelhantes. Pokémon que são capazes de fazer check adequadamente em Mega Alakazam, como Magearna, Celesteela e Tangrowth com Assault Vest também devem ser removidos para que ele possa fazer sweep com sucesso.

Opções de Equipe

Fighting-types como Keldeo e Terrakion podem ajudar a lidar com Chansey, um dos maiores checks de Mega Alakazam, ao mesmo tempo em que eliminam Dark-types que ameaçam-no, como Tyranitar, Bisharp e Ash-Greninja. Fairy-types como Tapu Fini, Clefable, e Magearna também podem ajudar a eliminar Dark-types, e Tapu Lele em particular pode invocar Psychic Terrain para Mega Alakazam, a fim de aumentar o poder de seus moves STAB e anular moves com priority, apesar de compartilhar fraqueza a Ghost-types. Checks de Steel-type também são bem-vindos como companheiros de equipe devido à presença de Steel-types que recebem dano neutro do Focus Blast, como Magearna e Celesteela. Magnezone é notável por sua ability, que o permite dar trap nesses Steel-types e derrotá-los, enquanto Heatran e Zygarde com Choice Band também são meios confiáveis de remover as ameaças já mencionadas, embora devam ser cautelosos ao fazer switch in. Dark-types como Ash-Greninja, Tyranitar, e Weavile são companheiros de equipe úteis devido à sua capacidade de pressionar Psychic-types bulky que Mega Alakazam pode ter dificuldade de derrubar, assim como pressionar Ghost-types como Blacephalon com Choice Scarf. Wallbreakers como Gengar, Tapu Bulu, and Blacephalon podem enfraquecer o time adversário no early-game para Mega Alakazam. Pivots lentos como Magnezone, Landorus-T, and Zapdos são bem-vindos no time por sua capacidade de seguramente trazer Mega Alakazam em campo sem que ele tome qualquer golpe.

[SET]
name: Life Orb
move 1: Psychic / Psyshock
move 2: Focus Blast
move 3: Hidden Power Fire / Shadow Ball
move 4: Recover
item: Life Orb
ability: Magic Guard
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Psychic é o principal move STAB de Alakazam e causa dano significativo à maioria dos alvos neutros. Alternativamente, Psyshock pode ser usado para pressionar Pokémon com alta Special Defense como Chansey e Tapu Bulu com Assault Vest. Entretanto, o baixo Base Power de Psyshock e seu desempenho medíocre em relação a Landorus-T defensivo o tornam uma pior opção para STAB. Focus Blast é o move de coverage ideal nesse set, sendo capaz de vencer Steel- e Dark-types que fazem switch em Psychic, como Heatran e Tyranitar. Hidden Power Fire pode ser usado para derrubar Mega Scizor, bem como vencer Ferrothorn sem o risco de errar o Focus Blast. Shadow Ball é uma opção de coverage potencial ao invés de Hidden Power Fire, com finalidade de surpreender Psychic-types como Latios e Mew, ao mesmo tempo em que é um move sólido de dano neutro. Recover completa o set, permitindo que Alakazam tire vantagem de Pokémon como Heatran e Toxapex e permaneça saudável.

Detalhes do Set

252 em Special Attack e EVs em Speed com uma nature Timid asseguram que Alakazam possa ultrapassar Hawlucha com Speed máxima antes da ativação de Unburden e fazer speed tie com outros Alakazam, enquanto ainda tem o máximo de poder possível. Magic Guard em conjunto com Life Orb permite Alakazam disparar ataques muito poderosos sem o recoil de Life Orb.

Dicas de Uso

Em primeiro lugar, Alakazam é muito frágil, então certifique-se de que ele entre em campo por meio de VoltTurn ou switches livres na maioria das vezes. No entanto, Alakazam pode entrar na frente de special attackers como Toxapex e Heatran devido ao seu acesso a Recover, em conjunto com moves super efetivos contra ambos inimigos. Alakazam é uma das melhores respostas para Heatran na tier já que ele é mais rápido, possui imunidade a dano passivo de Toxic e Magma Storm, ameaça um OHKO em Heatran com Focus Blast e pode evitar ser derrotado por Magma Storm ao utilizar Recover na maioria das vezes. Certifique-se de dar scout em usuários de Choice Scarf como Kartana, que Alakazam normalmente vence antes de tê-los em conta, para evitar perder Alakazam no early-game desnecessariamente. Finalmente, é geralmente melhor priorizar atacar o adversário ao invés de curar Alakazam, a menos que haja uma ameaça como Heatran no time adversário que Alakazam precise enfrentar constantemente durante a partida.

Opções de Equipe

Pivots defensivos como Toxapex e Ferrothorn devem ser usados ao lado de Alakazam para compensar suas capacidades defensivas medíocres, bem como pela sua capacidade de fornecer a Alakazam um Pokémon defensivo para ser descartado caso percam momentum. Pokémon ofensivos como Heatran e Zygarde que podem romper Steel-types bulky problemáticos como Magearna são ótimos companheiros de equipe, devido à sua excelente sinergia ofensiva com Alakazam. Finalmente, usuários de entry hazard como Ferrothorn e Clefable são bem-vindos para desgastar cores defensivos, a fim de que Alakazam potencialmente possa romper a equipe adversária.

Outras Opções

Um set com Focus Sash e Counter pode ser usado para pegar Pokémon ofensivos no lado physical desprevenidos e pode dar check em ameaças perigosas graças a Magic Guard, ignorando entry hazards e dano residual de Toxic Spikes. Signal Beam é uma opção em qualquer set para bater em Hoopa-U. No entanto, ele é ofuscado pelas opções de coverage listadas nos principais sets, que já cobrem adequadamente Hoopa-U muito bem. Encore trava os inimigos em moves de status mas geralmente não se compara à utilidade fornecida por Taunt ou Substitute. Por fim, Knock Off pode ser usado para remover itens como Leftovers e Assault Vest de switchs-in potenciais, bem como o Eviolite de Chansey, mas muitas vezes não tem lugar em um set.

Checks e Counters

Prioridade: Moves de prioridade poderosos como Bullet Punch de Mega Scizor, Fake Out de Mega Medicham, Sucker Punch de Mega Mawile e Extreme Speed de Zygarde são extremamente ameaçadores para Mega Alakazam, já que seu pobre bulk e falta de prioridade própria o impede de suportar esses moves ou contra-atacar. Ele pode, contudo, potencialmente evitar moves de priority sob o Psychic Terrain de Tapu Lele.

Steel-types: Embora alguns Steel-types temam Focus Blast, muitos têm maneiras de contornar Alakazam e sua Mega Evolução. Mega Scizor pode usar tanto Pursuit quanto U-turn para amassar Alakazam, enquanto Magearna, Celesteela, e Skarmory podem suportar seus moves de forma confiável e desgastá-lo com seus próprios moves. Jirachi pode paralisar de dois modos e então seguir em um revenge kill com Iron Head, enquanto Ferrothorn pode sempre aguentar pelo menos um Focus Blast e, em troca, colocar entry hazards ou dar OHKO com qualquer um de seus moves STAB.

Psychic-types bulky: Psychic-types com bom bulk como Mew, Jirachi, e Reuniclus podem suportar até mesmo um Shadow Ball ou dois e, em troca, causar status em Alakazam ou ameaçá-lo com moves poderosos.

Dark-types: Dark-types como Hoopa-U, Tyranitar com Chople Berry e Mega Sableye podem frequentemente suportar um golpe e dar OHKO em Mega Alakazam, ou bater na sua forma base e tirar o Focus Sash com moves STAB super efetivos. Alolan Muk is particularmente problemático para Mega Alakazam, já que o ameaça com Pursuit e pode suportar confiavelmente qualquer um de seus moves com um Assault Vest.

Pursuit: Pursuit de Pokémon como Weavile, Tyranitar e particularmente Alolan Muk que, apesar de incomum, pode suportar todos os moves do Mega Alakazam e surpreendê-lo ao utilizar Pursuit enquanto ele tenta uma switch, o que pode ser bastante problemático.

Chansey: O bulk special fenomenal de Chansey impede que ela receba dano de qualquer um dos moves mais comuns de Alakazam, enquanto que em troca ela pode ameaçar enfraquecer Alakazam com Seismic Toss.

Usuários de Choice Scarf: Detentores comuns de Choice Scarf como Greninja, Keldeo, e Latios podem ultrapassar e ameaçar ambas as formas de Alakazam, embora todos devam ter cautela ao fazerem switch in.
 
Last edited:
Adicionar ou corrigir
Remover
(Comentários)

Visão Geral

Alakazam é uma ameaça notável para no metagame de OU devido ao valioso nicho ofensivo que detém. Mega Alakazam é um fantástico wallbreaker special e sweeper, e (não gosto de usar "e" como conjunção) visto que sua ótima Speed é superada apenas por alguns usuários de Choice Scarf. Ele também possui o mais alto stat de Special Attack na tier bem como uma ability útil em Trace, que o permite copiar uma infinidade de abilities úteis. Ela Alakazam pode copiar Flash Fire e Levitate, permitindo-lhe parar Heatran e Mega Latios sem Draco Meteor, respectivamente. Regenerator pode ser copiado de Toxapex, Tangrowth e Tornadus-T a fim de manter Mega Alakazam saudável. Até mesmo outras abilities situacionais como Swift Swim, Beast Boost e Soul-Heart (adicionar hífen) podem ser copiadas ocasionalmente. No entanto, Mega Alakazam, em de certa medida forma, tem dificuldades para causar dano a equipes mais bulk devido à presença de Magearna, Celesteela e Ferrothorn. O nicho de Alakazam na forma base está em seu acesso a Magic Guard, a qual lhe permite utilizar um set Life Orb que, assim como sua Mega Evolução, pode fazer switch em ameaças como Heatran de forma confiável e forçá-las a sairem de campo. Infelizmente, Alakazam e Mega Alakazam são extremamente frágeis e, portanto, são extremamente vulneráveis a usuários de Choice Scarf e a moves de prioridade. Eles também são suscetíveis a moves comuns como Pursuit, U-turn e Knock Off.

[SET]
name: Special Sweeper
move 1: Psychic
move 2: Focus Blast
move 3: Recover
move 4: Shadow Ball / Hidden Power Ice / Calm Mind
item: Alakazite
ability: Magic Guard
nature: Modest
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

Moves

Psychic é o move STAB mais poderoso de Mega Alakazam e é capaz de acertar qualquer coisa que não resista bem a ele. Focus Blast oferece excelente coverage ao lado de Psychic, permitindo Mega Alakazam atingir Steel-types como Excadrill, Heatran e Magnezone e Dark-types como Ash-Greninja e Tyranitar com dano super efetivo. Recover permite Mega Alakazam lidar melhor com Heatran, Mega Latios sem Draco Meteor e Toxapex. Caso não esteja claro, copiar Flash Fire e Levitate é parte do motivo que permite Alakazam parar Heatran e Mega Latios, respectivamente, mas isso não pode ser feito consistentemente sem Recover. Quanto ao último slot, Shadow Ball atinge Psychic-types que, de outra maneira, param parariam Mega Alakazam, como Tapu Lele, Jirachi, Mew e Reuniclus. Hidden Power Ice dá OHKO em Gliscor, Landorus-T e Zygarde sem investimentos enquanto ainda causa um 2HKO em Mega Latios. Calm Mind também é uma opção sólida que aumenta os stats de Special Attack e Special Defense de Mega Alakazam, permitindo que ele represente uma grande ameaça como um sweeper de late-game.

Outras opções para o último slot incluem Hidden Power Fire, que pode ser usado para acertar Ferrothorn em busca de dano mais confiável e também atinge para atingir Mega Scizor e Celesteela, os quais param Mega Alakazam caso contrário, de forma super efetiva. Substitute impede que o Mega Alakazam seja atingido por ataques de status e facilita predições contra Sucker Punch e switches. Taunt pode ser usado no quarto slot também; tal impede que os inimigos se recuperem, usem moves de setup ou de status e permite que Mega Alakazam derrube vários Pokémons Pokémon vistos em equipes stall. Dazzling Gleam também é uma opção para acertar Dark-types de forma mais confiável, especialmente ao atingir Mega Sableye e Hoopa-U de maneira super efetiva, mas não é preferível devido ao poder superior de Focus Blast e à perda de utilidade fornecida por outros moves. Energy Ball também pode ser usado para atacar Gastrodon e Mega Swampert, o qual pode sofrer revenge kill de Mega Alakazam adequadamente graças ao ganho de Swift Swim com Trace. Recover também pode ser deixado de lado para expandir sua coverage, mas isso nem sempre é o ideal, já que parar Heatran e Mega Latios é mais do que ótimo.

Detalhes do Set

Investimento máximo em Special Attack e Speed maximiza sua proeza ofensiva e Speed, respectivamente. Modest é a nature preferível para aumentar o dano produzido, enquanto mantém apenas a Speed suficiente para empatar com Ash-Greninja e ultrapassar Tapu Koko. Contudo, Timid ainda é uma opção para ultrapassar mais notavelmente Mega Lopunny e Modest Mega Alakazam. Magic Guard é a melhor ability de Alakazam antes de Mega Evoluir, permitindo que ele receba zero dano de entry hazards ao fazer switch in.

Dicas de Uso

Devido ao seu alto Special Attack e Speed, o melhor uso do a melhor forma de usar Mega Alakazam é como um sweeper de late-game em equipes balance e offense que podem dar fazer wallbreak cedo em uma partida. Se estiver tentando fazer um sweep, é importante que os Pokémon oponentes sejam enfraquecidos por outros Pokémon de do seu time ou por danos residuais, (remover vírgula) a fim de garantir que o Mega Alakazam derrube-os adequadamente. Usuários de priority prioridade como Zygarde, Mega Pinsir e Mega Scizor devem ser removidos antes de tentar um sweep devido à fragilidade de Mega Alakazam; usuários de Choice Scarf como Landorus-T, Greninja, e Keldeo devem tomar scout e serem removidos também por razões semelhantes. Pokémon que são capazes de fazer check adequadamente em a Mega Alakazam, como Magearna, Celesteela e Assault Vest Tangrowth com Assault Vest também devem ser removidos para que ele possa fazer sweep com sucesso.

Opções de Equipe

Fighting-types como Keldeo e Terrakion podem ajudar a lidar com Chansey, um dos maiores checks de Mega Alakazam, ao mesmo tempo em que eliminam Dark-types que ameaçam-no, como Tyranitar, Bisharp e Ash-Greninja. Fairy-types como Tapu Fini, Clefable, (remover vírgula) e Magearna também podem ajudar a eliminar Dark-types, e Tapu Lele em particular pode invocar Psychic Terrain para Mega Alakazam, a fim de (já usou muito isso) dando-lhe a capacidade de aumentar o poder de seus moves STAB e anular moves com priority prioridade, apesar de compartilhar fraqueza a Ghost-types. Checks de Steel-type também são bem-vindos como companheiros de equipe devido à presença de Steel-types que recebem dano neutro do de Focus Blast, como Magearna e Celesteela. Magnezone é notável por sua ability, que o permite dar trap nesses a qual lhe possibilita prender esses Steel-types em campo e derrotá-los, enquanto Heatran e Choice Band Zygarde com Choice Band também são meios confiáveis de remover as ameaças já mencionadas, embora devam ser cautelosos ao fazer switch in. Dark-types como Ash-Greninja, Tyranitar, (remover vírgula) e Weavile são companheiros de equipe úteis devido à sua capacidade deles (quis evitar uma ambiguidade, acho) de pressionar Psychic-types bulky que Mega Alakazam pode ter dificuldade de derrubar, assim como pressionar Ghost-types como Choice Scarf Blacephalon com Choice Scarf. Wallbreakers como Gengar, Tapu Bulu, and e Blacephalon podem enfraquecer o time adversário no early-game para Mega Alakazam. Pivots lentos como Magnezone, Landorus-T, and e Zapdos são bem-vindos no time por sua capacidade de seguramente trazer Mega Alakazam em campo sem que ele tome qualquer golpe.

[SET]
name: Life Orb
move 1: Psychic / Psyshock
move 2: Focus Blast
move 3: Hidden Power Fire / Shadow Ball
move 4: Recover
item: Life Orb
ability: Magic Guard
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Psychic é o principal move STAB de Alakazam e causa dano significativo à maioria dos alvos neutros. Alternativamente, Psyshock pode ser usado para pressionar Pokémon com alta Special Defense como Chansey e Assault Vest Tapu Bulu com Assault Vest. Entretanto, o a baixo baixa Base Power de Psyshock e seu desempenho medíocre em relação a Landorus-T defensivo o tornam uma pior opção para STAB. Focus Blast é o move de coverage ideal nesse set, sendo capaz de vencer Steel- e Dark-types que fazem switch em Psychic, como Heatran e Tyranitar. Hidden Power Fire pode ser usado para derrubar Mega Scizor, bem como vencer Ferrothorn sem o risco de errar o Focus Blast. Shadow Ball é uma opção de coverage potencial interessante ao invés de Hidden Power Fire, com finalidade de surpreender Psychic-types como Latios e Mew, ao mesmo tempo em que é um move sólido de dano neutro. Recover completa o set, permitindo que Alakazam tire vantagem de Pokémon como Heatran e Toxapex e permaneça saudável.

Detalhes do Set

252 EVs em Special Attack e EVs em Speed com uma nature Timid asseguram que Alakazam possa ultrapassar Hawlucha com Speed máxima antes da ativação de Unburden e fazer ter um Speed tie com outros Alakazam, enquanto ainda tem o máximo de poder possível. Magic Guard em conjunto com Life Orb permite Alakazam disparar ataques muito poderosos sem o recoil de Life Orb.

Dicas de Uso

Em primeiro lugar, Alakazam é muito frágil, então certifique-se de que ele entre em campo por meio de VoltTurn ou switches livres na maioria das vezes. No entanto, Alakazam pode entrar na frente de special attackers como Toxapex e Heatran devido ao seu acesso a Recover, (remover vírgula) em conjunto com moves super efetivos contra ambos inimigos. Alakazam é uma das melhores respostas para Heatran na tier já que ele é mais rápido, possui imunidade a dano passivo de Toxic e Magma Storm, ameaça um OHKO em Heatran com Focus Blast e pode evitar ser derrotado por Magma Storm ao utilizar Recover na maioria das vezes. Certifique-se de dar scout em usuários de Choice Scarf como Kartana, (remover vírgula) que Alakazam normalmente vence antes de tê-los em conta enfrentá-los, para evitar evitando assim perder Alakazam no early-game cedo desnecessariamente. Finalmente, é geralmente melhor priorizar atacar o adversário ao invés de curar Alakazam, a menos que haja uma ameaça como Heatran no time adversário que Alakazam precise enfrentar constantemente durante a partida.

Opções de Equipe

Pivots defensivos como Toxapex e Ferrothorn devem ser usados ao lado de Alakazam para compensar suas capacidades defensivas medíocres, bem como pela sua capacidade de fornecer a Alakazam um Pokémon defensivo para ser descartado como uma válvula de escape caso percam haja perda de momentum. Pokémon ofensivos como Heatran e Zygarde que podem romper derrotar Steel-types bulky problemáticos como Magearna são ótimos companheiros de equipe, (remover vírgula) devido à sua excelente sinergia ofensiva com Alakazam. Finalmente, usuários de entry hazard como Ferrothorn e Clefable são bem-vindos para desgastar cores defensivos, a fim de que Alakazam potencialmente possa romper passar pela equipe adversária.

Outras Opções

Um set com Focus Sash e Counter pode ser usado para pegar Pokémon ofensivos no lado physical desprevenidos e pode dar check em ameaças perigosas graças a Magic Guard, ignorando entry hazards e dano residual de Toxic Spikes. Signal Beam é uma opção em qualquer set para bater em Hoopa-U. No entanto, ele esse move é ofuscado pelas opções de coverage listadas nos principais sets, que já cobrem adequadamente Hoopa-U muito bem. Encore trava os inimigos em moves de status, (adicionar vírgula) mas geralmente não se compara à utilidade fornecida por Taunt ou Substitute. Por fim, Knock Off pode ser usado para remover itens como Leftovers e Assault Vest de potenciais switchs-in potenciais, bem como além de remover o Eviolite de Chansey, mas muitas vezes não tem lugar em um set.

Checks e Counters

Prioridade: Moves de prioridade poderosos como Bullet Punch de Mega Scizor, Fake Out de Mega Medicham, Sucker Punch de Mega Mawile e Extreme Speed de Zygarde são extremamente ameaçadores para Mega Alakazam, já que seu pobre bulk e sua falta de prioridade própria o impede de suportar esses moves ou contra-atacar. Ele pode, contudo, potencialmente evitar moves de priority prioridade sob o Psychic Terrain de Tapu Lele.

Steel-types: Embora alguns Steel-types temam Focus Blast, muitos têm maneiras de contornar Alakazam e sua Mega Evolução. Mega Scizor pode usar tanto Pursuit quanto U-turn para amassar obliterar Alakazam, enquanto Magearna, Celesteela, (remover vírgula) e Skarmory podem suportar seus moves de forma confiável e desgastá-lo com seus próprios moves. Jirachi pode paralisar de dois modos incapacitar as duas formas de Alakazam através de paralysis e então seguir em com um revenge kill com Iron Head, enquanto Ferrothorn pode sempre aguentar pelo menos um Focus Blast e, em troca retorno, colocar entry hazards ou dar OHKO com qualquer um de seus moves STAB.

Psychic-types bulky: Psychic-types com bom bulk como Mew, Jirachi, (remover vírgula) e Reuniclus podem suportar até mesmo um Shadow Ball ou dois e, em troca, causar status em Alakazam ou ameaçá-lo com moves poderosos como troco.

Dark-types: Dark-types como Hoopa-U, Chople Berry Tyranitar com Chople Berry e Mega Sableye podem frequentemente suportar um golpe e dar OHKO em Mega Alakazam, (remover vírgula) ou bater na sua forma base e tirar e ativar o Focus Sash com moves STAB super efetivos. Alolan Muk is é particularmente problemático para Mega Alakazam, já que o ameaçando-o com Pursuit e podendo suportar confiavelmente qualquer um de seus moves com um Assault Vest.

Pursuit: Pursuit de Pokémon como Weavile, Tyranitar e particularmente Alolan Muk, (adicionar vírgula) o qual que, apesar de incomum, (remover vírgula) pode suportar todos os moves do ataques de Mega Alakazam, (adicionar vírgula) são capazes de surpreendê-lo surpreender o Psychic-type ao utilizarem Pursuit enquanto ele tenta uma switch, o que pode ser bastante problemático.

Chansey: O bulk special fenomenal de Chansey impede que ela receba dano de qualquer um dos moves mais comuns de Alakazam, enquanto que em troca ela pode ameaçar enfraquecer Alakazam com Seismic Toss.

Usuários de Choice Scarf: Detentores comuns de Choice Scarf como Greninja, Keldeo, (remover vírgula) e Latios podem ultrapassar e ameaçar ambas as formas de Alakazam, embora todos devam ter cautela ao fazerem realizarem uma switch in.
 
Last edited:

inactive

In a Movie Scene~
is a Top Smogon Media Contributoris a Battle Simulator Moderator Alumnus
HTML:
[title]
Alakazam

[head]
<link rel="stylesheet" href="/translations/analyses.css" />
<script src="//code.jquery.com/jquery-2.2.0.min.js" type="text/javascript"></script>
<script src="/translations/analyses.js" type="text/javascript"></script>

[page]
<div class="pokemon-info"></div>
<h2>Vis&atilde;o Geral</h2>

<p>Alakazam &eacute; uma amea&ccedil;a not&aacute;vel no metagame de OU devido ao valioso nicho ofensivo que det&eacute;m. Mega Alakazam &eacute; um fant&aacute;stico wallbreaker special e sweeper, visto que sua &oacute;tima Speed &eacute; superada apenas por alguns usu&aacute;rios de Choice Scarf. Ele tamb&eacute;m possui o mais alto stat de Special Attack na tier bem como uma ability &uacute;til em Trace, que o permite copiar uma infinidade de abilities &uacute;teis. Alakazam pode copiar Flash Fire e Levitate, permitindo-lhe parar Heatran e Mega Latios sem Draco Meteor, respectivamente. Regenerator pode ser copiado de Toxapex, Tangrowth e Tornadus-T a fim de manter Mega Alakazam saud&aacute;vel. At&eacute; mesmo outras abilities situacionais como Swift Swim, Beast Boost e Soul-Heart podem ser copiadas ocasionalmente. No entanto, Mega Alakazam, de certa forma, tem dificuldades para causar dano a equipes mais bulk devido &agrave; presen&ccedil;a de Magearna, Celesteela e Ferrothorn. O nicho de Alakazam na forma base est&aacute; em seu acesso a Magic Guard, a qual lhe permite utilizar um set Life Orb que, assim como sua Mega Evolu&ccedil;&atilde;o, pode fazer switch em amea&ccedil;as como Heatran de forma confi&aacute;vel e for&ccedil;&aacute;-las a sairem de campo. Infelizmente, Alakazam e Mega Alakazam s&atilde;o extremamente fr&aacute;geis e, portanto, s&atilde;o extremamente vulner&aacute;veis a usu&aacute;rios de Choice Scarf e a moves de prioridade. Eles tamb&eacute;m s&atilde;o suscet&iacute;veis a moves comuns como Pursuit, U-turn e Knock Off.</p>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Special Sweeper</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Psychic</span></td><td>Item: <span class="item-name">Alakazite</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Focus Blast</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Magic Guard</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Recover</span></td><td>Nature: <span class="nature">Modest</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Shadow Ball</span> / <span class="move-name">Hidden Power Ice</span> / <span class="move-name">Calm Mind</span></td><td>EVs: <span class="ev">4 Def / 252 SpA / 252 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>

<h3>Moves</h3>

<p>Psychic &eacute; o move STAB mais poderoso de Mega Alakazam e &eacute; capaz de acertar qualquer coisa que n&atilde;o resista bem a ele. Focus Blast oferece excelente coverage ao lado de Psychic, permitindo Mega Alakazam atingir Steel-types como Excadrill, Heatran e Magnezone e Dark-types como Ash-Greninja e Tyranitar com dano super efetivo. Recover permite Mega Alakazam lidar melhor com Heatran, Mega Latios sem Draco Meteor e Toxapex. Caso n&atilde;o esteja claro, copiar Flash Fire e Levitate &eacute; parte do motivo que permite Alakazam parar Heatran e Mega Latios, respectivamente, mas isso n&atilde;o pode ser feito consistentemente sem Recover. Quanto ao &uacute;ltimo slot, Shadow Ball atinge Psychic-types que, de outra maneira, parariam Mega Alakazam, como Tapu Lele, Jirachi, Mew e Reuniclus. Hidden Power Ice d&aacute; OHKO em Gliscor, Landorus-T e Zygarde sem investimentos enquanto ainda causa um 2HKO em Mega Latios. Calm Mind tamb&eacute;m &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o s&oacute;lida que aumenta os stats de Special Attack e Special Defense de Mega Alakazam, permitindo que ele represente uma grande amea&ccedil;a como um sweeper de late-game.</p>

<p>Outras op&ccedil;&otilde;es para o &uacute;ltimo slot incluem Hidden Power Fire, que pode ser usado para acertar Ferrothorn em busca de dano mais confi&aacute;vel e tamb&eacute;m para atingir Mega Scizor e Celesteela, os quais param Mega Alakazam caso contr&aacute;rio, de forma super efetiva. Substitute impede que Mega Alakazam seja atingido por ataques de status e facilita predi&ccedil;&otilde;es contra Sucker Punch e switches. Taunt pode ser usado no quarto slot tamb&eacute;m; tal impede que os inimigos se recuperem, usem moves de setup ou de status e permite que Mega Alakazam derrube v&aacute;rios Pok&eacute;mon vistos em equipes stall. Dazzling Gleam tamb&eacute;m &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o para acertar Dark-types de forma mais confi&aacute;vel, especialmente ao atingir Mega Sableye e Hoopa-U de maneira super efetiva, mas n&atilde;o &eacute; prefer&iacute;vel devido ao poder superior de Focus Blast e &agrave; perda de utilidade fornecida por outros moves. Energy Ball tamb&eacute;m pode ser usado para atacar Gastrodon e Mega Swampert, o qual pode sofrer revenge kill de Mega Alakazam adequadamente gra&ccedil;as ao ganho de Swift Swim com Trace. Recover tamb&eacute;m pode ser deixado de lado para expandir sua coverage, mas isso nem sempre &eacute; o ideal, j&aacute; que parar Heatran e Mega Latios &eacute; mais do que &oacute;timo.</p>

<h3>Detalhes do Set</h3>

<p>Investimento m&aacute;ximo em Special Attack e Speed maximiza sua proeza ofensiva e Speed, respectivamente. Modest &eacute; a nature prefer&iacute;vel para aumentar o dano produzido, enquanto mant&eacute;m apenas a Speed suficiente para empatar com Ash-Greninja e ultrapassar Tapu Koko. Contudo, Timid ainda &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o para ultrapassar mais notavelmente Mega Lopunny e Modest Mega Alakazam. Magic Guard &eacute; a melhor ability de Alakazam antes de Mega Evoluir, permitindo que ele receba zero dano de entry hazards ao fazer switch in.</p>

<h3>Dicas de Uso</h3>

<p>Devido ao seu alto Special Attack e Speed, a melhor forma de usar Mega Alakazam &eacute; como um sweeper de late-game em equipes balance e offense que podem fazer wallbreak cedo em uma partida. Se estiver tentando fazer um sweep, &eacute; importante que os Pok&eacute;mon oponentes sejam enfraquecidos por outros Pok&eacute;mon do seu time ou por danos residuais a fim de garantir que Mega Alakazam derrube-os adequadamente. Usu&aacute;rios de prioridade como Zygarde, Mega Pinsir e Mega Scizor devem ser removidos antes de tentar um sweep devido &agrave; fragilidade de Mega Alakazam; usu&aacute;rios de Choice Scarf como Landorus-T, Greninja, e Keldeo devem tomar scout e serem removidos tamb&eacute;m por raz&otilde;es semelhantes. Pok&eacute;mon que s&atilde;o capazes de fazer check adequadamente a Mega Alakazam, como Magearna, Celesteela e Assault Vest Tangrowth tamb&eacute;m devem ser removidos para que ele possa fazer sweep com sucesso.</p>

<h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>

<p>Fighting-types como Keldeo e Terrakion podem ajudar a lidar com Chansey, um dos maiores checks de Mega Alakazam, ao mesmo tempo em que eliminam Dark-types que amea&ccedil;am-no, como Tyranitar, Bisharp e Ash-Greninja. Fairy-types como Tapu Fini, Clefable e Magearna tamb&eacute;m podem ajudar a eliminar Dark-types, e Tapu Lele em particular pode invocar Psychic Terrain para Mega Alakazam, dando-lhe a capacidade de aumentar o poder de seus moves STAB e anular moves com prioridade, apesar de compartilhar fraqueza a Ghost-types. Checks de Steel-type tamb&eacute;m s&atilde;o bem-vindos como companheiros de equipe devido &agrave; presen&ccedil;a de Steel-types que recebem dano neutro de Focus Blast, como Magearna e Celesteela. Magnezone &eacute; not&aacute;vel por sua ability, a qual lhe possibilita prender esses Steel-types em campo e derrot&aacute;-los, enquanto Heatran e Choice Band Zygarde tamb&eacute;m s&atilde;o meios confi&aacute;veis de remover as amea&ccedil;as j&aacute; mencionadas, embora devam ser cautelosos ao fazer switch in. Dark-types como Ash-Greninja, Tyranitar e Weavile s&atilde;o companheiros de equipe &uacute;teis devido &agrave; capacidade deles de pressionar Psychic-types bulky que Mega Alakazam pode ter dificuldade de derrubar, assim como pressionar Ghost-types como Choice Scarf Blacephalon. Wallbreakers como Gengar, Tapu Bulu e Blacephalon podem enfraquecer o time advers&aacute;rio no early-game para Mega Alakazam. Pivots lentos como Magnezone, Landorus-T e Zapdos s&atilde;o bem-vindos no time por sua capacidade de seguramente trazer Mega Alakazam em campo sem que ele tome qualquer golpe.</p>
</div>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Life Orb</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Psychic</span> / <span class="move-name">Psyshock</span></td><td>Item: <span class="item-name">Life Orb</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Focus Blast</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Magic Guard</span></td></tr>
           <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Hidden Power Fire</span> / <span class="move-name">Shadow Ball</span></td><td>Nature: <span class="nature">Modest</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Recover</span></td><td>EVs: <span class="ev">4 Def / 252 SpA / 252 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>

<h3>Moves</h3>

<p>Psychic &eacute; o principal move STAB de Alakazam e causa dano significativo &agrave; maioria dos alvos neutros. Alternativamente, Psyshock pode ser usado para pressionar Pok&eacute;mon com alta Special Defense como Chansey e Assault Vest Tapu Bulu. Entretanto, a baixa Base Power de Psyshock e seu desempenho med&iacute;ocre em rela&ccedil;&atilde;o a Landorus-T defensivo o tornam uma pior op&ccedil;&atilde;o para STAB. Focus Blast &eacute; o move de coverage ideal nesse set, sendo capaz de vencer Steel- e Dark-types que fazem switch em Psychic, como Heatran e Tyranitar. Hidden Power Fire pode ser usado para derrubar Mega Scizor, bem como vencer Ferrothorn sem o risco de errar Focus Blast. Shadow Ball &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o de coverage interessante ao inv&eacute;s de Hidden Power Fire, com finalidade de surpreender Psychic-types como Latios e Mew, ao mesmo tempo em que &eacute; um move s&oacute;lido de dano neutro. Recover completa o set, permitindo que Alakazam tire vantagem de Pok&eacute;mon como Heatran e Toxapex e permane&ccedil;a saud&aacute;vel.</p>

<h3>Detalhes do Set</h3>

<p>252 EVs em Special Attack e em Speed com uma nature Timid asseguram que Alakazam possa ultrapassar Hawlucha com Speed m&aacute;xima antes da ativa&ccedil;&atilde;o de Unburden e ter um Speed tie com outros Alakazam, enquanto ainda tem o m&aacute;ximo de poder poss&iacute;vel. Magic Guard em conjunto com Life Orb permite Alakazam disparar ataques muito poderosos sem o recoil de Life Orb.</p>

<h3>Dicas de Uso</h3>

<p>Em primeiro lugar, Alakazam &eacute; muito fr&aacute;gil, ent&atilde;o certifique-se de que ele entre em campo por meio de VoltTurn ou switches livres na maioria das vezes. No entanto, Alakazam pode entrar na frente de special attackers como Toxapex e Heatran devido ao seu acesso a Recover em conjunto com moves super efetivos contra ambos inimigos. Alakazam &eacute; uma das melhores respostas para Heatran na tier j&aacute; que ele &eacute; mais r&aacute;pido, possui imunidade a dano passivo de Toxic e Magma Storm, amea&ccedil;a um OHKO em Heatran com Focus Blast e pode evitar ser derrotado por Magma Storm ao utilizar Recover na maioria das vezes. Certifique-se de dar scout em usu&aacute;rios de Choice Scarf como Kartana que Alakazam normalmente vence antes de enfrent&aacute;-los, evitando assim perder Alakazam cedo desnecessariamente. Finalmente, &eacute; geralmente melhor priorizar atacar o advers&aacute;rio ao inv&eacute;s de curar Alakazam, a menos que haja uma amea&ccedil;a como Heatran no time advers&aacute;rio que Alakazam precise enfrentar constantemente durante a partida.</p>

<h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>

<p>Pivots defensivos como Toxapex e Ferrothorn devem ser usados ao lado de Alakazam para compensar suas capacidades defensivas med&iacute;ocres, bem como pela sua capacidade de fornecer a Alakazam um Pok&eacute;mon defensivo como uma v&aacute;lvula de escape caso haja perda de momentum. Pok&eacute;mon ofensivos como Heatran e Zygarde, que podem derrotar Steel-types bulky problem&aacute;ticos como Magearna, s&atilde;o &oacute;timos companheiros de equipe devido &agrave; sua excelente sinergia ofensiva com Alakazam. Finalmente, usu&aacute;rios de entry hazard como Ferrothorn e Clefable s&atilde;o bem-vindos para desgastar cores defensivos, a fim de que Alakazam potencialmente possa passar pela equipe advers&aacute;ria.</p>
</div>

<h2>Outras Op&ccedil;&otilde;es</h2>

<p>Um set com Focus Sash e Counter pode ser usado para pegar Pok&eacute;mon ofensivos no lado physical desprevenidos e pode dar check em amea&ccedil;as perigosas gra&ccedil;as a Magic Guard, ignorando entry hazards e dano residual de Toxic Spikes. Signal Beam &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o em qualquer set para bater em Hoopa-U. No entanto, esse move &eacute; ofuscado pelas op&ccedil;&otilde;es de coverage listadas nos principais sets, que j&aacute; cobrem adequadamente Hoopa-U muito bem. Encore trava os inimigos em moves de status mas geralmente n&atilde;o se compara &agrave; utilidade fornecida por Taunt ou Substitute. Por fim, Knock Off pode ser usado para remover itens como Leftovers e Assault Vest de potenciais switchs-in, al&eacute;m de remover o Eviolite de Chansey, mas muitas vezes n&atilde;o tem lugar em um set.</p>

<h2>Checks e Counters</h2>
<ul class="checks-counters">

<li><strong>Prioridade</strong>: Moves de prioridade poderosos como Bullet Punch de Mega Scizor, Fake Out de Mega Medicham, Sucker Punch de Mega Mawile e Extreme Speed de Zygarde s&atilde;o extremamente amea&ccedil;adores para Mega Alakazam, j&aacute; que seu pobre bulk e sua falta de prioridade pr&oacute;pria o impede de suportar esses moves ou contra-atacar. Ele pode, contudo, potencialmente evitar moves de prioridade sob o Psychic Terrain de Tapu Lele.</li>

<li><strong>Steel-types</strong>: Embora alguns Steel-types temam Focus Blast, muitos t&ecirc;m maneiras de contornar Alakazam e sua Mega Evolu&ccedil;&atilde;o. Mega Scizor pode usar tanto Pursuit quanto U-turn para obliterar Alakazam, enquanto Magearna, Celesteela e Skarmory podem suportar seus moves de forma confi&aacute;vel e desgast&aacute;-lo com seus pr&oacute;prios moves. Jirachi pode incapacitar as duas formas de Alakazam atrav&eacute;s de paralysis e ent&atilde;o seguir com um revenge kill com Iron Head, enquanto Ferrothorn pode sempre aguentar pelo menos um Focus Blast e, em retorno, colocar entry hazards ou dar OHKO com qualquer um de seus moves STAB.</li>

<li><strong>Psychic-types bulky</strong>: Psychic-types com bom bulk como Mew, Jirach e Reuniclus podem suportar at&eacute; mesmo um Shadow Ball ou dois e causar status em Alakazam ou amea&ccedil;&aacute;-lo com moves poderosos como troco.</li>

<li><strong>Dark-types</strong>: Dark-types como Hoopa-U, Chople Berry Tyranitar e Mega Sableye podem frequentemente suportar um golpe e dar OHKO em Mega Alakazam ou bater na sua forma base e ativar o Focus Sash com moves STAB super efetivos. Alolan Muk &eacute; particularmente problem&aacute;tico para Mega Alakazam, amea&ccedil;ando-o com Pursuit e podendo suportar confiavelmente qualquer um de seus moves com um Assault Vest.</li>

<li><strong>Pursuit</strong>: Pursuit de Pok&eacute;mon como Weavile, Tyranitar e particularmente Alolan Muk, o qual apesar de incomum pode suportar todos os ataques de Mega Alakazam, s&atilde;o capazes de surpreender o Psychic-type ao utilizarem Pursuit enquanto ele tenta uma switch, o que pode ser bastante problem&aacute;tico.</li>

<li><strong>Chansey</strong>: O bulk special fenomenal de Chansey impede que ela receba dano de qualquer um dos moves mais comuns de Alakazam, enquanto que em troca ela pode amea&ccedil;ar enfraquecer Alakazam com Seismic Toss.</li>

<li><strong>Usu&aacute;rios de Choice Scarf</strong>: Detentores comuns de Choice Scarf como Greninja, Keldeo e Latios podem ultrapassar e amea&ccedil;ar ambas as formas de Alakazam, embora todos devam ter cautela ao realizarem uma switch in.</li>
</ul>
 
Last edited:
Status
Not open for further replies.

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top